O desejo de todo empreendedor é que seu negócio seja um sucesso. Que supra as necessidades do cliente com qualidade e pleno envolvimento. As clínicas médicas tem a mesma ambição, mas nem todas conseguem.
Isso porque mesmo com grande domínio técnico de sua especialidade, falta para muitos médicos a habilidade da gestão empresarial, capaz de tornar sua clínica um negócio rentável e próspero. Mas o esforço em aprender pode valer a pena, já que seguindo à risca algumas dicas valiosas, é possível superar o amadorismo empresarial e criar uma clínica médica de sucesso.
Bons inícios
Quando a ideia de criar uma clínica surge, é preciso fazer um planejamento de tudo que deseja para ela. Feito um estudo dos cenários internos e externos, a partir dele, é possível saber quanto será o investimento, quais as metas futuras, se há possibilidade de aguardar o tempo necessário de espera para o retorno do investimento ou se do rendimento mensal será suficiente.
Esse planejamento não é importante só no início, mas deve ser revisado mensalmente para fazer as alterações necessárias conforme o andamento do negócio. Conversar com amigos que possuem clínicas é interessante para tirar dúvidas e conselhos.
O mercado deve ser bem avaliado para entender como funciona a sua área de atuação, o perfil dos pacientes, os valores cobrados, dentre outras informações relevantes. Empresas de consultoria podem ajudar nessa tarefa, fornecendo dados pontuais para dar os próximos passos.
Tenha em sua equipe pessoas qualificadas, com formação adequada e que sejam envolvidas com o desenvolvimento da clínica. Se no começo há poucos recursos para contratar muitos profissionais, escolha os que possam ser otimizados em outras funções.
Quando o assunto é plano de saúde e a dúvida em implantar ou não na clínica médica, tudo depende de vários fatores. Desde fluxo de pacientes, valores pagos e burocracias até a escolha dos planos mais adequados ao público-alvo da clínica. Eles podem realmente ser um ponto positivo de captação de novos pacientes e ajudar a clínica a se estabilizar no mercado.
Colocando as estratégias em prática na clínica médica
O marketing médico vai muito bem e é um excelente auxiliar para uma clínica médica. O ramo tem suas peculiaridades, já que as normas do Conselho de Ética Médica são bem rigorosas quando o assunto é publicidade e propaganda. Mas nem tudo é proibido e é possível fazer uma excelente estratégia de marketing para a clínica.
O marketing digital é um excelente caminho. Um site bem feito, organizado e com informações relevantes é um ótimo cartão de visitas eletrônico. Já uma página em uma rede social como o Facebook pode atingir exatamente o público desejado, através da publicação de assuntos que envolvam saúde pública, a especialidade de sua clínica, dicas, sugestões e orientações, que tornam o local atraente.
As redes sociais são ótimas formas de relacionamento com o cliente, desde que a comunicação seja informativa e eficiente. As publicações podem ter conteúdo de utilidade pública, além de informativos sobre a própria clínica, que dão ênfase aos seus diferenciais e serviços.
O empreendedor não pode ficar ciente apenas de parte do seu negócio, mas manter uma informação sobre tudo que acontece ali, para que possa tomar as decisões certas em horas de crise.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?
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