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Documentos necessários para clínicas médicas se credenciarem aos planos de saúde

Nem sempre o cadastramento em redes de convênio médico é simples. Às vezes, os médicos se frustram pela demora e dificuldade do processo. O sistema pode ser tão complexo que muitos profissionais contratam empresas especializadas em realizar o procedimento. Elas organizam e enviam toda a documentação para o credenciamento.

Independentemente da dificuldade em alguns casos, o processo de adesão a convênios médicos é importante para lucrar. Principalmente para profissionais novos, que entraram no mercado com um consultório médico. O credenciamento possibilita aumentar o número de clientes. Apesar disso, se você souber exatamente o que fazer e a qual é a documentação necessária, o processo se torna simples e rápido.

Não existe uma regra para a documentação, pois cada convênio médico exige itens específicos. Mas existe uma leva de documentos que todos pedem. Você deve iniciar separando esses para acelerar o processo. Leia a abaixo para saber quais são esses documentos.

Documentação necessária para se cadastrar a um convênio médico

A documentação abaixo é básica. É o que normalmente as empresas pedem dos médicos. Mas, para facilitar, converse com um profissional da sua região que já realizou o credenciamento para saber os passos do processo.

Comece separando o Contrato Social da empresa. Esse documento pode ser substituído pela ata usada na constituição do consultório médico. No caso, a última ata de reunião feita, ou ainda, se houver, a alteração contratual mais recente.

Tenha em mãos um relatório com todos os funcionários da clínica, incluindo os médicos que trabalham nela. Em relação ao médico responsável pelo empreendimento, você deve utilizar seu currículo, CRM, diploma de graduação e especialização e o CPF.

Sobre a clínica ou consultório, o Cartão de CNPJ utilizado deve ser o que tiver a data mais recente possível. A inscrição ativa da sua clínica no CRM também deve ser incluída, pois é um dos principais documentos. Você deve ter o alvará atualizado da vigilância sanitária.

Obtenha, na prefeitura da cidade onde a clínica está localizada, a inscrição do ISS ou do CCM (deve estar atualizada). Esse documento precisa estar acompanhado de um comprovante de pagamento mais recente do ISS e da Taxa de Fiscalização. Leve também uma comprovação de um cadastro no CNES, obtida para o exercício da atividade de saúde. Para finalizar, um comprovante da conta bancária para os repasses de valores.

O processo de credenciamento em convênio médico pode ser feito sem complicações. Basta que você reúna documentos básicos para iniciar o procedimento.

Conclusão sobre o credenciamento

É importante separar esses documentos, pois eles normalmente são pedidos por todas as empresas de convênio médico. Mas não se esqueça de se informar a respeito, pois a relação de cada uma é passível de mudanças. Dessa forma, você evitará problemas e estresse, já que saberá quais documentações específicas são cobradas pelos planos de saúde em que deseja se credenciar.

Lembre-se de que o processo de credenciamento no convênio médico não acaba aqui. Depois que o credenciamento é feito, seja na cooperativa ou diretamente com o plano de saúde, ele precisará ser renovado. Quando for estabelecido em contrato ou se a razão social ou o CCM do consultório forem alterados, você precisará de renovação.

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Escrito por
Equipe iMedicina