Search Engine Optimization (SEO), Inbound Marketing, Google Ads, site responsivo… Todos esses termos são conceitos comuns no universo do marketing digital. No entanto, médicos que buscam inovar a sua forma de captar novos pacientes por meio da internet podem encontrar dificuldades para compreender o que tais nomenclaturas representam – assim como o termo “nevos” pode gerar estranhamento em profissionais de comunicação digital.
Neste artigo, levantamos as principais dúvidas apontadas por nossos clientes com relação à presença digital de profissionais de saúde. Iremos falar para aqueles que já têm atuado de alguma forma na internet, com o objetivo de gerar mais oportunidades para a clínica ou consultório médico.
Caso você ainda não use a internet com esse fim, mas tem planos de iniciar a sua presença digital, este artigo também será importante para clarear possíveis sombras que possam prejudicar a sua atuação em marketing médico. Vamos lá!
Seu site acabou de sair do forno e você já está ansioso por vê-lo nos mecanismos de busca do Google mas, ao digitar o nome da sua página na pesquisa… ele não aparece! Não fique frustrado. Nós vamos te explicar por que isso acontece.
Assim que um novo site é publicado, o Googlebot – o robô do Google, responsável pela leitura de páginas na internet para ranqueá-las nos resultados de pesquisa – pode demorar alguns dias para identificar seu website e, assim, classificá-lo.
O ideal é que você faça essa busca online dentro de cinco dias, realizando uma nova pesquisa com o nome do domínio escolhido. Teoricamente, após alguns dias ele aparecerá nos resultados. Caso isso não aconteça, veja abaixo o que pode estar influenciando.
Mas atenção! Se você está digitando a URL do seu site no buscador e, mesmo assim, ele não aparece nos resultados, você pode solicitar o cadastro manualmente por meio do Search Console. Basta informar o endereço do novo domínio e “enviar pedido”.
Seu site já está devidamente indexado pelo Google, mas agora aparece na vigésima página? Você já deve prever que essa não é uma boa posição. O objetivo mais almejado por aqueles que possuem um site de produtos ou serviços é que ele apareça na tão sonhada primeira página de pesquisa do Google.
E isso não é nenhuma surpresa, já que estudos indicam que 75% das pessoas limitam as suas buscas apenas à primeira página de pesquisas. Sendo assim, nós vamos explicar por que o seu site AINDA não está nas primeiras posições da pesquisa orgânica do Google.
Já falamos no primeiro tópico sobre algumas condições importantes que farão com que seu site apareça no Google. Se você segue todos os itens apontados, estará no caminho certo para obter destaque no buscador.
Agora, se faça as seguintes perguntas: se você fosse um usuário navegando pelo seu próprio domínio, como seria sua experiência? Há informações relevantes e completas no seu site? Você possui um blog por onde disponibiliza informações interessantes para a sua audiência? Caso positivo, os títulos dos seus artigos entregam o que realmente prometem? Você utiliza palavras-chave nos títulos e artigos?
As palavras-chave são importantíssimas para o bom ranqueamento da sua página. Elas representam as necessidades da sua audiência, ou seja, são os temos mais utilizados no Google pelo público que você deseja atrair. “Mas, como eu saberei quais palavras-chave meu público utilizada?”, você deve estar se perguntando. A resposta é simples!
O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para que você verifique os termos de pesquisa mais utilizados, o Google Keyword Planner. Mas, vale observar que, nem sempre, as palavras mais aplicadas sejam aquelas que você deva utilizar na sua página para atrair audiência.
Verifique se sites grandes e concorridos já estão utilizando aquelas palavras e faça suas adaptações por termos mais específicos (palavras-chave maiores e com menos concorrência). Isso pode levar um público mais engajado e mais preparado para contratar os seus serviços.
Por exemplo, ao invés de utilizar o termo “obesidade” como palavra-chave principal do seu título e no conteúdo de um artigo para o seu blog, que tal adaptá-lo para “tratamentos para obesidade”? A diferença será muito importante, já que, na segunda opção, serão impactadas pessoas que realmente estejam buscando por opções de tratamento para o sobrepeso.
Todos os pontos acima são fatores que o Google leva em consideração no momento da classificação das páginas nos resultados de pesquisa. Além desses, sua página pode ranquear na primeira página do buscador com o uso de:
Geralmente, pessoas que ativam anúncios no Google Ads gostam de “visualizar” a posição deles na rede de pesquisa. Se você também é assim e está insatisfeito porque a propaganda não está aparecendo nas suas próprias buscas, saiba que nem sempre elas serão mostradas!
Os motivos para isso são diversos. Um deles (e simples) é que você está realizando muitas pesquisas sobre o seu próprio negócio no Google, vê o anúncio e não clica nele. E você está certo! Não clique no seu próprio anúncio, pois isso irá consumir o seu orçamento!
Quando um anúncio aparece para um usuário e não há interesse nele – ou não há clique -, o Google para de mostrá-lo, entendendo que a mensagem não foi relevante.
Mas há também outros fatores que podem impactar a exibição da sua publicidade online. Veja quais são:
Outro fator relevante para a exibição de anúncios é o Índice de Qualidade. Quando o índice é alto, a publicidade no Google tem chances de ser exibida mais vezes para o maior número de pessoas, a um menor custo.
Para conquistar um bom Índice de Qualidade, é preciso seguir as regras editoriais do buscador, além de fazer com que o anúncio atenda às expectativas dos usuários online. Você pode fazer isso usando corretamente as palavras-chave que seu público utiliza para encontrar os serviços desejados no Google. Use-as de forma atraente para conquistar mais cliques!
Os anúncios do Google Ads podem sofrer variações no modo como são ordenados. Mesmo anúncios com posição média “1” – o que significa que a propaganda ocupa posição mais alta na página – podem ser exibidos na parte inferior do resultado de pesquisa. Neste caso, ele continua ostentando a primeira posição.
O Google organiza a posição dos anúncios levando em consideração a classificação de cada um deles. Já a classificação do anúncio leva em consideração o valor do lance, a qualidade do anúncio no momento em que é realizada cada pesquisa e a taxa de cliques, demonstrando o nível de relevância da publicidade para o usuário.
Um anúncio bem classificado pelo Google sugere que ele gera uma boa experiência para aqueles que clicam nele. Ou seja, o usuário será sempre privilegiado com os anúncios mais adequados ao contexto da sua pesquisa, observado, inclusive, a qualidade da página de destino na qual o anúncio aponta.
Ou seja, em cada pesquisa realizada, o Google fará a análise de cada um desses pontos para que você receba visitas que de fato se transformem em conversões.
Outros fatores importantes que impactam a posição do seu anúncio:
Recapitulando…. em cada exibição, seu anúncio passa por nova classificação que pode afetar a posição na página de pesquisa. Ou seja, a posição pode mudar conforme varia os valores de lance e a qualidade dos anúncios que concorrem ao leilão do Google.
Pudemos esclarecer suas dúvidas sobre presença digital? Temos outros artigos que podem te ajudar na elaboração de estratégias infalíveis para se destacar na internet. Não deixe de ler!
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