A estratégia de e-mail marketing é uma das mais utilizadas no Marketing Médico.
Se bem organizada, com boa técnica, é capaz de trazer retornos significativos tanto no relacionamento com o paciente em si, quanto no processo de fidelização e pós-consulta.
Enviar e-mails não é algo complicado, ainda que feito com intuito de impactar o destinatário a ponto de gerar uma ação, como agendar um retorno de consulta ou construir um relacionamento.
Apesar da simplicidade, criar uma estratégia dessas requer atenção a alguns pontos importantes.
O conteúdo da mensagem, a forma como é escrita, a linguagem, tudo isso influencia no bom desempenho das campanhas e, consequentemente, no resultado que se quer obter com elas.
Na internet você consegue encontrar dicas de boas práticas em e-mail marketing facilmente. Mesmo com tantos recursos disponíveis, ainda é possível cair em algumas armadilhas e cometer erros que sem se dar conta.
Alguns desses errinhos podem comprometer seriamente o resultado. Para te ajudar nessa tarefa de criar e-mails infalíveis, produzimos este artigo para te alertar sobre os principais erros cometidos neste tipo de campanha. Acompanhe!
Estes são os principais erros de e-mail marketing em uma estratégia de marketing médico, que você talvez esteja cometendo. Confira e procure evitá-los das próximas vezes!
A personalização é importante porque os e-mails precisam passar a ideia de que foram criados pensando naquele paciente de forma singular. Quem recebe o e-mail precisa sentir que o conteúdo foi escrito especialmente para ele.
Por isso, ao desenvolver o fluxo de nutrição para campanhas de e-mail marketing, cada mensagem deve ser pensada de acordo com o estágio da jornada do paciente.
Imagine que o paciente fez uma consulta pensando em realizar uma cirurgia plástica. A decisão não é tomada imediatamente, pode ser que o paciente volte à fase da arguição e busque mais informações antes de agendar o procedimento. Nessa fase você vai enviar conteúdos que se adequem à expectativa do paciente, ou seja, mais informações sobre o procedimento.
Já no momento após a cirurgia, o paciente estará na fase de apologia. Esse fluxo precisa ser pensado no relacionamento pós-consulta.
Se o paciente não conseguir se convencer de que você realmente estava escrevendo para ele, provavelmente seus resultados vão demorar a surgir.
Sabemos que os termos utilizados na medicina fogem da linguagem comum. Assim, o paciente que não é da área da saúde pode se confundir com a mensagem enviada.
Também pode acontecer de o conteúdo ficar chato, cheios de termos técnicos que não prendem a atenção do destinatário.
Nem é preciso dizer que o paciente logo vai parar de abrir esses e-mails, pois ora ele não entende, ora ele acha maçante.
O ideal, na hora de escrever, é lembrar que está escrevendo para o paciente e não para outro médico. Dessa forma, o conteúdo até pode ter um tom sério, mas a linguagem deve ser simples e fácil de entender.
O sentido da estratégia é se comunicar e criar uma ligação com a pessoa do outro lado.
Enviar centenas de e-mails sem propósito para seus pacientes, definitivamente, não é uma boa estratégia de e-mail marketing.
Para ter resultado, é preciso gerar valor, oferecer a solução para aquela demanda determinada.
Por isso que ao disparar os seus fluxos de nutrição, você precisa segmentar o paciente de acordo com a necessidade dele, naquele momento.
Se o paciente não é candidato a uma cirurgia bariátrica, não faz sentido ficar recebendo e-mails sobre o procedimento, mesmo que você seja especialista nessa área.
Não é necessário criar fluxos para todo tipo de paciente que entra no seu consultório, mas é importante desenvolvê-los de modo a entregar valor para quem recebe.
Outro problema muito comum dessas estratégias é não seguir um padrão de envios.
Muitas vezes o médico envia um e-mail e passa longos períodos sem enviar nada. Quando a pessoa recebe, nem lembra mais que foi paciente.
Ainda há aqueles que disparam um fluxo, com um número de e-mails adequados, devido àquela demanda em especial, e depois se esquecem de manter o contato no pós-consulta.
O relacionamento do paciente precisa de manutenção constante. Quando ele entra na fase da apologia, troque a sua segmentação e mantenha uma periodicidade de envios contínua, sem exagero, claro!
Ninguém está isento de cometer errinhos ao redigir o e-mail, tanto aqueles de digitação quanto os de coerência e pontuação.
No entanto, da mesma forma que a linguagem deve ser simples, é bom manter-se bem orientado à escrita, porque os erros podem passar uma imagem de falta de capacitação e profissionalismo.
Muita gente acha que e-mail marketing não funciona para médicos porque a estratégia demanda muito tempo e cuidado às especificidades técnicas do método, recursos que esses profissionais, geralmente, não têm tão disponíveis.
No entanto, esse é um dos principais trunfos dos consultórios que sabem se diferenciar da concorrência e conseguem pacientes que os indicam, avaliam bem e não os trocam nem pelos planos de saúde.
Decerto que escrever esses e-mails um a um, para cada paciente atendido, vai demandar muitas horas do seu dia. Mas o que fazer se um dos principais requisitos para o método funcionar é exatamente personalizá-los?
Muito simples! Os fluxos de nutrição podem ser automatizados por meio de ferramentas que disparam os envios a partir de uma segmentação, colocada no perfil do paciente. O médico ainda vai precisar escrever cada corpo do e-mail, mas não para cada paciente e, sim, para aquele fluxo.
Desse modo, todos os pacientes da segmentação “Diabetes” vão receber os mesmo e-mails daquele fluxo de “Diabetes”, achando que foi escrito só para ele!
Automatizar os fluxos de nutrição parece mágica, mas é só uma ferramenta de marketing integrada aos melhores sistemas de prontuário eletrônico.
É claro que quem ainda não tem um consultório online vai ter mais dificuldade de absorver uma estratégia dessas no dia a dia. Como vimos, é inviável fazer o controle manual dos e-mails enviados e a enviar.
Ter um prontuário eletrônico que oferece módulos de marketing agiliza o seu marketing médico e toda a gestão do consultório, com segurança, otimização das tarefas e controle dos resultados.
Quer saber mais sobre marketing médico e prontuário eletrônico? Continue navegando pelo blog e saiba como levar seu consultório para outro nível.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment