Tudo o que você precisa saber para otimizar o tempo no consultório

consultório

Fazer a gestão das clínicas e consultórios médicos é uma tarefa que demanda um certo esforço dos seus administradores. Afinal, garantir que todos os departamentos funcionem corretamente é indispensável para que a experiência do paciente e os resultados sejam cada vez melhores.

Nesse contexto, um dos maiores desafios é otimizar a gestão do tempo e melhorar a produtividade da equipe para aumentar a escalabilidade, isto é, fazer mais e melhor, com menos recursos.

Entretanto, na busca por atingir esse objetivo, algumas ações podem acabar impactando negativamente na qualidade do serviço prestado pelo consultório, o que reflete na baixa percepção de valor pelo paciente.

Chegar ao equilíbrio perfeito pode parecer complicado. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você não erre a mão na hora de otimizar o tempo sem comprometer o seus serviços. Acompanhe!

Como saber se é necessário otimizar o tempo no seu consultório e ser mais produtivo?

Ser mais produtivo nem sempre é sinônimo de superioridade. Como citamos anteriormente, é necessário manter o nível de qualidade dos serviços oferecidos. Por isso, entender qual é a entrega de valor do seu consultório é essencial para medir o grau de produtividade dos colaboradores.

Vou explicar melhor. Se a sua proposta de valor é um serviço bastante personalizado, logo toda a sua equipe pode demonstrar menor produtividade se comparada a uma clínica popular, em que a proposta de valor é completamente diferente.

Isso não quer dizer que na clínica popular a qualidade do serviço será pior. Pelo contrário. Em ambos os exemplos, é preciso manter a experiência do paciente satisfatória.  O que muda é a entrega de valor dentro de cada proposta. 

Para ser mais produtivo então, você precisa avaliar aquilo que se propõe a entregar e criar estratégias que cabem dentro da sua realidade.

Um dos erros mais cometidos é exatamente esse. Ao tomar decisões com a base de referência em uma clínica que tenha valores diferentes do seu, a chance de prejudicar toda a qualidade do seu serviço é bem alta.

Nesse sentido, o que precisa ser observado é que alcançar a maior produtividade significa investir o tempo dos colaboradores em ações estratégicas para o crescimento do consultório.

Uma secretária que passa horas atendendo telefone, não tem tempo para dar atenção ao cliente que chega, certo? Com isso, a experiência de quem está presente ali pode sair prejudicada.

Ao mesmo passo, consultas longas podem provocar impaciência e desistência nas salas de espera. 

Portanto, otimizar o tempo sem comprometer a qualidade é minimizar o máximo de tarefas que roubam a eficiência de cada um dos processo desempenhados. Entenda melhor a seguir.

Como otimizar o tempo no consultório

Conheça algumas dicas fundamentais para melhorar a sua gestão do tempo e da sua equipe.

Conte com a tecnologia

Automatizar pequenas tarefas parece insignificante. Mas, se você fizer uma análise do tempo gasto com preenchimento de fichas à mão, atendimentos telefônicos apenas para marcar, desmarcar ou reagendar consulta; ligações de confirmação, organização de prontuário e outras atividades, entenderá quanto tempo está sendo desperdiçado.

Os melhores softwares médicos do mercado oferecem soluções para desburocratizar todo o atendimento do consultório, desde o agendamento à pesquisa de satisfação.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Software médico do iMedicina

O prontuário eletrônico do iMedicina por exemplo, disponibiliza o agendamento online para que os próprios pacientes façam a marcação de consulta, cancelamento e reagendamento sem precisar ligar para o consultório.

Além de ser um diferencial que traz bastante vantagem ao paciente, o agendamento online consegue liberar o atendimento na recepção para outras tarefas que exijam mais atenção humana.

Os lembretes de consultas podem ser automatizados com envio de e-mails e sms. Ponto positivo para a secretária que não precisará pegar no telefone para isso.

Uma das maiores causas de faltas no consultório é justamente o esquecimento. Automatizando SMS e e-mail, o paciente tem muito mais chances de receber o lembrete, visto que serão enviados mesmo se o consultório não tiver expediente naquela data.

Além do mais, atender uma ligação é bem menos provável que ler uma mensagem, então ponto positivo para o consultório e para o paciente!

Com o iMedicina também é possível preencher e organizar todos os dados do paciente digitalmente. Na hora do atendimento médico, o profissional tem acesso ao perfil do paciente em modelo timeline, o que facilita a busca por informação durante a consulta. 

A integração do prontuário com o bulário eletrônico dá acesso a um banco de medicamentos e pesquisa de preços para agilizar a prescrição. Ainda é possível fixar modelos de documentos como anamnese, receituário, atestado e etc. para minimizar o máximo de esforço com essas tarefas mecânicas que tomam bastante tempo.

Outras funcionalidades importante são os relatórios e estatísticas, que ajudam na tomada de decisão administrativa, além da organização e facilitação de análise dos fluxos financeiros.

O software também disponibiliza ferramentas de NPS para auxiliar na busca pela melhora da qualidade dos serviços, baseado na opinião de quem mais interessa: o paciente!

Organize a agenda

Gerir a sua agenda médica com excelência é um dos principais pontos para melhorar o tempo e a produtividade no consultório.

O planejamento evita filas de espera e abre espaço para os encaixes de urgência sem atrapalhar o paciente que já aguarda por seu atendimento.

Neste aspecto,  alguns elementos importantes são:

  • Defina um padrão para o tempo de cada atividade, procedimento, consulta, considerando os possíveis atrasos, imprevistos e o ritmo de cada profissional.
  • Estabeleça um número médio de agendamentos diários levando em consideração o tempo de preparação entre cada procedimento.
  • Determine os intervalos de descanso com pausas para café, almoço e lanche de toda a equipe, organizando as substituições caso seja necessário.

Planeje a rotina do consultório e faça treinamentos constantes com a equipe

Definir os processos a serem seguidos em todos os setores do consultório traz maior previsibilidade e menor índice de erros, além, é claro, de otimizar o tempo para focar os esforços nos objetivos de crescimento.

Por isso, é fundamental mapear o papel de cada um e as responsabilidades competentes de todos os profissionais. Desenvolva um roteiro claro com as atividades de cada cargo e não deixe de treinar a equipe para que cumpram exatamente o que foi proposto. 

Assim, no caso de dias atípicos e desfalque da equipe, todos sabem o que precisa ser priorizado e  a qualidade dos serviços oferecidos pelos seu consultório não corre risco de ser prejudicada.

Quer saber mais sobre gestão e outros assuntos importantes para seu consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.