Por mais recompensador que possa ser o exercício da medicina, quem assume essa missão encara uma série de desafios. Eles se tornam ainda mais complexos para os profissionais que encaram uma jornada dupla: além de atuarem na saúde, administram sua própria clínica ou consultório.
A seguir, leia quais são os cinco erros mais comuns em consultórios e saiba como evitá-los.
O tempo como inimigo na clínica
Alguns dos erros estão associados à má gestão do tempo, o que faz com que ele se torne um inimigo. Quem sabe administrá-lo, certamente sai ganhando.
• Falta de organização dos horários
Esse é um erro especialmente comum entre os médicos. Assim que se começa a atender em uma clínica própria, a primeira coisa a ser feita é estimar o tempo de duração de cada consulta. É isso que norteará o agendamento dos pacientes.
Se você atende em outros locais, deve levá-los em consideração, assim como o seu intervalo do almoço. É uma medida muito simples, mas evitará que você se comprometa com mais pacientes do que pode atender, o que gera atrasos e, por consequência, um desprestígio da clínica.
• Má gestão da agenda
O contato entre o paciente e o consultório começa pelo agendamento da consulta. Administrar a agenda é algo crucial para otimizar o tempo e, para isso, o ideal é que o profissional procure recursos que possam lhe ajudar.
É preciso estar atento ao preencher os horários e ter agilidade para marcar encaixes em caso de desistência, evitando lacunas e fazendo com que o tempo seja melhor aproveitado.
Relacionamento com os pacientes
Em alguns momentos, é necessário olhar para a clínica como uma empresa. Fidelizar os “clientes” exige investimento em um bom relacionamento e em divulgação. Quando esses detalhes não recebem a merecida atenção, os erros são consequência.
• Má recepção do paciente
Todos gostam de se sentir acolhidos e bem recebidos. Pacientes que procuram um consultório médico não fogem à regra. É um erro comum deixar a pessoa esperar muito tempo antes de preencher o cadastro ou passar pela triagem. Além de evitá-lo, é interessante oferecer água/suco para o paciente beber enquanto espera, perguntar se ele está à vontade, ter alguma distração na sala de espera.
• Falta de diálogo na consulta
Os pacientes são muitos, o tempo muitas vezes é curto, por isso, é compreensível que alguns médicos acabem suprimindo a conversa durante a consulta, na tentativa de serem mais eficazes. Porém, também é uma falha cometida. Dialogar mais com o paciente, em detrimento da recomendação desenfreada de exames e medicamentos é a proposta da Slow Medicine, tendência nova aqui no Brasil.
• Falta de divulgação
O respeito a ética é fundamental e os serviços de saúde realmente não podem ser divulgados como se fossem produtos quaisquer. Mas não se pode mais ignorar a importância da divulgação no sucesso de qualquer negócio. É possível optar por abordagens mais educativas e instrutivas, que orientem a população e divulguem os serviços prestados pela clínica simultaneamente. Sem reduzir a uma mera propaganda, mas marcando presença no mercado.
Mas para ser um bom profissional da área da saúde, não é só na medicina que você precisa se aprofundar. Se você está pensando em abrir a sua própria clínica ou deseja ampliar seus resultados e o número de pacientes, você também precisa entender sobre gestão e marketing médico!
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