Ferramentas do software médico para aumentar o engajamento do paciente

paciente

Uma das principais dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde é a dificuldade de engajamento do paciente com tratamentos e cuidados com a saúde. Para ajudar a reduzir esse problema, alguns softwares médicos oferecem ferramentas eficientes.

Quer saber quais são essas funcionalidades? Então, continue a leitura deste texto. A seguir, explicaremos a importância de promover esse engajamento e também falaremos sobre cada uma dessas ferramentas.

Qual a importância de promover o engajamento do paciente?

Quando falamos de engajamento do paciente, estamos falando do envolvimento dele com todo o processo referente aos cuidados com a sua saúde. Dessa forma, abrange desde o compromisso em realizar o check-up médico, seguir as orientações e prescrições do profissional de saúde até manter hábitos saudáveis.

No entanto, esse comportamento desejado não é uma realidade. Geralmente, a procura por um médico só ocorre quando há a presença de algum sintoma ou uma suspeita de doença grave. Outra situação comum é aquela em que os pacientes só tomam a medicação prescrita até o momento em que se sentem bem, independente da recomendação médica.

Diante de comportamentos como esses, o diagnóstico precoce de doenças não é algo recorrente. Na verdade, o mais comum é que as pessoas sejam surpreendidas por uma doença em estágio avançado.

Por essa razão, há uma busca constante por alternativas que promovam o engajamento do paciente com a sua saúde. Neste sentido, a manutenção de um relacionamento com o paciente é essencial.

Assim, além da beneficiá-los com uma melhor qualidade de vida, o engajamento faz com que se fidelizem ao consultório. Por consequência, você mantém uma base de pacientes e maximiza o seu faturamento.

Agora que você já entendeu a importância de ter pacientes engajados com os tratamentos prescritos, precisamos falar sobre como um software médico pode contribuir para o alcance desse objetivo.

Como um software médico pode aumentar o engajamento do paciente?

Com o desejo de promover o engajamento dos pacientes, muitos profissionais entendem que precisam ir além do atendimento e investem em soluções tecnológicas para dispor de funcionalidades que contribuam para esse propósito, como é o caso dos softwares médicos.

Isso porque é uma ferramenta que possibilita a personalização do atendimento, fazendo com que o paciente se sinta valorizado. Além disso, tornam a consulta mais assertiva, o que aumenta a confiança dele em seu trabalho.

Ao contar com um software médico, diversas tarefas do consultório de baixa complexidade são automatizadas. Com isso, tanto os colaboradores quanto o médico passam a dispor de mais tempo para dedicar ao paciente, oferecendo um atendimento humanizado.

Por fim, essas ferramentas digitais também tornam a consulta mais prática e ágil, evitando desperdício do tempo do paciente e do profissional. Todos esses fatores contribuem para o engajamento do paciente e a sua fidelização ao consultório.

Conheça algumas ferramentas que ajudam a melhorar o engajamento do paciente

Promover o engajamento do paciente não precisa ser uma tarefa complexa. Pelo contrário, com pequenas atitudes que melhoram a comunicação e o relacionamento com ele já são suficientes para fazê-lo dar mais atenção as suas orientações.

Assim, para conseguir realizar essas pequenas ações com sucesso e alcançar o resultado esperado, o uso de um software médico é fundamental em função das funcionalidades que possui. A seguir, conheça algumas dessas ferramentas que melhoram o engajamento do paciente.

Integração de marketing

Para que um paciente tome a decisão de agendar uma consulta com você, ele percorreu um longo caminho. Por isso, a experiência do paciente se inicia a partir do momento em que ele pesquisa por um sintoma ou por um profissional de saúde.

Dessa forma, o site médico é uma das ferramentas que contribuem para que ele passe a cuidar da sua saúde. Então, invista no desenvolvimento de uma página que forneça todas as informações que o paciente precisa para entrar em contato.

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Ademais, o site pode ser utilizado para o compartilhamento de conteúdos de interesse para o seu público, que os ajude a entender mais sobre um sintoma e, consequentemente, percebam a necessidade de buscar ajuda médica.

Além disso, com o apoio de um software médico, é possível programar o envio de e-mail marketing com artigos específicos para cada paciente, seja como forma de orientação a um tratamento ou para instrução sobre sua condição de saúde.

Agendamento online

Uma das soluções tecnológicas mais importantes, o agendamento online é outra ferramenta presente nesses sistemas de gestão. Com esse recurso, você dá autonomia ao paciente para marcar sua consulta e iniciar o tratamento de um sintoma.

Desse modo, você elimina as barreiras que podem fazer com que ele desista de procurar assistência médica, tais como, dificuldade de contato com o consultório, falta de informações de contato no site do profissional, entre outros.

Envio de lembretes de consulta

Outra forma eficiente de promover o engajamento dos pacientes é mantendo-o alerta sobre o dia e hora do seu agendamento. Porém, realizar essa tarefa de forma manual, exige tempo da secretária para diariamente ligar para os pacientes.

Neste sentido, dispor de um bom software médico é fundamental, pois, todo o disparo de mensagens é realizado automaticamente pelo sistema. A única intervenção humana necessária é para configurar a periodicidade e a frequência de envio, além do cadastro do telefone dos pacientes.

Confirmação de consultas por SMS

Assim como o envio dos lembretes, é possível realizar a confirmação de consultas por SMS. Com isso, você pede ao paciente que dê um retorno a respeito do seu compromisso, estabelecendo uma comunicação com ele e oferecendo a possibilidade de remarcação, evitando que falte a consulta e desista do tratamento.

Embora seja possível realizar por e-mail, o envio de mensagens de texto se mostra mais eficaz e menos invasivo do que uma ligação. Porém, para que seja feito de forma eficiente, depende da implementação de um sistema de gestão.

Envio de e-mails em massa

Apesar dos e-mails individuais serem mais eficientes para manter um relacionamento próximo com o paciente, a distribuição em massa é indicada para o compartilhamento de conteúdos sobre cuidados com a saúde.

Além disso, nos principais softwares médicos do mercado, esse disparo de e-mail marketing pode ser segmentado por características comuns dos pacientes, como, por exemplo, uma doença, um sintoma, tratamento, idade, etc.

Lista de aniversariantes

Para quem deseja engajar os pacientes, uma dica eficiente é fazer com que ele se sinta lembrado. Além de melhorar a experiência dele com o consultório, haverá uma melhora na percepção de valor do envolvimento dele com o tratamento.

Então, para promover esse sentimento, mantenha um cadastro ativo das datas de aniversário dos seus pacientes para enviar felicitações. Com uma ferramenta digital, o envio pode ser feito automaticamente, sem qualquer intervenção humana.

Telemedicina

Por último, uma das ferramentas mais importantes que são disponibilizadas nos softwares médicos, a plataforma de telemedicina. Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma grande procura por atendimentos à distância e houve uma flexibilização das regras para sua utilização.

Ademais, ao contar com a telemedicina, você elimina as barreiras geográficas e as dificuldades de locomoção que podem afastar o paciente do seu consultório. Com a possibilidade de ser atendido remotamente, os pacientes se sentem mais confortáveis em  seguir as orientações médicas.

Enfim, com a leitura deste artigo, você percebeu como a implementação de um software médico é importante e necessária para promover o engajamento do paciente. O uso das ferramentas adequadas é a chave do sucesso do consultório e da satisfação dos pacientes.

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