Quando se fala em marketing médico, muitos profissionais pensam apenas em estratégias de marketing digital. Contudo, é importante dizer que esse conceito vai muito além disso.
Todos os pontos que envolvem a construção da sua identidade visual e da sua apresentação profissional fazem parte do rol destas ações.
Neste sentido, neste artigo vamos falar sobre a importância de investir em fotos profissionais para a construção da sua autoridade. Acompanhe para saber mais.
Em primeiro lugar, é importante dizer que as ações de marketing médico podem ser empregadas com diversos objetivos.
Geralmente, a primeira impressão que alguns profissionais têm é de que essas atividades são voltadas apenas para atração e fidelização de pacientes.
A verdade é que as táticas podem ser aplicadas com esse intuito, mas vão muito além de ser apenas isso.
Um planejamento de marketing médico bem estruturado leva em consideração:
O plano de ação é criado a partir do detalhamento destas respostas elencadas durante a reunião de briefing.
Os dados são fundamentais para definir em quais canais deve ser estruturada a sua presença digital e como ela será feita.
Este é um trabalho com foco profundo em construção de autoridade. Baseia-se em atividades contínuas que corroborem para formação da sua reputação profissional.
Tudo isso é feito para que você seja valorizado pelos pacientes que buscam recomendações com conhecidos ou até mesmo na internet.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de planejar a sua presença digital com cuidado, chegou o momento de falarmos especificamente sobre as suas fotos profissionais.
Essas imagens serão usadas em diversos canais, de acordo com o seu planejamento de marketing. Os mais comuns são:
Boa parte dos profissionais que estão começando a se enveredar pelo universo do marketing médico costuma achar que é possível providenciar as imagens sem gastar.
A maior parte deles acaba tirando selfies ou pedindo para que um amigo ou familiar o fotografe usando um aparelho de celular.
Certamente essa alternativa é uma forma de não desembolsar dinheiro com essa finalidade. Contudo, na maioria das vezes, ela tem resultados muito abaixo do esperado.
Isso acontece porque mesmo que o seu telefone tenha uma câmera de alta resolução, os retratos produzidos por fotógrafos são completamente diferentes.
Entenda algumas peculiaridades.
A fotografia é um processo de captação de luz e sombra. Logo, a quantidade de luminosidade em um ambiente pode interferir completamente no resultado esperado.
Estar contra a luz pode fazer com que a imagem do profissional desapareça na tela ou fique muito sombria.
Da mesma maneira, estar em um ambiente mais escuro pode dificultar a sua identificação ou fazer com que o seu rosto fique sombreado.
Por isso, os fotógrafos profissionais utilizam equipamentos especiais para controlar a qualidade da luz que incidirá sobre você.
O ambiente ao seu redor tem grande contribuição na forma como você é percebido.
Imagine, por exemplo, que você é um pediatra. Ser fotografado em seu consultório e mostrar a infraestrutura que você tem para receber as crianças é fundamental para gerar segurança nos pais e nas mães dos seus pacientes.
Já se você for cirurgião plástico, o mais adequado é que apenas você seja retratado. Afinal, uma boa foto com um tom mais formal pode reforçar a sua imagem de competência profissional e a sua autoridade na área.
Normalmente, as fotos caseiras têm um tom de improvisação muito além do equipamento usado. Um outro detalhe que muitas vezes passa despercebido é a aparência do profissional de saúde.
Cuidar da sua roupa e da sua expressão visual é muito importante para que você seja percebido da maneira certa.
Um fotógrafo profissional costuma recomendar que os médicos sejam fotografados com e sem jaleco para que haja mais opções de uso após a sessão.
As mulheres devem optar por maquiagem leve e joias discretas. Já os homens podem recorrer ao pó compacto para diminuir a oleosidade da pele do rosto. Cabelos devem estar bem alinhados e a barba feita no mesmo dia.
Tome cuidado ainda com a sua expressão facial. Um leve sorriso no rosto fará com que você pareça mais simpático e seja percebido como um profissional mais humanizado.
Expressões muito fechadas ou sérias podem afastar os pacientes dando uma impressão errada no primeiro contato.
Como dito anteriormente, mesmo que o celular tenha uma câmera muito potente, dificilmente, a resolução da imagem será igual a de um fotógrafo profissional.
Além disso, o uso de lentes especiais nas câmeras mais modernas permite que o profissional brinque com recursos e construa resultados surpreendentes.
Ter fotos em grande resolução permitirá que você as aplique de acordo com a necessidade. Caso for usá-las em redes sociais, por exemplo, você precisará de arquivos mais leves.
Já se for empregá-las em algum material impresso, necessitará da máxima resolução para evitar que a imagem fique desconfigurada após a impressão.
Há ainda um outro detalhe sobre este assunto: muitas vezes as fotos caseiras são enviadas por meios de comunicação como o Whatsapp.
Ao repassá-las por mensagem, as imagens são comprimidas e perdem resolução. Logo, podem comprometer ainda mais o resultado final.
Ao longo deste artigo, abordamos como investir em fotos profissionais pode se tornar um investimento para a sua estratégia de marketing médico.
Ter uma presença digital forte e construir a sua reputação é um trabalho que exige constância e consistência. Quanto mais você se atentar aos detalhes, mais o seu resultado será duradouro.
Caso você esteja disposto a investir na contratação de um bom fotógrafo, saiba que há opções para todos os gostos e bolsos.
Procure um profissional com o qual você se identifique, analise a experiência dele em relação ao formato de retrato e faça uma escolha consciente.
Além dos inúmeros benefícios para a sua carreira, as fotos podem alavancar a sua autoestima e a percepção da autoimagem.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre marketing médico? Faça download do ebook Clínicas Digitais.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment