6 habilidades que a sua secretária deve ter para ajudar a atrair e reter pacientes

secretária

Treinar as secretárias médicas é de suma importância para o sucesso de sua clínica. Embora o paciente chegue até o seu estabelecimento por sua causa, o primeiro contato e experiência que ele terá será com a sua secretária.

Sendo assim, é necessário que ela esteja preparada para recebê-lo bem e, inclusive, para sanar todas as dúvidas que tiver a respeito do atendimento.

Ao receber o treinamento necessário, sua secretária trabalhará mais motivada e contente, e isso refletirá diretamente a satisfação do seu paciente. Quando um colaborador está desmotivado, ele não consegue ser produtivo e muito menos consegue passar segurança às pessoas.

Além do treinamento, é importante que as secretárias tenham algumas habilidades que ajudarão na gestão do consultório. Quer saber quais são elas? Confira este conteúdo até o final!

1. Organização

A organização é uma característica imprescindível de uma clínica de sucesso. Sem ela, fica simplesmente impossível trabalhar, encontrar documentos importantes, identificar os horários de atendimento etc.

Portanto, é de suma importância que a sua secretária seja organizada o suficiente para impedir que vacilos pequenos aconteçam de maneira recorrente e prejudiquem a imagem da sua clínica.

Já pensou precisar de um prontuário médico e esse não ser localizado na hora? Além do atraso no atendimento, também há a preocupação em relação à segurança dos dados, tendo em vista que esse documento é confidencial.

Uma secretária organizada consegue antecipar tarefas, fazer planejamentos, criar cronogramas e evitar erros e retrabalhos. Dessa forma, a rotina da clínica passa a ser mais eficiente, não só em relação ao trabalho da própria secretária, mas também do médico e outros profissionais envolvidos.

2. Postura profissional

A rotina de uma clínica médica nem sempre é tranquila. Além das suas tarefas diárias, às vezes, é preciso lidar com pessoas sem paciência, ansiosas etc.

Existem situações em que o paciente passa mal ainda na recepção, e isso exige cautela e “sangue frio” por parte da secretária, que precisará gerir a situação da melhor maneira possível.

É claro que somos seres humanos e nem sempre estamos dispostos a ouvir desaforos. Muitas vezes, até o emocional pode estar abalado, o que faz com que os nervos fiquem à flor da pele em qualquer situação.

No entanto, é importante que a sua secretária tenha uma boa postura profissional para saber lidar com esses “dias ruins”. Do contrário, ela perderá o foco e trará problemas ainda maiores, em vez de resolvê-los.

3. Comunicação clara

Se existe algo muito desconfortável para o paciente, é a secretária que não sabe passar informações. Profissionais confusas e que se perdem ao dar informações não são bem-vistas e, ainda, fazem o paciente ficar mais estressado e nervoso.

Além disso, a falta de uma comunicação clara pode gerar confusões no atendimento, desde o agendamento de consultas até a entrega de exames e laudos.

Nesse sentido, é importante que a secretária seja cordial e saiba se expressar corretamente.

Ademais, saber se impor em determinadas situações é fundamental para evitar que o paciente falte com respeito, tanto com ela quanto com os demais colaboradores. Afinal, quando os ânimos estão exaltados, nem sempre é possível segurar as emoções.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Esse tipo de atitude faz toda a diferença na hora de conquistar o respeito e a confiança do paciente, o qual está em busca de soluções eficazes para o seu problema.

4. Facilidade para lidar com imprevistos

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, principalmente em dias agitados e de muito atendimento. Esse tipo de situação tende a fazer com que os profissionais se sintam sobrecarregados no trabalho.

Apesar de ser algo negativo, é importante saber lidar com essas circunstâncias para não gerar problemas para o consultório.

A secretária, por sua vez, precisa ter facilidade para lidar com esse tipo de transtorno. Ela deve ser uma pessoa com iniciativa para buscar soluções eficientes para resolver o problema em questão.

Em último caso, ela precisa procurar o seu supervisor para ajudá-la a encontrar uma saída, mas isso só depois de tentar realmente eliminar esse contratempo.

5. Familiaridade com tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta indispensável para otimizar a rotina de um consultório. Sendo assim, é importante que a secretária tenha facilidade para lidar com ela e tornar os processos administrativos ainda mais eficientes.

Substituir a agenda física pela online é um grande avanço para a produtividade da secretária. Isso porque ela não precisa mais perder seu tempo para encontrar um horário para o paciente e nem ficar ligando para confirmar a consulta. O próprio sistema agiliza isso para ela.

No entanto, a tecnologia só consegue ser 100% eficiente quando a pessoa sabe o que está fazendo.

Inserir informações equivocadas no sistema faz com que ocorram transtornos muito grandes. Por essa razão, é imprescindível que a sua secretária tenha familiaridade com o uso da tecnologia para tornar a sua gestão muito mais efetiva. 

6. Boa apresentação

É importante destacar aqui que não estamos nos referindo aos “padrões de beleza”. Quando falamos em uma boa apresentação, queremos dizer que é preciso fazer uso de roupas adequadas para atender aos pacientes, como o uso de uniformes.

Manter a higiene pessoal é outro ponto indispensável, mas isso não se refere apenas à boa apresentação, mas também à saúde da profissional.

O uso de salto alto nem sempre é bem-vindo nesse caso porque alguns imprevistos podem fazer com que a secretária tenha que agir rápido e isso pode fazer com que ela fique desconfortável. Portanto, o uso de sapatos sem salto, como sapatilhas, são mais propícias para a ocasião.

Quem tem uma rotina profissional agitada sabe o quanto é importante contar com o auxílio de profissionais competentes no seu dia a dia. Uma secretária que apresenta essas características aqui listadas facilitará os processos do seu ambiente de trabalho, tornando-os mais ágeis e eficientes.

Além disso, os erros diminuirão e a necessidade de retrabalho também. Tudo isso contribui para um ambiente mais saudável e uma maior satisfação dos seus pacientes, uma vez que essas ações refletem diretamente na forma como eles são atendidos.

Portanto, antes de contratar, analise se a candidata apresenta esses requisitos tão importantes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Faça download do Guia para Treinamento das Secretárias.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: