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iMedicina: ofereça atendimento ágil aos pacientes durante as emergências

Embora o princípio da atuação médica envolva a promoção da saúde por meio da adesão do paciente às ações preventivas, sempre há o risco de ocorrerem situações inesperadas. Neste sentido, contar com uma ferramenta que facilite o atendimento de emergências, como o iMedicina, é fundamental.

O iMedicina é um dos principais softwares disponíveis no mercado, sendo reconhecido por oferecer uma gama de recursos essenciais para a rotina dos profissionais de saúde. Isso considerando tanto as condições normais quanto as situações de emergência.

No último caso, por exemplo, tranquilizar o paciente é o primeiro passo a ser dado. Para isso, você precisa ser ágil, oferecendo a assistência imediata. Ao dispor de um software médico, o prontuário clínico está a um clique de distância, podendo ser acessado de qualquer lugar.

Neste sentido, se você deseja estar preparado para este tipo de atendimento, considere as soluções oferecidas pelo iMedicina, principalmente se você lida diariamente com essas situações.

Entenda como o iMedicina facilita o atendimento de emergência

A ocorrência de situações inesperadas, que exijam a busca emergencial por assistência médica, nem sempre permitem que o paciente se desloque até o consultório do seu médico. Geralmente, é preciso se dirigir até a unidade de saúde mais próxima.

Nessas situações, a agilidade do socorro médico pode ser determinante para a restauração da saúde do paciente e até mesmo para a sua sobrevivência. Porém, a falta de informações sobre o histórico dele pode impossibilitar essa ação rápida.

Entretanto, quando o médico conta com um sistema digital integrado, como é o caso do iMedicina, essa dificuldade é mínima. Em questão de minutos, é possível acessar o prontuário do paciente e encontrar todos os dados necessários para oferecer o atendimento de emergência.

Ademais, essa medida imediata também pode ser realizada mesmo se o paciente estiver sendo atendido por outros profissionais. Isso porque o médico responsável por ele pode enviar o prontuário clínico para os especialistas do pronto-socorro.

Por essas razões, você precisa dispor de um bom software médico no seu consultório. Assim, o atendimento de emergência não será prejudicado pela ausência de informações. Além disso, o médico ganhará tempo para se deslocar até o local onde o atendimento do seu paciente está sendo realizado.

Agora que você entendeu a importância do iMedicina nas situações de emergência, conheça algumas das funcionalidades que explicam o porquê deste ser o sistema mais indicado para o seu consultório.

Por que você deve utilizar o iMedicina no seu consultório ou clínica?

Dados acessíveis de qualquer lugar

Em consultórios não informatizados, os dados dos pacientes são armazenados fisicamente. Por isso, o acesso só é possível a partir da consulta ao arquivo médico. Em casos emergenciais, esse pode ser um grande entrave.

Em contrapartida, com um sistema digital de gestão, todos os dados são preenchidos no prontuário eletrônico do paciente. Assim, eles podem ser acessados de qualquer lugar, hora e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

No entanto, esse recurso só está disponível nos softwares baseados na nuvem, como é o caso do iMedicina. Isso porque são sistemas que se utilizam de servidores externos para armazenar todas as informações dos pacientes.

Ainda, esses servidores estão disponíveis 24 horas e na internet. Ou seja, todo o conteúdo inserido no sistema do consultório pode ser acessado de qualquer lugar por você. Outra vantagem de contar com o armazenamento em nuvem é o maior nível de segurança.

Em primeiro lugar, porque a ferramenta exige login e senha para ser acessada, restringindo o acesso dos usuários. Segundo, os servidores externos costumam ser controlados por grandes empresas do setor de tecnologia e são regulados por legislações internacionais de segurança.

Prontuário eletrônico com o perfil do paciente

O prontuário do paciente é o documento mais importante para o atendimento médico, principalmente em situações de emergência. Nessa ficha, estão registradas todas as informações sobre o histórico de saúde, uso de medicamentos, alergias, dentre outros dados.

No iMedicina, além de contar com um prontuário digital, você também terá acesso a funcionalidades indispensáveis, tais como:

Ademais, esse software de prontuário facilita o compartilhamento dos dados com outros profissionais de saúde ou com o próprio paciente. Em poucos cliques, é possível enviá-los, agilizando o atendimento de emergência.

Outrossim, por ser um sistema armazenado em servidores da Amazon AWS, o iMedicina é uma plataforma estável, o que garante o acesso às informações de qualquer lugar, desde que haja conexão à internet.

Prescrição digital integrada ao prontuário

Outro recurso que reafirma a eficiência do iMedicina é a prescrição digital de medicamentos. Essa ferramenta pode ser utilizada tanto nos atendimentos à distância quanto no presencial. Com isso, você economiza nas despesas com impressão de receituário e agiliza o atendimento do paciente.

Além disso, a prescrição eletrônica permite que as receitas ou atestados médicos sejam preenchidos pelo celular e enviados por e-mail, ou pelo WhatsApp do paciente. Com isso, você pode prestar um atendimento de urgência rápido e eficaz.

Quando essa funcionalidade é associada a uma plataforma de telemedicina, e/ou ao prontuário eletrônico, sua utilização é ampliada. No primeiro caso, todo o atendimento passa a ser feito de forma virtual, sem a necessidade do paciente se deslocar até o consultório para buscar a receita.

Ademais, a prescrição digital passa a ser integrada à plataforma Memed. A empresa oferece um banco de dados atualizado, que possibilita ao médico ter acesso a informações importantes sobre os fármacos, como a interação medicamentosa, contraindicações, posologia, média de preço e disponibilidade do medicamento nas farmácia mais próximas.

Agenda médica online

A agenda médica é o coração de consultórios e clínicas. Por ela são registrados todos os compromissos diários dos profissionais de saúde, garantindo a organização dos atendimentos.

No entanto, quando ela é preenchida fisicamente, a agenda se torna mais suscetível a erro humano, à perda de informações ou até mesmo rasuras. Além disso, o fácil entendimento das anotações depende da legibilidade da escrita da secretária e da sua capacidade de organização.

Por outro lado, no iMedicina você conta com a agenda médica eletrônica, uma versão mais segura e eficiente deste importante documento. Com isso, os agendamentos são feitos de modo otimizado, reduzindo os atrasos e a ocorrência de erros.

Assim, caso surjam atendimentos de urgência, você consegue rapidamente observar sua disponibilidade e, caso não haja espaço na agenda, é capaz de tomar decisões imediatas para encaixar o paciente.

Da mesma forma, se precisar sair às pressas para atender um paciente no hospital, ou pronto-socorro, é possível desmarcar uma consulta pelo celular e alertar sua secretária para que avise aos pacientes sobre sua ausência.

Telemedicina integrado ao software do iMedicina

Ao falar sobre atendimentos de urgência, não podemos esquecer de um dos recursos mais importantes nessas situações: a telemedicina. Isso porque, por meio dela, é possível atender o paciente de qualquer lugar e fornecer a primeira assistência.

Ainda, o iMedicina oferece uma das ferramentas de telemedicina mais seguras do mercado, resguardando o sigilo das informações dos pacientes e permitindo o compartilhamento seguro desses dados.

Ademais, a plataforma é integrada com outras funcionalidades do sistema, como o prontuário eletrônico e a prescrição digital. Assim, todas as informações são inseridas automaticamente no documento e os medicamentos podem ser prescritos de forma simultânea.

Por todas essas razões mencionadas, o iMedicina é considerado um dos softwares médicos mais completos do mercado, trazendo eficiência e agilidade, tanto para os atendimentos de rotina quanto para os casos de urgência.

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Escrito por
Pedro Anjos