Software médico: como ele maximiza a experiência do paciente?

Software médico: como ele maximiza a experiência do paciente?

Assim como qualquer outro tipo de negócio, os consultórios e clínicas médicas precisam buscar novos diferenciais e alternativas para maximizar a experiência do paciente. Isso inclui, por exemplo, a implementação de um software médico.

No entanto, a promoção dessa melhoria vai além disso. Em primeiro lugar, é preciso conhecer o perfil do seu público e entender quais são as expectativas dele ao buscar o seu serviço. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

Por que é importante melhorar a experiência do paciente?

Com o advento das novas tecnologias, e com a popularização da internet, entramos na era da informação. Agora, a busca por respostas a quaisquer dúvidas, e por feedbacks sobre os profissionais, coloca as empresas a um clique de distância.

Em função disso, os consumidores se tornaram mais exigentes com a experiência oferecida por um serviço ou produto. Dessa forma, a tendência é que sobrevivam apenas aqueles que se preocupam com o encantamento dos clientes.

Ainda, no setor da saúde, o conceito de experiência do paciente é um pouco mais amplo. Segundo o Beryl Institute, organização que estuda o assunto, essa experiência envolve todas as interações que influenciam a percepção do paciente sobre a continuidade de um serviço.

Diante disso, é possível entender que, para maximizar a experiência do paciente, é preciso promover melhorias em todas as etapas percorridas por ele. Isso vai desde a descoberta de uma doença até o relacionamento pós-consulta.

Nesse contexto, preocupar-se em fornecer uma experiência satisfatória é determinante não apenas para a fidelização dos pacientes, mas também para melhorar a imagem tanto do profissional de saúde quanto do consultório ou clínica médica.

Aspectos que contribuem para otimizar a experiência do paciente

Agora que você entendeu a importância de melhorar a experiência do paciente, chegou o momento de descobrir como promover essa otimização. A seguir, listamos os principais fatores que mais influenciam na relação com o paciente:

  • Ambiente amigável e acolhedor: ao procurar um serviço de saúde, o paciente tende a estar lidando com algum desconforto ou preocupação com seu quadro clínico. Por isso, é necessário que o seu consultório ofereça um ambiente acolhedor e amigável;
  • Higienização: toda empresa voltada para o segmento de saúde precisa primar pela higiene das suas instalações. Além de trazer mais confiança para o paciente, essa prática traz mais segurança para ele, reduzindo o risco de infecções e outras doenças;
  • Atendimento humanizado: um atendimento de qualidade é aquele que demonstra empatia, respeito e cordialidade ao paciente, onde o médico e seus funcionários entendem as particularidades dele e dedicam a atenção necessária;
  • Modernização dos processos: para otimizar o tempo do paciente, é necessário otimizar os processos do consultório com a implementação de ferramentas digitais, como um software médico. Assim, você personaliza o atendimento, amplia a comunicação com ele, melhora o relacionamento pós-consulta e oferece um serviço mais assertivo.

Dessa forma, ao informatizar o consultório, você passa a contar com novas funcionalidades que otimizam a sua rotina e a de seus colaboradores, contribuindo para a maximização da experiência do paciente.

Como o software médico atua na experiência do paciente?

No tópico anterior, você entendeu a importância de se preocupar com a experiência do paciente e conheceu os principais meios de otimizá-la. Então, precisamos falar sobre como um software médico pode facilitar o alcance desse objetivo.

Em primeiro lugar, essa ferramenta dispõe de funcionalidades que promovem melhorias importantes em diversas etapas da jornada do paciente. Ou seja, caminho percorrido por ele para a marcação de uma consulta.

Segundo, um software médico permite o acompanhamento da satisfação do paciente com todos os processos do consultório, coletando informações importantes para continuar a maximizar a experiência oferecida. A seguir, saiba como as ferramentas digitais poderão lhe ajudar nessa tarefa.

Agendamento online integrado ao software médico

Em uma jornada normal, o paciente chega até o seu consultório por meio de pesquisas na internet, que o ajudaram a identificar um sintoma. Nesses casos, ele está pronto para marcar uma consulta, mas a dificuldade em fazê-lo pode causar uma má impressão.

Assim, para evitar que esse primeiro contato seja marcado por uma experiência negativa, é importante contar com um sistema de agendamento online. Com isso, ele pode marcar um horário pela internet, sem intermediários e no momento que estiver disponível.

Humanização do atendimento

Promover a humanização do atendimento é um dos principais diferenciais que um consultório médico pode ter. Isso porque, ao tratar o paciente com respeito e empatia, você causa grande impacto positivo na experiência dele.

No entanto, com uma rotina repleta de compromissos, nem sempre o profissional de saúde possui a disponibilidade necessária para levar o consultório a este nível de excelência no atendimento. 

Neste sentido, contar com um sistema médico de gestão é fundamental, pois diversas tarefas rotineiras passam a ser automatizadas pela ferramenta. Assim, você e seus colaboradores têm mais tempo para se dedicar à humanização do atendimento.

Pesquisa de satisfação como recurso do software médico

A principal maneira de avaliar a qualidade do serviço oferecido aos pacientes é criando uma rotina de envios de pesquisas de satisfação. Essa é uma prática consolidada no mercado e que traz informações importantes para a empresa.

Ainda, ao conhecer a opinião dos pacientes, você descobrirá os pontos fortes e fracos do seu atendimento, de modo que as ações de melhorias sejam assertivas. Com um software médico, essas pesquisas podem ser totalmente personalizadas, enviadas e mensuradas automaticamente.

O software do iMedicina, por exemplo, oferece essa possibilidade.

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Maior adesão ao tratamento

O principal fator de influência na experiência do paciente é o sucesso do tratamento. Ao promover a cura ou, pelo menos, uma melhora no estado de saúde dele, você dá um grande passo para ser bem avaliado.

Entretanto, para que esses resultados sejam alcançados, é preciso que haja a adesão do paciente ao tratamento. Neste sentido, os principais softwares médicos do mercado contam com recursos que contribuem para tal objetivo, como é o caso da prescrição digital.

Ainda, com essa funcionalidade, o paciente pode receber sua receita ou atestado por e-mail ou por WhatsApp. Ou seja, ele não enfrenta mais o desafio de entender a letra do médico. Assim, a adesão ao tratamento é facilitada.

Organização dos dados dos pacientes

Outro benefício de contar com um software médico é a maior organização dos dados dos pacientes. Isso porque, ao dispor de um prontuário eletrônico, as informações são divididas em abas de fácil acesso.

Além disso, não há mais a necessidade de arquivar fisicamente diversos prontuários, pois todos os registros podem ser digitalizados. Com isso, a busca por históricos e outros dados médicos se torna mais ágil e prática, melhorando a experiência oferecida.

Mais agilidade no atendimento

Além de buscar um atendimento humanizado, o paciente também deseja que o consultório seja organizado e que tenha processos ágeis.

Assim, reduz-se a burocracia e os atrasos, permitindo que o paciente seja atendido no horário agendado. Ademais, você demonstra respeito ao tempo do paciente, evitando que a consulta médica se torne um problema entre os seus compromissos.

Software médico com recursos de marketing digital

As estratégias de marketing médico não visam apenas a captação de novos pacientes, mas também a fidelização. Porém, para que eles se tornem fiéis, precisam ser recompensados com uma experiência positiva e diferenciada.

Por isso, ao implementar um sistema de gestão digital no consultório, você também passa a dispor de funcionalidades que melhoram o relacionamento com os pacientes. Isso inclui o envio de SMS para lembrete de consulta, disparo segmentado de e-mail marketing, pesquisas de satisfação e ampliação dos canais de comunicação.

Enfim, como você pode perceber, esses sistemas são ferramentas completas e indispensáveis para um consultório médico que deseja se diferenciar da concorrência e continuar a atrair e fidelizar pacientes.

Portanto, se você também tem este objetivo, não perca tempo e considere a incorporação de um software médico nos seus processos internos. Em consequência disso, você estará promovendo uma melhora significativa na experiência do paciente.

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