Software médico: como ele maximiza a experiência do paciente?

Software médico: como ele maximiza a experiência do paciente?

Assim como qualquer outro tipo de negócio, os consultórios e clínicas médicas precisam buscar novos diferenciais e alternativas para maximizar a experiência do paciente. Isso inclui, por exemplo, a implementação de um software médico.

No entanto, a promoção dessa melhoria vai além disso. Em primeiro lugar, é preciso conhecer o perfil do seu público e entender quais são as expectativas dele ao buscar o seu serviço. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

Por que é importante melhorar a experiência do paciente?

Com o advento das novas tecnologias, e com a popularização da internet, entramos na era da informação. Agora, a busca por respostas a quaisquer dúvidas, e por feedbacks sobre os profissionais, coloca as empresas a um clique de distância.

Em função disso, os consumidores se tornaram mais exigentes com a experiência oferecida por um serviço ou produto. Dessa forma, a tendência é que sobrevivam apenas aqueles que se preocupam com o encantamento dos clientes.

Ainda, no setor da saúde, o conceito de experiência do paciente é um pouco mais amplo. Segundo o Beryl Institute, organização que estuda o assunto, essa experiência envolve todas as interações que influenciam a percepção do paciente sobre a continuidade de um serviço.

Diante disso, é possível entender que, para maximizar a experiência do paciente, é preciso promover melhorias em todas as etapas percorridas por ele. Isso vai desde a descoberta de uma doença até o relacionamento pós-consulta.

Nesse contexto, preocupar-se em fornecer uma experiência satisfatória é determinante não apenas para a fidelização dos pacientes, mas também para melhorar a imagem tanto do profissional de saúde quanto do consultório ou clínica médica.

Aspectos que contribuem para otimizar a experiência do paciente

Agora que você entendeu a importância de melhorar a experiência do paciente, chegou o momento de descobrir como promover essa otimização. A seguir, listamos os principais fatores que mais influenciam na relação com o paciente:

  • Ambiente amigável e acolhedor: ao procurar um serviço de saúde, o paciente tende a estar lidando com algum desconforto ou preocupação com seu quadro clínico. Por isso, é necessário que o seu consultório ofereça um ambiente acolhedor e amigável;
  • Higienização: toda empresa voltada para o segmento de saúde precisa primar pela higiene das suas instalações. Além de trazer mais confiança para o paciente, essa prática traz mais segurança para ele, reduzindo o risco de infecções e outras doenças;
  • Atendimento humanizado: um atendimento de qualidade é aquele que demonstra empatia, respeito e cordialidade ao paciente, onde o médico e seus funcionários entendem as particularidades dele e dedicam a atenção necessária;
  • Modernização dos processos: para otimizar o tempo do paciente, é necessário otimizar os processos do consultório com a implementação de ferramentas digitais, como um software médico. Assim, você personaliza o atendimento, amplia a comunicação com ele, melhora o relacionamento pós-consulta e oferece um serviço mais assertivo.

Dessa forma, ao informatizar o consultório, você passa a contar com novas funcionalidades que otimizam a sua rotina e a de seus colaboradores, contribuindo para a maximização da experiência do paciente.

Como o software médico atua na experiência do paciente?

No tópico anterior, você entendeu a importância de se preocupar com a experiência do paciente e conheceu os principais meios de otimizá-la. Então, precisamos falar sobre como um software médico pode facilitar o alcance desse objetivo.

Em primeiro lugar, essa ferramenta dispõe de funcionalidades que promovem melhorias importantes em diversas etapas da jornada do paciente. Ou seja, caminho percorrido por ele para a marcação de uma consulta.

Segundo, um software médico permite o acompanhamento da satisfação do paciente com todos os processos do consultório, coletando informações importantes para continuar a maximizar a experiência oferecida. A seguir, saiba como as ferramentas digitais poderão lhe ajudar nessa tarefa.

Agendamento online integrado ao software médico

Em uma jornada normal, o paciente chega até o seu consultório por meio de pesquisas na internet, que o ajudaram a identificar um sintoma. Nesses casos, ele está pronto para marcar uma consulta, mas a dificuldade em fazê-lo pode causar uma má impressão.

Assim, para evitar que esse primeiro contato seja marcado por uma experiência negativa, é importante contar com um sistema de agendamento online. Com isso, ele pode marcar um horário pela internet, sem intermediários e no momento que estiver disponível.

Humanização do atendimento

Promover a humanização do atendimento é um dos principais diferenciais que um consultório médico pode ter. Isso porque, ao tratar o paciente com respeito e empatia, você causa grande impacto positivo na experiência dele.

No entanto, com uma rotina repleta de compromissos, nem sempre o profissional de saúde possui a disponibilidade necessária para levar o consultório a este nível de excelência no atendimento. 

Prontuário Eletrônico Gratuito

Neste sentido, contar com um sistema médico de gestão é fundamental, pois diversas tarefas rotineiras passam a ser automatizadas pela ferramenta. Assim, você e seus colaboradores têm mais tempo para se dedicar à humanização do atendimento.

Pesquisa de satisfação como recurso do software médico

A principal maneira de avaliar a qualidade do serviço oferecido aos pacientes é criando uma rotina de envios de pesquisas de satisfação. Essa é uma prática consolidada no mercado e que traz informações importantes para a empresa.

Ainda, ao conhecer a opinião dos pacientes, você descobrirá os pontos fortes e fracos do seu atendimento, de modo que as ações de melhorias sejam assertivas. Com um software médico, essas pesquisas podem ser totalmente personalizadas, enviadas e mensuradas automaticamente.

O software do iMedicina, por exemplo, oferece essa possibilidade.

E-book: O guia completo sobre NPS para médicos

Maior adesão ao tratamento

O principal fator de influência na experiência do paciente é o sucesso do tratamento. Ao promover a cura ou, pelo menos, uma melhora no estado de saúde dele, você dá um grande passo para ser bem avaliado.

Entretanto, para que esses resultados sejam alcançados, é preciso que haja a adesão do paciente ao tratamento. Neste sentido, os principais softwares médicos do mercado contam com recursos que contribuem para tal objetivo, como é o caso da prescrição digital.

Ainda, com essa funcionalidade, o paciente pode receber sua receita ou atestado por e-mail ou por WhatsApp. Ou seja, ele não enfrenta mais o desafio de entender a letra do médico. Assim, a adesão ao tratamento é facilitada.

Organização dos dados dos pacientes

Outro benefício de contar com um software médico é a maior organização dos dados dos pacientes. Isso porque, ao dispor de um prontuário eletrônico, as informações são divididas em abas de fácil acesso.

Além disso, não há mais a necessidade de arquivar fisicamente diversos prontuários, pois todos os registros podem ser digitalizados. Com isso, a busca por históricos e outros dados médicos se torna mais ágil e prática, melhorando a experiência oferecida.

Mais agilidade no atendimento

Além de buscar um atendimento humanizado, o paciente também deseja que o consultório seja organizado e que tenha processos ágeis.

Assim, reduz-se a burocracia e os atrasos, permitindo que o paciente seja atendido no horário agendado. Ademais, você demonstra respeito ao tempo do paciente, evitando que a consulta médica se torne um problema entre os seus compromissos.

Software médico com recursos de marketing digital

As estratégias de marketing médico não visam apenas a captação de novos pacientes, mas também a fidelização. Porém, para que eles se tornem fiéis, precisam ser recompensados com uma experiência positiva e diferenciada.

Por isso, ao implementar um sistema de gestão digital no consultório, você também passa a dispor de funcionalidades que melhoram o relacionamento com os pacientes. Isso inclui o envio de SMS para lembrete de consulta, disparo segmentado de e-mail marketing, pesquisas de satisfação e ampliação dos canais de comunicação.

Enfim, como você pode perceber, esses sistemas são ferramentas completas e indispensáveis para um consultório médico que deseja se diferenciar da concorrência e continuar a atrair e fidelizar pacientes.

Portanto, se você também tem este objetivo, não perca tempo e considere a incorporação de um software médico nos seus processos internos. Em consequência disso, você estará promovendo uma melhora significativa na experiência do paciente.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: