Em um mercado cada vez mais competitivo, entender as necessidades e demandas dos pacientes tem sido essencial para quem deseja se destacar no mercado. Uma das principais questões que precisam ser avaliadas pelos profissionais de saúde é que o paciente, principalmente aquele que possui acesso à internet, é exigente, bem informado e empoderado. Assim, é necessário fornecer a ele o máximo de informações possíveis para garantir confiabilidade e sejam maiores as chances de conversão.
Você sabe, de fato, quais são as informações essenciais que você precisa disponibilizar ao paciente? Reunimos tudo o que o paciente deseja encontrar sobre o médico ao fazer uma busca na internet. Confira, a seguir.
Ao procurar por um profissional na internet, existem algumas informações que o paciente julga ser essencial. Assim, ele consegue avaliar se aquele é, ou não, uma boa opção para lhe atender.
É importante imaginá-las como um cartão de visitas virtual. Ou seja, é a sua primeira forma de se apresentar para seu paciente. Por isso, é ideal que o médico as apresente de forma clara e objetiva.
Confira as 6 informações sobre o médico que o paciente deseja encontrar na internet.
A foto de perfil é o primeiro elemento que o paciente irá buscar. A imagem do médico faz com que o profissional seja identificado e reconhecido, assim como acontece com as marcas.
Assim, para garantir uma boa primeira impressão, é imprescindível que você se atente à foto que irá compartilhar, garantindo que ela seja profissional e transmita confiabilidade.
Veja quais são as técnicas para transmitir uma boa impressão através da imagem:
As opiniões (ou feedbacks) são um dos pontos que mais contribuem para atrair novos pacientes. Especialmente quando eles estão em busca de um profissional que ainda não conhecem.
Portanto, peça aos seus pacientes que respondam pesquisas de satisfação sobre o seu serviço (que podem ser enviadas por campanhas de e-mail marketing, por exemplo). Após colher a opinião sobre o seu atendimento, disponibilize as respostas em seu site, redes sociais e outros canais de comunicação.
Essa é mais uma informação bastante pertinente para o paciente que deseja marcar uma consulta com o especialista. Afinal, ao verificar o preço ou se há a possibilidade de consulta pelo convênio médico, ele poderá certificar-se se está ou não dentro de suas condições. Assim, ele decide sobre a continuidade das suas pesquisas sobre o profissional.
Se porventura ele não encontra essa informação, o paciente pode desistir do profissional. Ou terá que entrar em contato com a clínica para perguntar sobre valores, o que provavelmente irá diminuir a qualidade da experiência do paciente.
Portanto, nossa recomendação é que você divulgue, no seu site médico, os valores estimados para a primeira consulta ou procedimentos.
Seguindo a lógica da lista de preços, a listagem de serviços também precisa estar disponível de forma clara e objetiva na internet.
Afinal, é muito comum a pesquisa por sintomas na internet. Com isso, você ajuda o paciente a decidir qual é o profissional mais indicado para iniciar o seu tratamento. Se você detalhar os procedimentos realizados na sua clínica ou consultório, as buscas do usuário se tornarão mais práticas e ele poderá decidir de forma mais segura e assertiva.
O endereço do seu consultório é mais uma informação que deve constar em todos os seus canais de atendimento. Assim o paciente saberá onde te encontrar e decidir se a localização é ou não viável para ele. Além disso, será possível se programar para a ida à consulta.
Para tornar a experiência do paciente ainda melhor, você pode disponibilizar em seu site um mapa com as rotas até o seu consultório. Informe se existem opções de estacionamento próximos ou para pacientes no local de atendimento.
Caso você atenda por telemedicina, deixe essa informação disponível no seu site. Assim, ainda que sua localização seja de difícil acesso para alguém, é possível realizar uma consulta virtual. Ou seja, essa informação fará com que você não perca pacientes por dificuldade de acesso.
Por fim, não deixe de incluir as suas experiências, histórico e currículo profissional. Para isso, você pode criar uma página “Sobre” ou “Corpo Clínico” em seu site.
Essas informações são muito buscadas pelo paciente e ainda transmitem confiabilidade e segurança, aumentando as chances de conversão.
Esperamos que você tenha compreendido as 6 informações mais procuradas pelo paciente quando o assunto é o profissional de saúde. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações a respeito do marketing médico.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment