Marketing para médicos: aprenda com as estratégias do iMedicina

O Marketing para médicos

Marketing para médicos é tão essencial quanto em qualquer outro setor. A captação de novos pacientes, bem como o a fidelização, o relacionamento com paciente e o reforço da autoridade do especialista são objetivos dentro de um consultório ou clínica médica que podem ser muito beneficiados com uma boa estratégia.

Para exemplificar a afirmação acima, vamos considerar aqui a jornada do paciente. Ela diz respeito a todos os estágios que o paciente atravessa, desde a identificação de um sintoma até a etapa em que ele avalia o atendimento do profissional de saúde e o indica para conhecidos.

O iMedicina desenvolveu uma metodologia que alia o software médico com estratégias de marketing para impactar pacientes em todos os momentos da jornada.

Desse modo, a atração e fidelização de pacientes é implementada na rotina do médico, de modo que ele alcance melhores resultados para seu negócio, de forma sustentável, gastando menos tempo e esforço.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça as principais estratégias do iMedicina para o marketing médico a seguir.

Marketing para médicos: o que é?

Antes de aprofundar sobre a jornada do paciente e como funcionam as estratégias desenvolvidas pelo iMedicina, é preciso explicar o que é o marketing médico e qual é a sua diferença para o marketing convencional. 

O marketing é um conjunto de processos que visam criar, comunicar, fornecer e trocar ofertas que tenham valor para o mercado.

Já o marketing médico consiste em promover e divulgar os trabalhos do médico, bem como comunicar e entregar valor para os pacientes. Esses objetivos são alcançados por meio de estratégias especificas, que variam de acordo com o perfil do público que se quer alcançar, levando em consideração as especificidades da publicação médica regida pelo Conselho Federal de Medicina.

Qual a importância das estratégias de marketing nesse setor?

Em 2018 existiam 450 mil médicos com CRM ativo no país. A estimativa é que esse número aumente 5,5% ao ano. Com esse dado simples, fica fácil entender que a concorrência está ficando cada vez mais maior.

As transformações tecnológicas também são responsáveis por acirrar a dificuldade de se manter no mercado como médico empreendedor. Isso porque os pacientes ficaram mais exigentes com a quantidade de informação disponível no ambiente digital, auxiliando a escolha pela melhor experiência.

Por dia, milhares de pessoas pesquisam conteúdos relacionados à área da saúde. E essas pessoas são impactadas pelos mais diversos tipos de materiais que são oferecidos virtualmente.

Ter uma estratégia de divulgação é o grande diferencial para se obter êxito nos pilares de crescimento de qualquer consultório: atração, fidelização e relacionamento com pacientes. Nesse sentido, o marketing médico assume um papel de protagonista na busca por uma boa execução nas estratégias.

Como o iMedicina auxilia o marketing para médicos

A jornada do paciente é dividida em 5 etapas, que englobam o pré e o pós-consulta. Tais estratégias visam atrair, engajar, converter e criar relacionamento.

Para cada etapa, o iMedicina desenvolveu estratégias que proporcionam uma experiência única no pré e no pós-consulta ao futuro paciente, além de reforçar toda a autoridade do profissional de saúde na área em que ele atua.

Conheça os cinco momentos e saiba como atuar de acordo com as estratégias do iMedicina para alcançar melhores resultados no seu consultório.

Chame a atenção

Como mencionado, por dia as pessoas são impactadas pelos mais diversos conteúdos médicos no ambiente digital. Chamar a atenção de qualquer pessoa em meio a tantas ideias, exige do profissional de saúde uma estratégia bem inteligente para se destacar dos demais.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem um papel importante, pois a melhor forma de conquistar a atenção de alguém é oferecendo algo em troca. Portanto, ofereça informação de qualidade!

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Esse primeiro contato é essencial para cativar quem estiver buscando por informações online e obter sua confiança: início do relacionamento.

Mostre toda sua autoridade 

Uma vez que conseguiu prender a atenção da pessoa, é hora de mostrar todo conhecimento sobre a área de atuação. Uma boa estratégia a ser adotada nesse momento é o oferecimento de conteúdos úteis, informativos e mais aprofundados.

Esses materiais vão reforçar toda a autoridade do profissional de saúde, além de aproximar o vinculo que começou a ser criado.

Nesse ponto, é interessante ter por exemplo um blog com artigos, vídeos e infográficos sobre temas gerais de saúde, prevenção, tratamentos, sintomas, etc.

Também podem ser utilizados links patrocinados dos conteúdos em rede de pesquisa do Google para facilitar o acesso da pessoa aos materiais.

Minimize as dúvidas

Após conseguir chamar a atenção e engajar a pessoa nos conteúdos disponibilizados, é hora de tirar as possíveis dúvidas que ele tiver sobre a área de atuação do profissional de saúde.

Nesse sentido, ter um site que consiga apresentar dados importantes, como formação, principais atendimentos, endereço, contato e outros faz toda a diferença para a tomada de decisão do paciente.

Esse endereço na web precisa ser capaz de tirar todas as dúvidas, além de o conduzir até o caminho para efetuar o agendamento da consulta. Para auxiliar nessa missão.

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita do Google que atua em conjunto com o site na função de informar o paciente. Nela é possível colocar o endereço dos locais de consulta, horário de funcionamento, meios de contato e ainda oferece a possibilidade de receber avaliações para demonstrar ainda mais sua expertise na especialidade.

Ofereça facilidades para agendamento de consulta

Uma boa estratégia de marketing para médicos também se preocupa em oferecer facilidades para tornar a tomada de decisão mais tranquila. Nesse sentido, ter o processo de marcação de consulta livre de problemas é muito importante.

Utilizando uma ferramenta de agendamento online como a do iMedicina, o paciente pode preencher um formulário online, escolhendo a data e o horário na agenda do médico, ou ligar para o consultório com apenas um clique, desde que esteja em horário comercial.

Com essa solução, alguns problemas no momento da marcação da consulta, como linha telefônica ocupada ou agendamentos nas mesmas datas, têm menos chances de acontecer.

Ofereça um pós-consulta incrível

Para fidelizar um paciente, é essencial que se ofereça um pós-consulta diferente. No software do iMedicina por exemplo, o médico consegue utilizar ferramentas para ampliar o relacionamento após o atendimento médico.

Dentre elas, pode-se destacar o sistema de tags, que é encontrado no prontuário eletrônico. Essa solução envia uma série de materiais, separados pelo profissional de saúde, que são complementares ao tratamento que está sendo realizado.

Outra ferramenta que pode ser aplicada no marketing para médicos é a pesquisa de NPS. Esse questionário avalia o grau de satisfação do paciente. Assim, se ele por acaso der uma nota baixa, é possível realizar intervenções para elevar a satisfação e o fidelizar ao consultório.

Viu como as estratégias do iMedicina podem te destacar da concorrência? Entenda aqui 4 motivos para fazer seu marketing médico com o iMedicina!

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