Melhore a gestão da sua clínica médica: um guia para 2021

relacionamento com o paciente

O crescimento sustentável de qualquer negócio depende de um bom planejamento de médio e longo prazo. No caso dos profissionais de saúde, a atenção dedicada à gestão da clínica médica irá determinar o seu sucesso ou fracasso.

Neste sentido, preparamos um guia com as práticas que você precisa considerar para que, no ano de 2021, o seu consultório alcance os resultados esperados. Então, se ficou interessado, continue a leitura do artigo.

A importância do atendimento humanizado na clínica médica

A qualidade do atendimento prestado sempre foi um aspecto muito valorizado pelos pacientes. Com a evolução tecnológica, apareceram novas possibilidades para tornar a relação com o público ainda mais cordial e facilitada.

Assim, surge o conceito de atendimento humanizado, que consiste em tratar o paciente com respeito, empatia e atenção, estando sempre atento as suas necessidades e expectativas com o serviço prestado.

Além disso, a humanização é fundamentada na ideia de que a procura por um profissional de saúde indica uma preocupação, desconforto e angústia com algum aspecto da saúde. Por isso, a clínica médica deve ser um lugar que inspire acolhimento.

Desse modo, é preciso treinar sua equipe, dispor de um ambiente agradável e, principalmente, estar preparado para realizar a melhor consulta possível. Ao implementar o atendimento humanizado na sua clínica médica, você dá um importante passo para o sucesso em 2021.

O planejamento financeiro na gestão da clínica médica

A principal medida para manter a lucratividade e evitar ser surpreendido por despesas inesperadas é fazer um bom planejamento financeiro. Essa prática traz tranquilidade e maior assertividade para as finanças do consultório.

Além disso, em períodos difíceis, planejar suas receitas e despesas garante a previsibilidade do caixa. Assim, você consegue se preparar para o momento crítico, sem precisar fechar as portas.

Atualmente, existem inovações tecnológicas que facilitam o controle financeiro, tornando-o mais prático e assertivo. Então, para começar a traçar o seu planejamento, considere as seguintes informações:

  • faça o mapeamento de cada despesa prevista para o ano, seja ela fixa ou variável;
  • analise as projeções financeiras para o país;
  • estime a quantidade de atendimentos necessários para alcançar o lucro esperado;
  • avalie o crédito disponível para o seu negócio em casos emergenciais;
  • destine um percentual da sua receita para ter uma reserva financeira.

Portanto, com essas informações, você tem tudo o que precisa para planejar as finanças da sua clínica médica. Porém, lembre-se que esse controle deve ser flexível e adaptável a novas situações.

Estabelecer metas é fundamental

Para encontrar o melhor caminho a seguir, precisamos saber onde queremos chegar. Esta premissa nos ajuda a entender a importância de estabelecer metas, tanto pessoais quanto profissionais.

Neste sentido, aproveite o momento de planejamento para o ano de 2021 e defina quais objetivos deseja alcançar. Assim, você terá como acompanhar o seu desenvolvimento mês a mês e verificar se está próximo ou não de chegar à sua meta.

Outrossim, a definição dos objetivos permite que você motive os seus funcionários. Porém, ao criar essas metas, considere a realidade da sua clínica médica, o planejamento financeiro e o público-alvo do negócio. 

Com isso, você será capaz de traçar objetivos que sejam palpáveis. Caso contrário, a tendência é de que chegue ao fim do ano angustiado e desanimado por não ter alcançado a meta que, na verdade, era intangível desde o início.

Mapear e otimizar os processos internos da clínica médica

Cada tarefa diária da clínica médica é baseada em pequenos processos que precisam ser realizados para que o resultado esperado seja obtido. Quando alguma ação não está sendo feita corretamente, basta avaliar qual parte do processo está em desacordo.

No entanto, a falta de mapeamento impossibilita que essas melhorias sejam realizadas. Ademais, esse desconhecimento não permite que a rotina do consultório seja otimizada.

Por isso, outra importante dica para o ano de 2021 é: faça o mapeamento de cada atividade realizada por você e pelos seus funcionários. Com essas informações em mãos, você terá facilidade em padronizar o atendimento e melhorar o pós-consulta.

A importância de oferecer a melhor experiência para o paciente na clínica médica

O conceito de experiência do paciente envolve todas as interações que ele realiza com a clínica médica e que influenciam na sua percepção sobre a empresa. Essas interações compreendem tanto o momento da busca pelo médico quanto o período do pós-consulta.

Diferente de satisfação, a experiência do paciente diz respeito a tudo aquilo que foi vivenciado por ele ao realizar uma consulta, sendo uma ideia mais baseada em fatos do que em expectativas.

Assim, qualquer profissional de saúde que pretende aumentar a sua base de pacientes em 2021 deve adotar medidas que melhorem essa experiência. Para tal, você precisa se preocupar com os seguintes aspectos:

  • estabelecer uma comunicação cordial e ativa com o paciente;
  • oferecer uma forma eficiente de agendamento online de consultas;
  • dispor de ferramentas digitais que agilizam o atendimento;
  • melhorar o relacionamento pós-consulta;
  • implementar processos eficientes;
  • capacitar os funcionários para oferecer um atendimento humanizado.

Faça pesquisas de satisfação

É normal que alguns equívocos sejam difíceis de perceber durante a execução de um trabalho no dia a dia. Por isso, é essencial buscar alternativas para que os seus pacientes avaliem a qualidade do seu serviço.

Apenas com a opinião do seu público será possível ter uma avaliação mais próxima da realidade. Nesse sentido, uma prática presente na rotina de grandes empresas é o envio de pesquisas de satisfação.

Ainda, essas avaliações costumam ser baseadas no método NPS (Net Promoter Score). Nele, o paciente receberá o seguinte questionamento: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa clínica para um amigo ou familiar?”.

Posteriormente, as respostas são agrupadas e os pacientes podem ser classificados como detratores, promotores ou neutros. Além disso, a pesquisa permite que a pessoa justifique sua resposta, o que poderá trazer feedbacks importantes para que melhorias pontuais sejam implementadas.

Utilize a tecnologia a seu favor nos processos da clínica médica

Outra dica que não poderia faltar no seu planejamento para 2021 é o investimento em tecnologias essenciais. Para ter uma gestão eficiente, o uso de um software médico seguro e de um bom prontuário eletrônico é imprescindível.

Além da praticidade no preenchimento das informações, esses sistemas são automatizados e realizam diversos processos automaticamente. Com isso, a gestão se torna mais ágil e eficiente, reduzindo a ocorrência de erros humanos.

Portanto, se você deseja iniciar o ano de 2021 preparado para os novos desafios, considere as medidas sugeridas neste guia. Dessa forma, são grandes as chances deste ser um ano de crescimento para sua clínica médica.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: