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Como usar Modelos de Documentos e Anamnese no iMedicina

No momento de atender um paciente, é necessário que o profissional tenha o máximo de foco na pessoa que está atendendo do que em papéis ou registros digitais. É o paciente quem importa.

Pensando nisso, o iMedicina criou um módulo de configuração de modelos de documentos pré-configurados para impressão rápida e auxílio na fluidez e dinamismo dos registros em prontuários enquanto o médico está focado no paciente.

Para entender melhor como essas ferramentas funcionam e podem ser de grande auxílio no dia-a-dia do consultório, assista a esse vídeo do Dr. Raphael Trotta que explica tudo na prática e não deixe de conferir o restante deste artigo!

https://www.youtube.com/watch?v=GbmznWxIPOM

 

Iniciar um atendimento

Na tela inicial do iMedicina, utilizando a vista escolhida para a agenda, basta clicar no card do paciente que irá atender e, em seguida, no botão “Iniciar Atendimento” que aparecerá no menu lateral direito.

Feito isso, você será direcionado à tela de atendimento do sistema, onde poderá acessar todas as informações daquele paciente, utilizar modelos de anamnese, documentos, planilhas, gráficos e prescrições de forma rápida e prática.

Para começar, basta selecionar um modelo de anamnese já configurado no seu sistema ou começar a escrever do zero os dados desejados daquele atendimento.

Seus dados de anamnese são salvos automaticamente a cada 10 segundos, mas para salvá-los manualmente, basta clicar no botão “Salvar e continuar” quando quiser.

O importante aqui é lembrar que, após clicar em “Finalizar atendimento”, os dados não poderão mais ser alterados no prontuário por via de segurança.

Sabendo disso, certifique-se de que a anamnese foi preenchida corretamente e que o atendimento realmente poderá ser finalizado naquele momento.

Modelos de Anamnese

No software iMedicina, você pode salvar modelos pré-prontos para anamnese dos diferentes casos comuns atendidos no seu consultório.

Mesmo durante um atendimento, você pode salvar os dados já inseridos para utilizar como modelo para um próximo paciente.

No menu lateral esquerdo da plataforma, acessando “Configurações” e, em seguida, “Modelos de documentos” Você consegue adicionar e editar modelos pré-prontos para atestado médico, encaminhamento, prescrição, anamnese, solicitação de procedimento e outros documentos.

Dados variáveis em modelos de documentos

Para facilitar ainda mais a vida do profissional, ao criar um modelo de documento, ele poderá adicionar dados variáveis a serem preenchidos automaticamente pelo sistema.

Esses dados variáveis podem ser puxados da data e hora do atendimento, dos dados cadastrados da clínica e do profissional ou até mesmo da ficha do paciente.

Dessa forma, é possível emitir documentos pré-configurados com um clique e imprimí-los sem precisar digitar nada durante o atendimento.

Basta adicionar o código do dado variável desejado ao longo do texto do modelo para que a informação seja puxada automaticamente da sua conta iMedicina.

Pelo sistema, podem ser adicionados aos documentos dados variáveis como na tabela a seguir:

  • Data Atendimento: ${ATTENDANCE_DATE}
  • Data Atual: ${CURRENT_DATE}
  • Nome Clínica: ${CLINIC_NAME}
  • Nome Professional: ${HEALTH_PROFESSIONAL_NAME}
  • Nome Paciente: ${PATIENT_NAME}
  • Endereço Clínica: ${CLINIC_ADDRESS}
  • Cep Paciente: ${PATIENT_CEP}
  • Rua Paciente: ${PATIENT_ADDRESS}
  • Número Paciente: ${PATIENT_NUMBER}
  • Bairro Paciente: ${PATIENT_NEIGHBORHOOD}
  • Cidade Paciente: ${PATIENT_CITY}
  • Estado Paciente: ${PATIENT_REGION}
  • Complemento Paciente: ${PATIENT_ADDRESS2}
  • Idade Paciente: ${PATIENT_AGE}
  • Data Nascimento Paciente: ${PATIENT_BIRTHDATE}
  • Nome Responsável Paciente: ${PATIENT_RESPONSIBLE}
  • Telefone Clínica: ${CLINIC_PHONE}
  • Email Clínica: ${CLINIC_EMAIL}
  • Especialidade: ${HEALTH_PROFESSIONAL_SPECIALTY}
  • Número de Registro: ${HEALTH_PROFESSIONAL_NUM_DOCUMENT}
  • CPF Paciente: ${PATIENT_CPF}
  • RG Paciente: ${PATIENT_RG}
  • Telefone do Paciente: ${PATIENT_PHONE}
  • Email do Paciente: ${PATIENT_EMAIL}

Mudança de tela e retorno para tela de atendimento

Caso exista a necessidade de sair da tela de anamnese no momento de um atendimento sem antes finalizá-lo, não se preocupe: é fácil retornar sem ter perdido seus dados.

Abrindo a ficha do paciente pelo card de agendamento, no lugar de aparecer o botão de “Iniciar Atendimento” você encontrará o botão “Em atendimento”. Basta clicar nele para retornar à tela de anamnese e dar continuidade ao que precisar registrar.

Planilhas e gráficos no prontuário

Na tela de atendimento, do lado direito, você encontra um botão chamado “Planilhas e Gráficos”. Para inserir um gráfico ou planilha de acompanhamento de exames e outros dados do paciente, basta selecionar a opção desejada e clicar em “+Adicionar”.

O sistema te pedirá para adicionar um título para aquele gráfico ou planilha e liberará a inserção dos dados, que poderão ser incrementados a cada retorno desse paciente ao seu consultório.

Documentos de Prescrição Rápida

O iMedicina conta com uma integração com o banco de dados Memed, que por sua vez, oferece mais de 60 mil medicamentos para prescrição digital rápida, além de posologias padrão (que podem ser editadas), preço médio do medicamento e alertas de interações medicamentosas.

Caso o medicamento prescrito no momento do atendimento necessite de receituário especial, o próprio sistema pede os dados necessários para imprimir rapidamente esse tipo de documento.

Outra facilidade que a prescrição rápida integrada com a Memed oferece é o envio da cópia digital do receituário ao paciente via SMS, sem cobrar nada por isso.

Assim como nos modelos de anamnese, modelos de documentos de prescrição e solicitações de procedimentos podem também ser pré-configurados da forma que o profissional desejar para uso rápido no consultório.

 

Complemente seu atendimento com o pós consulta no iMedicina

Após o comparecimento do paciente no seu consultório, vale lembrar que o relacionamento com ele não acaba no momento da finalização da consulta.

Para encantá-lo, incentivar a fidelização e recomendações, você pode contar também com as automações de retorno do iMedicina! Elas te ajudam a se manter próximo do paciente sem precisar dedicar tantas horas a esse processo.

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Escrito por
Equipe iMedicina