Como o NPS pode ajudar você a resolver o problema da agenda vazia

agenda vazia

Ao montar um consultório, o profissional de saúde espera que haja um aumento contínuo  da sua base de pacientes. Contudo, às vezes, mesmo com constantes investimentos, precisa lidar com o problema da agenda vazia. A explicação para isso pode estar na insatisfação das pessoas com o seu atendimento.

Porém, como medir ou mensurar esse sentimento? Com o NPS. Mas, você sabe como ele funciona? Quer aprender a aplicá-lo? Então, continue a leitura. A seguir, responderemos essas e muitas outras perguntas.

O que é NPS?

Trata-se de uma metodologia elaborada para avaliar o nível de fidelidade dos clientes em relação a qualquer perfil de empresa. O Net Promoter Score (NPS) foi desenvolvido em 2003 por Fred Reichheld e divulgado ao público na Harvard Business Review.

Ainda, essa ferramenta permite a mensuração da satisfação dos clientes através da seguinte pergunta: “De 0 a 10, quanto você indicaria a nossa empresa?”. Através das respostas, é possível fazer um levantamento e descobrir como o seu consultório é avaliado pelos pacientes.

Ademais, para obter essa avaliação, os respondentes da pesquisa são categorizados da seguinte forma:

  • promotores: nesta classificação se enquadram todas as respostas entre 9 e 10. Essas pessoas são consideradas clientes leais, que enxergam valor no produto ou serviço oferecido. No dia a dia de um consultório, é fundamental manter um contato próximo com esses pacientes.
  • neutros: são aqueles que não estão engajados com a empresa e que até podem estar satisfeitos, mas não são leais, pois não enxergam valor no seu serviço. Nesse perfil se enquadram todas as respostas de notas 7 ou 8;
  • detratores: nesta categoria estão as pessoas que responderam com notas entre 0 e 6. São os pacientes insatisfeitos e que precisam de mais atenção. Caso não seja possível mudar as opiniões deles, mesmo após se desculpar, evite atrair esse perfil para sua clínica.

Como calcular o NPS?

Agora que você conhece a classificação do Net Promoter Score, basta fazer um cálculo simples para obter o nível de satisfação dos seus pacientes. O primeiro passo é desconsiderar todas as respostas neutras, ou seja, que responderam com notas 7 ou8.

Em seguida, pegue o percentual de promotores, subtraia deles o percentual de clientes detratores e divida pelo total de respondentes. O resultado pode variar entre -100 e 100. Com esse dado em mãos, você pode avaliar o grau de satisfação dos seus clientes da seguinte forma:

  • zona de excelência: 75 a 100%;
  • de qualidade: 50 a 74%;
  • de aperfeiçoamento: 0 a 49%;
  • crítica: -100 a -1%.

Assim, você tem uma informação valiosa a sua disposição e que deve determinar as suas ações, pois, a depender do caminho escolhido, o seu consultório pode tanto alcançar o sucesso quanto ser enfrentar o problema da agenda vazia.

Como a mensuração desse dado pode evitar o problema da agenda vazia?

Do mesmo modo que ocorre em negócios de outros segmentos, mensurar os resultados da sua clínica médica é essencial para um crescimento constante. Por isso, ao utilizar o NPS e analisar as respostas, é possível despertar para um problema que, provavelmente, você não sabia que existia.

Além disso, quando os pacientes justificam as suas avaliações, você tem a oportunidade de conhecer os seus pontos fortes e também os fracos. Fora isso, o net promoter score oferece as seguintes vantagens:

Assertividade na tomada de decisões

Quando temos a exata noção dos problemas que mais incomodam os pacientes e também dos aspectos que mais os agradam, é possível planejar e executar ações mais assertivas, que visam corrigir os erros apontados e manter a qualidade dos fatores positivos.

Facilidade e simplicidade da aplicação

O NPS é uma ferramenta de fácil aplicação para um consultório, independente do seu porte. Como é baseada em uma única pergunta, ela pode ser facilmente enviada por e-mail para seus pacientes. Obviamente, se você dispor de um sistema que automatize o envio e consolide as respostas, a execução dessa estratégia é ainda mais facilitada.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Conhecer mais sobre o perfil de cliente ideal

Ao investir na captação e na fidelização dos pacientes, nem sempre sabemos se estamos impactando as pessoas certas. Com o NPS, é possível conhecer o perfil dos seus promotores e, assim, priorizar os investimentos na atração de pacientes com essas características, o que tende a melhorar o nível de satisfação com o seu serviço.

Como implementar o NPS e acabar com o problema da agenda vazia?

O Net Promoter Score é uma ferramenta de fácil implantação, pois não exige muitos recursos para ser realizada. Na verdade, ela pode até ser feita de modo manual, com o envio de e-mails individuais para seus pacientes após a consulta, ou pelo preenchimento de um formulário impresso que pode ser entregue no fim do atendimento.

Porém, no caso do e-mail, você precisaria ter um colaborador executando essa tarefa, o que, em alguns casos, pode exigir a contratação de uma novo funcionário. Já no caso do preenchimento, você teria uma despesa maior com compra de papel e suprimentos de impressão.

Além disso, periodicamente se faz necessário analisar as pesquisas, o que exigiria um grande trabalho de classificar as respostas e de realizar o cálculo padrão para obter o NPS. Por isso, recomendamos que você utilize a tecnologia a seu favor.

Uma possibilidade é usar o Formulários Google para criar as pesquisas e enviá-las. Embora essa ferramenta faça o levantamento automático dos percentuais das respostas, você irá precisar de outro recurso para calcular o NPS.

Ademais, nos principais softwares médicos do mercado, o envio de pesquisas de satisfação é um recurso disponível que, além de encaminhar a pesquisa, já apresenta o resultado de forma automática. Um desses sistemas é o iMedicina, você conhece?

Como o iMedicina pode evitar a recorrência da agenda vazia?

O iMedicina é uma ferramenta pensada e desenvolvida com a contribuição de diversos profissionais de saúde, o que a torna mais próxima às suas necessidades. Um dos recursos que oferece é o envio automatizado de e-mails para toda a sua base de pacientes.

Assim, é possível configurar o disparo das pesquisas de satisfação para o momento imediatamente após o fim da consulta. Nesse e-mail, além de poder avaliar o profissional em uma escala de 0 a10, o paciente também pode justificar a sua nota.

Ainda, o iMedicina recebe e armazena todas as respostas dessas pesquisas, inclusive os comentários, permitindo que você as acesse e tenha a percepção do valor do seu trabalho. Da mesma forma, você pode utilizar esses feedbacks para retirar insights de onde deve investir e o que deve ser melhorado.

Outrossim, essa ferramenta também possibilita o envio de e-mails convidando os seus pacientes a recomendarem o seu consultório, escrevendo avaliações que podem ser utilizadas como prova social nas suas ações de marketing médico.

Então, se você está lidando com o problema da agenda vazia, recomendamos que faça uso do NPS a fim de descobrir onde você está errando e, assim, realizar ações para corrigi-los. Para fazer essa pesquisa de modo eficiente, opte por um software médico seguro como o iMedicina.

Quer conhecer a solução de NPS do iMedicina? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: