O agendamento eletrônico reduz ausência de pacientes: saiba o porquê
Grandes clínicas e consultórios têm aderido ao sistema de agendamento eletrônico. Esse é um serviço que pode apresentar um diferencial em qualquer instituição. A praticidade e agilidade do processo de agendamento contribui para que os pacientes tenham um atendimento de qualidade e, como consequência, reduz a ausência deles nos horários marcados. Não apenas por isso, o sistema de agendamento on-line possui diversas vantagens que podem ser úteis aos pacientes e à própria clínica.
Caso você ainda utilize os modelos convencionais de agendamento, sabe que eles podem trazer muitos problemas. Entre eles, o erro de dados dos pacientes, alta demanda de trabalho para os secretários, filas para agendamento, confusão de horários, entre outros problemas.
Aderir ao método tecnológico de agendamento pode resolver esses pequenos deslizes que atrapalham a rotina da instituição. Abaixo, discutimos quais são os principais recursos que o sistema oferece que diminui a ausência dos pacientes.
Por que o paciente sente-se satisfeito com o método?
Um dos mais beneficiados com esse sistema nas clínicas é o paciente. Esse atendimento tem sido tão diferencial, que muitos estão optando por instituições que ofereçam esse tipo de serviço.
Para alguns pacientes, agendar uma consulta não é um momento muito confortável. Muitos têm vergonha de comparecer ao local ou até mesmo de fazer uma ligação. Por isso, ao oferecer esse tipo de serviço, o paciente pode acessar ao site de agendamento com total privacidade, seja de casa ou no trabalho.
Se você continuar com os serviços de agendamento via telefone, pode ser também uma boa opção, já que os pacientes terão mais de uma maneira de marcar a sua consulta. Eles podem ficar mais confortáveis em opinar qual tipo de atendimento preferem, podendo assim fortalecer a relação do paciente com a clínica.
Além disso, nesse modelo de agendamento, o consultório fica aberto 24 horas por dia. Então, o paciente pode marcar a consulta na hora que ele quiser, sem precisar se preocupar em encaixar apenas um momento para agendar uma consulta no meio da rotina corrida dentro do horário comercial.
É claro que nessas plataformas estarão tabelados todas as horas e dias disponíveis de consulta. O paciente tem a liberdade para escolher qualquer horário que fique melhor para ele.
Inclusive, se a sua clínica possui uma alta demanda de pacientes no dia e possui o agendamento convencional, podem se formar várias filas no call center ou mesmo presencialmente. Tanto que alguns pacientes desistem de agendar e acabam marcando alguma consulta ou exame em outra clínica. A vantagem é que o agendamento eletrônico não possui filas e evita-se de ocorrer esses transtornos.
Muitas vezes, os pacientes esquecem da consulta que estava marcada. Isso ocorre com frequência, tanto que as secretarias passaram a ligar para o paciente horas antes da consulta para lembrá-los de comparecer. Só que esse costume pode acarretar ainda mais trabalho para a sua recepcionista e fazer com que ela deixe de fazer coisas urgentes. Contudo, com o sistema de agendamento eletrônico, as chances do paciente se esquecer da consulta são bem baixas.
Isso porque alguns softwares desse serviço permitem o envio de lembretes para os pacientes via e-mail cadastrado ou até mesmo por mensagens de telefone. Se o intervalo de agendamento e consulta for muito grande, maior é a probabilidade de o paciente esquecer. Esse lembrete automático facilita a vida do paciente e da própria clínica.
O serviço pode ainda ser bom para o paciente, pois, ao solicitar o agendamento de uma consulta, o sistema pedirá o preenchimento de todos os dados corretamente. Assim, evita que dados pessoais como documento, endereço e telefone fiquem desorganizados e causem transtornos.
Quais são as vantagens para a clínica
O sistema de agendamento eletrônico também possui diversas vantagens para a própria clínica. O trabalho fica mais simples e ágil. As suas secretárias terão tempo para resolver assuntos de maior urgência.
Além disso, você pode reduzir os gastos com pessoal de call center, já que o agendamento on-line trabalhará justamente para atender toda a demanda. Por estar disponível a todo o momento, o consultório aumenta ainda mais as chances de agendamento de consultas.
Os sistemas de agendamento on-line também permitem uma maior organização dos agendamentos. O médico não fica perdido e tem ciência de qual será a sua próxima consulta e evita também a divergência de horários.
Geralmente, os sistemas são de fácil utilização e toda a sua equipe pode acessar o software. São sistemas simples que com poucos passos garantem uma gestão de qualidade dos horários marcados.
Todos os agendamentos feitos on-line permanecem armazenados no sistema. Sendo assim, sempre que desejar, o profissional da saúde pode ter acesso ao histórico desses agendamentos e gerar relatórios a fim de obter algumas informações específicas necessárias.
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