A clínica médica pode integrar diferentes especialidades — complementares ou não — em uma mesma estrutura, oferecendo ao paciente consultas, exames e até análises laboratoriais. Para ele, trata-se de mais comodidade e agilidade nos processos.
Para o médico, pode ficar a seguinte dúvida: o paciente é meu ou da clínica? No entanto, essa resposta depende de alguns fatores. Um deles é a responsabilidade da gestão.
Se a clínica médica faz todo o trabalho de atendimento, relacionamento, agendamento de consultas e outros, não haverá um controle seu sobre esse paciente — deixando-o livre para escolher, por exemplo, outro profissional da mesma especialidade.
A clínica é um passo importante para quem deseja consolidar seu nome no mercado e se preparar para crescer. Continue a leitura e saiba como estabelecer sua autoridade!
Uma clínica oferece a estrutura necessária tanto para o paciente quanto o médico. Profissionalmente falando, ela tem o espaço para que você desempenhe seu trabalho, mas realiza todo o processo de gestão dos pacientes.
Quando ela é formada por outros médicos de renome, você pode desfrutar das seguintes vantagens:
Clínicas médicas que têm profissionais de renome estão sempre em busca de excelência. Essa preocupação em oferecer os melhores serviços faz com que seus gestores invistam no desenvolvimento de todos.
É comum encontrar nesses espaços os equipamentos mais modernos e que proporcionam a realização de um trabalho sempre rápido, preciso e objetivo. Também é uma forma de se adquirir ou expandir conhecimento.
Trabalhar em uma clínica médica coloca você em constante convivência com profissionais da sua e de outras especialidades, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e gerando oportunidades futuras.
Como citamos na introdução deste artigo, o trabalho em uma clínica é um passo importante para que você consolide sua carreira como médico. Mas não deve parar por aí!
Mesmo com as vantagens citadas no tópico anterior, você pode se preparar para continuar avançando e ter seu próprio consultório — realizando todo o trabalho de gestão de cada processo e paciente.
Se você continua como associado a uma clínica médica, corre o risco de perder outras oportunidades que são fundamentais para a sua ascensão na carreira.
Conheça as principais:
Os demais profissionais podem incentivá-lo a continuar realizando seu trabalho, mas a clínica médica já possui uma equipe que está no topo e que recebe total atenção. Dificilmente você fará parte desse grupo — não por falta de mérito, mas de espaço.
Você investe em conhecimento, participa de seminários, faz cursos e está cada vez mais especializado em sua área. Em determinado momento, ficará a sensação de que falta uma valorização.
Caso você queira aumentar o valor de suas consultas, por exemplo, pode ter que negociar com a administração da clínica médica.
Além de alterar o valor das consultas, você pode sentir a necessidade de realizar outras mudanças: horário de atendimento, forma de marcar ou reagendar consultas, atender novos planos de saúde e outros.
Mais uma vez você vai se deparar com a falta de autonomia para realizar essas e demais mudanças. E isso ocorre porque a clínica médica já possui uma estrutura e processos que são rígidos.
Se você se identificou com as oportunidades perdidas, que foram citadas no tópico anterior, significa que deve se preparar para abrir o seu consultório — e essa é uma tarefa que exige bastante dedicação.
Ao buscar esse sonho, você se torna um médico empreendedor. E o empreendedorismo vem acompanhado de oportunidades, riscos e, principalmente, grandes responsabilidades. Por isso, exige persistência e planejamento!
A clínica médica onde você trabalha atualmente poderá fazer parte dos seus concorrentes, portanto, para ter destaque, é preciso encontrar o seu diferencial.
Algumas decisões são importantes para que sua transição aconteça da melhor forma. Fique atento às dicas para se planejar:
Você precisa de uma estrutura física simples e funcional, que deve ter:
Pode ser um diferencial escolher um local com sala para administração, estoque e copa. Além disso, a escolha do local envolve a facilidade de acesso ao paciente e a necessidade de reformas — o que pode aumentar o custo.
Na clínica, por exemplo, havia uma equipe preparada para fazer a gestão de todos os processos. Contudo, no consultório, sua estrutura será mais enxuta!
A solução, nesse caso, é automatizar o consultório. Um bom software médico pode auxiliá-lo na gestão de pacientes, do financeiro, de prontuários e de outros aspectos que envolvem a rotina do lugar.
Use a tecnologia a seu favor e escolha um software simples e fácil de utilizar, mas que atenda todas as necessidades do consultório.
Alguns pacientes o acompanharão nessa transição, pois valorizam e têm confiança em seu trabalho. No entanto, outros continuarão na clínica — por fatores que envolvem comodidade e afins.
Assim sendo, será preciso divulgar seu consultório para que seu trabalho seja conhecido e reconhecido por outros pacientes!
Você terá as seguintes opções:
Das três opções, a última é a mais indicada. Quando o software de gestão oferece serviços de marketing, permite que você visualize todos os resultados em um único painel — sem a necessidade de falar com diferentes parceiros.
A dissociação do seu nome em relação ao da clínica possibilita um destaque maior ao trabalho que você realiza. O paciente deixa de ser dela e passa a ser seu!
Para qualquer médico, esse reconhecimento é fundamental. Ele é fruto de um planejamento que envolve autonomia, gestão e processos definidos que estão alinhados com os seus valores e objetivos.
Ao abrir seu consultório, a relação médico-paciente se estreitará e você terá mais uma oportunidade para cuidar sempre bem de quem o respeita e valoriza sua profissão.
Perceba que a transição clínica-consultório requer um trabalho de construção da sua marca! E para continuar aprofundando o seu conhecimento, baixe o Guia para Marca Forte em Saúde.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment