O que é um software de Telemedicina?

telemedicina

Com a decisão do Ministério da Saúde de liberar a Teleorientação, o Telemonitoramento e a Teleinterconsulta, surgiram muitos novos softwares de Telemedicina

Embora a sua função principal seja realizar a conexão entre médicos e pacientes, existem muitas funcionalidades secundárias que visam facilitar a realização desses atendimentos. 

Conhecê-las fará com que você possa utilizar essa ferramenta em sua totalidade, otimizando o seu tempo e descomplicando o seu trabalho. 

Quer saber mais sobre a Telemedicina ? Então este artigo é para você. 

O que é a Telemedicina?

A Telemedicina é uma ferramenta que alia o exercício da Medicina com a tecnologia. Através dela, é possível assistir aos pacientes, promover a saúde, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões utilizando meios como o computador, tablet ou smartphone. 

O monitoramento de pacientes, a troca de informações médicas e a análise de resultados de exame é feito online, através de chamadas de vídeo e trocas de mensagem, e funciona como um meio de suporte à Medicina tradicional. 

A telemedicina foi regularizada pelo Ministério da Saúde e pelo CFM em caráter de exceção durante a pandemia da Covid-19. Portanto, qualquer médico pode realizar atendimentos virtuais enquanto a regulamentação estiver vigente. Para o exercício dessa modalidade de consulta, recomenda-se o uso de softwares próprios. 

Como funciona um Software de Telemedicina?

Como ainda não há uma normatização sobre qual meio utilizar para a realização de teleatendimento, alguns profissionais optam por usar recursos como o Telegram e o WhatsApp.

Apesar deles serem criptografados, não há garantia da segurança dessas ferramentas e, por isso, são comuns notícias de ataques de hackers nesses aplicativos. 

Diante da necessidade de ter uma comunicação transparente e segura, surgiram os softwares de telemedicina, que são ferramentas dedicadas à realização de atendimentos online, com funcionalidades que visam promover uma consulta descomplicada, completa e satisfatória tanto para o médico, quanto para o paciente. 

Veja, a seguir, o que são e como funcionam as principais funções dessas plataformas:

Armazenamento de dados

Prontuários, receituários, cadastro de clientes… são muitos os arquivos gerados durante uma consulta. Por isso, é necessário uma forma organizada e segura de armazenar esses dados. 

Embora pareça a forma mais fácil, armazenar no seu computador ou smartphone não é a forma mais segura, uma vez que esses aparelhos estão sujeitos a vírus, hackers, roubo e avarias que te façam perder os seus documentos. 

Atualmente, a forma mais segura de guardar arquivos é armazenando-os nas nuvens. As clouds, embora pareçam complicadas, são a forma mais prática e segura de salvar os seus dados. 

Os Softwares de Telemedicina já possuem integração com clouds e, portanto, o seu backup é feito automaticamente, sem risco de interceptação de arquivos, uma vez que eles são armazenados de forma criptografada. 

Assim, você poderá acessar os seus documentos de qualquer dispositivo e, somente apresentando o usuário e senha, terá em mãos prontuários, receituários e o cadastro dos clientes. 

Agendamento online

O agendamento online é uma tendência da Medicina e, se tratando de Teleatendimento, é praticamente um ítem obrigatório. Além de ser prático devido à organização, dispensa a necessidade de atender ligações o dia inteiro. 

Por isso, softwares de Telemedicina possuem a agenda integrada à plataforma. Assim, você poderá informar quais procedimentos você realiza, quais os valores e o cliente irá, por conta própria, marcar a sua consulta. 

A ferramenta de agendamento online do iMedicina permite enviar SMS e e-mail para lembrar os pacientes da consulta e confirmar o agendamento. Assim, você diminui as faltas e aumenta a sua produtividade. 

Prescrição eletrônica

Uma dúvida muito frequente dentre os médicos prestes a começar a utilizar a Telemedicina é: como irei prescrever medicamentos e emitir atestados médicos? A resposta é muito simples: através da assinatura digital. 

Ela tem a mesma validade do seu carimbo e rubrica e, para utilizá-la, você pode utilizar um plugin gratuito lançado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) para ser usado no Acrobat Reader, possibilitando que você assine digitalmente qualquer documento em PDF. 

Para utilizá-lo, você só precisa de um token com a sua assinatura digital, que pode ser feito por várias certificadoras. 

Com esse plugin, você poderá assinar prontuários e receitas, sempre garantindo que o documento irá ter validade jurídica.

Salas de conferência

Na hora de realizar as consultas, você precisará de um local para comunicar-se com o seu paciente. 

A sala de conferência é o meio de conectar-se e, para isso, ela deverá ser capaz de realizar chamadas de vídeo, ter um chat escrito e ter todas as suas ferramentas (prontuário, receitas, atestado, agenda…) sempre à mão, para que você possa utilizá-las durante o atendimento. 

Além disso, é necessário focar na segurança e privacidade do paciente. Por isso, é importante que as chamadas sejam gravadas e guardadas de forma protegida. E isso acontece da mesma forma que explicamos no tópico “armazenamento de dados”: na nuvem e através de criptografia.

Como escolher um software de Telemedicina?

Diante da grande quantidade de ofertas de softwares de Telemedicina, fica difícil decidir qual é o ideal para você. Por isso, separamos algumas perguntas que devem ser feitas antes de contratar determinada solução: 

  • o software tem todas as funções necessárias para que você realize bons atendimentos?
  • você e o seu paciente terão a certeza de que os seus dados e arquivos estarão seguros? 
  • o valor que irá pagar é condizente aos benefícios que o software irá te oferecer?
  • qual a opinião dos outros clientes à respeito da empresa que fornece o software?
  • além da Telemedicina, o software possui outras funcionalidades úteis para o seu consultório?

Após responder todas essas perguntas à respeito dos softwares pesquisados, você terá uma plataforma que se destaca. Depois de escolher o que mais te agrada, é hora de testá-lo e descobrir se ele realmente é a melhor plataforma para você. 

Testes irão te fazer ter certeza se o programa escolhido é o mais adequado às suas necessidades. 

Aqui no iMedicina temos um software completo e gratuito de relacionamento com pacientes. Através dele você pode: realizar consultas virtuais, agendar atendimentos virtualmente, emitir prescrições e atestados médicos, gerenciar as suas finanças, ter seus prontuários sempre à mão e diversas outras funcionalidades. 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!