O valor de um consultório médico modernizado

cnsultório médico modernizado

Com o perfil dos pacientes mudando a cada dia, ter um consultório médico modernizado pode ser um grande diferencial para a atração e fidelização de pacientes.

Na verdade, isso ganha ainda mais atenção ao considerar o grande número de médicos que se formam todos os anos no Brasil. Isso faz crescer a concorrência em todas as áreas.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo para explicar o porquê e como ter um consultório médico modernizado. Acompanhe a leitura até o final e não perca as dicas de como começar a modernizar o seu consultório.

Por que ter um consultório médico modernizado?

As vantagens de se construir um consultório médico modernizado vão muito além do acesso às ferramentas de trabalho mais modernas. Elas ajudam sim na oferta de um atendimento de qualidade aos pacientes e têm o seu valor.

No entanto, atualmente o atendimento tradicional já não é o suficiente para garantir a fidelização e a atração de novos pacientes para um consultório.

Na verdade, o que de fato é capaz de alcançar esses objetivos é o encantamento. Por outro lado, isso ocorre pela experiência completa que seu paciente experimenta em seu consultório.

Isso quer dizer que, além de equipamentos novos e atuais, o seu espaço deve se adequar às novas necessidades dos pacientes. O que está ligado a ter uma gestão eficaz e trazer conforto e segurança para as pessoas que se relacionam com a sua marca – seja dentro ou fora do seu consultório médico.

Dessa forma, você conseguirá se destacar da concorrência ao oferecer uma experiência completa e de excelência.

Quais são os benefícios de um consultório médico modernizado?

Veja agora alguns dos benefícios que você pode obter ao criar um consultório médico modernizado:

  • melhor experiência do paciente;
  • mais produtividade da equipe, trazendo mais tempo para o cuidado e a atenção com os pacientes;
  • melhora da imagem da sua marca aos olhos dos pacientes e da comunidade;
  • melhor relação entre o médico e o paciente;
  • novos formatos e canais para manter a conexão antes e após a consulta;
  • maior confiança e credibilidade do seu consultório;
  • paciente mais engajado e fidelizado;
  • maior atração de pacientes.

Como modernizar o consultório médico?

Primeiramente, você deve colocar o paciente em primeiro lugar sempre.

Afinal, sua intenção é que ele se sinta bem, seguro e confortável ao se relacionar com o seu consultório. Por isso, pense em maneiras com as quais você pode promover o seu bem-estar e a sua satisfação de uma maneira geral.

Além do mais, veja agora algumas dicas para você começar a ter um consultório médico moderno e atual.  

Analise a experiência do paciente no consultório

Melhorar a experiência do paciente deve ser, sem dúvida, um dos principais objetivos de qualquer consultório médico modernizado.  

Por isso, faça um exercício para avaliar a experiência completa do seu paciente no consultório.

Para isso, considere o percurso que ele faz. Pense nisso desde o momento em que o paciente entra pela porta, até o momento em que termina a consulta. Em seguida, analise toda a interação com o ambiente.

Por fim, antes de fazer a mudança, pense em como isso vai impactar a experiência do paciente no consultório. Se possível, pergunte a ele como se sente. Ouça sua opinião e críticas com atenção e respeito.

Cuide da aparência do seu consultório

Oferecer uma boa aparência a seu consultório é essencial para que seu paciente tenha uma boa experiência.

Para começar, analise se a pintura está em dia ou se você oferece uma boa iluminação. Os móveis estão em boa condição?

Além disso, você pode oferecer outros diferenciais, como a conexão Wifi de qualidade, além de poltronas confortáveis, por exemplo.

No final das contas, sua intenção é manter um ambiente agradável, em que seu paciente se sinta bem e acolhido. O paciente deve se sentir confortável, caso tenha que esperar um pouco mais até o momento da consulta.

Traga personalidade ao ambiente

Além de cuidar da aparência geral do seu consultório, não deixe de trazer personalidade e identidade ao ambiente.

Seu consultório deve estar de acordo com a imagem que você ou sua clínica passam ao mercado. Assim, o paciente se conecta com você dentro e fora do seu consultório.

Desse modo, a linguagem do seu estabelecimento de saúde deve ser compatível com a utilizada em seu site e nas suas redes sociais, por exemplo.

Analise sua presença online. Você gostaria de transmitir uma imagem mais séria e sóbria? Jovem e moderna? Ou informal e pessoal?  

Pois saiba que tudo isso influencia na imagem criada pelo seu paciente em relação à sua marca. Com isso, ele pode se identificar ainda mais com seu atendimento e viver uma experiência ainda melhor.  

Invista em equipamentos modernos e atuais

Além de não ter uma aparência moderna, os equipamentos mais antigos não trazem toda a funcionalidade dos atuais. Ainda, eles tendem a apresentar falhas com maior frequência.

Por isso, um consultório médico modernizado deve investir em equipamentos de ponta.

No final, isso favorece o seu atendimento, a sua segurança e a confiança de que o paciente está sendo atendido com o que há de mais novo e atual na área médica.

Tenha um software médico de confiança

O uso de um software médico confiável tem uma função muito ampla.

Afinal, quando você tem um sistema de gestão moderno e atual, você e a sua equipe ganham mais tempo para cuidar do que é mais importante: a experiência do paciente.

Com um software médico, você aumenta a produtividade da sua equipe, agiliza o atendimento e ainda reduz de forma significativa os possíveis erros operacionais.

Veja alguns exemplos de funcionalidades oferecidas pelo iMedicina para modernizar consultórios médicos:

  • agendamento de consultas online;
  • gestão otimizada;
  • prontuário eletrônico;
  • ferramentas de marketing médico integrado;
  • recursos avançados para manter a comunicação e encantar pacientes no pós consulta.

Invista na presença digital do seu consultório

Neste contexto, a presença digital atua como uma extensão do seu consultório. Isso quer dizer que você deve construir essa presença online com a produção de conteúdos relevantes sobre a sua especialidade. Tais informações devem ser publicadas com regularidade no seu site médico e nas suas redes sociais profissionais.

Lembre-se de que boa parte do seu relacionamento com o paciente acontece fora do consultório.

Ademais, também vale oferecer diferentes canais de comunicação ao paciente. O que, de fato, uma boa presença digital também pode ajudar.

Isso quer dizer que, além do telefone, o paciente também deve ter a opção de contato pelo WhatsApp, e-mail ou até mesmo pelas redes sociais, por exemplo.   

Ofereça atendimento humanizado e personalizado

Afinal, de nada adianta investir em um consultório fisicamente moderno e não oferecer o atendimento que o paciente precisa e espera.

Lembre-se: o paciente deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, ofereça um atendimento humanizado e personalizado, já que não apenas sua condição de saúde está em foco. Suas preferências e seu estilo de vida também devem ser respeitados.

Com isso, o paciente se sentirá parte do atendimento e seguro dos cuidados dispensados por seu médico.

Conclusão

Vimos que um consultório médico modernizado vai muito além da atualização dos equipamentos ou do investimento na infraestrutura. Afinal, o seu principal objetivo deve ser melhorar a experiência do paciente como um todo.

Ao fazer essas mudanças de forma consistente e estratégica, você irá promover a imagem da sua marca. Consequentemente, mais pacientes serão atraídos para seu consultório moderno. Quer saber por onde começar? Baixe aqui nosso guia gratuito Como Colocar seu Consultório na Internet e veja os resultados chegando!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: