Pacientes particulares: como entrar nessa fatia do mercado?

pacientes particulares

Atrair pacientes particulares é um grande desafio, tendo em vista a grande variedade de opções disponíveis no mercado. Nesse sentido, conhecer estratégias para impulsionar o consultório é essencial. 

Para tanto, é preciso transmitir ao paciente toda segurança e profissionalismo, garantindo que ele saiba que a consulta particular é vantajosa e contribui com o apoio médico adequado para promover a sua qualidade de vida e bem-estar. 

Você sabe como atrair e engajar pacientes particulares? Conquistar essa fatia do mercado é indispensável para ter sucesso e um negócio sustentável na saúde. Confira neste post informações importantes e dicas para ajudar a atingir esse objetivo com eficiência!

Quais os benefícios de atender pacientes particulares?

Ter pacientes engajados e a possibilidade de iniciar e concluir um tratamento com êxito é o desejo de todo profissional da medicina. Sobretudo, os benefícios são expressivos tanto para a carreira, quanto para a solidez do consultório ou clínica. 

Atrair e fidelizar pacientes particulares é fundamental e muito mais vantajoso em relação ao atendimento por convênios, veja os benefícios!

Maior retorno financeiro

O atendimento dos pacientes particulares contribui para a lucratividade do consultório. Ao proporcionar uma boa experiência ao paciente, ele se sentirá satisfeito e vai prosseguir com o tratamento e consultas sempre que necessário. Além de promover a saúde, é notável os resultados positivos também no faturamento.

Flexibilidade na agenda 

Atender pacientes particulares permite maior flexibilidade de horários e otimização da agenda. É possível reduzir o número de atendimentos diários mesmo com mais pessoas, organizando melhor as tarefas no dia a dia. 

Menos burocracia 

O processo para atender pacientes particulares é mais prático e com um acompanhamento mais próximo do quadro. Esse fator reduz as burocracias que ameaçam a qualidade do atendimento e experiência do paciente. 

Como atrair mais pacientes particulares? 

Para atrair e fidelizar pacientes particulares é necessário contar com um planejamento específico, considerando estratégias de marketing para uma abordagem convidativa. 

Alinhado com o atendimento e ambiente de qualidade, as possibilidades de alavancar a clínica ou consultório são excelentes. 

Um dos pontos primordiais nesse processo é ter um diferencial. Consiste em formas para despertar a atenção do público-alvo de maneira criativa e intuitiva, promovendo um bom posicionamento de marca. 

Veja como chegar a esse patamar! 

Ofereça um ambiente agradável 

O ambiente do consultório tem influência direta na satisfação do paciente. Por esse motivo, é essencial oferecer conforto e espaços agradáveis. É uma alternativa para valorizar a clínica e transmitir uma imagem positiva. 

Invista em uma decoração criativa, mantenha a organização e limpeza em dia, assim como uma iluminação adequada e móveis confortáveis. Torne o ambiente aconchegante tanto para o paciente quanto para os acompanhantes.  

Entenda a jornada do paciente para traçar estratégias e impactá-lo

A jornada do paciente geralmente é composta por 5 estágios, que vai desde quando ele ainda não sabe que tem um problema,  quando ele descobre um problema, considera as possíveis soluções e por fim toma a sua decisão. Saber se comunicar em todos esses estágios é decisivo para atrair mais pacientes particulares. 

É possível influenciar a decisão do paciente por meio de estratégias para convencer que a solução para restabelecer a sua qualidade de vida está na sua clínica ou consultório. Para tanto, invista em um marketing médico bem estruturado. 

Desenvolva estratégias de fortalecimento de marca

Ter uma marca consistente no mercado é fundamental e deve ser o principal objetivo do consultório. No entanto, para garantir que o paciente se lembre sempre de você quando precisar de atendimento, é preciso desenvolver estratégias eficientes.

O ideal é investir em campanhas de marketing bem direcionadas com uma periodicidade estabelecida de acordo com os objetivos e realidade do consultório. Com isso a marca irá se manter em evidência. 

As redes sociais são ótimos canais para realizar o marketing de conteúdo e fortalecer a presença da marca. Como são muito utilizadas pela maioria das pessoas atualmente, as oportunidades para divulgação são inúmeras.

Agregue valor ao preço da consulta 

A experiência do paciente precisa ser a melhor possível para que ele entenda que a contraprestação monetária é justa, ou seja, a consulta ou tratamento atendeu às suas expectativas e compensou o valor pago inicialmente. 

Você pode agregar mais valor aos serviços demonstrando ao paciente os benefícios que ele terá ao se tratar na sua clínica ou consultório. Transmita segurança e expertise na especialidade médica, garantindo que tem condições reais para auxiliar e resolver o problema.

Conhecer bem o seu público-alvo 

Para ter sucesso é imprescindível conhecer bem o público-alvo. Saber sobre as suas preferências e necessidades vai direcionar todas as suas ações de marketing para atrair novos pacientes particulares.

Sendo assim, realiza pesquisas e entenda quais as dificuldades e intenções do público, e como isso pode ser usado ao seu favor. Demonstre empatia e interesse em procurar a melhor forma para atender, assim fica mais fácil oferecer o que o paciente precisa. 

Invista em um bom atendimento 

O atendimento é o segredo para conquistar os pacientes, principalmente aqueles que procuram o consultório pela primeira vez. É o momento de ter uma abordagem agradável e uma consulta personalizada, fazendo que o paciente se sinta especial.

Capacite os funcionários para atender com qualidade, especialmente aqueles que terão o primeiro contato com o paciente, geralmente recepcionistas.  Essa primeira impressão pode tanto atrair e conquistar quanto afastar os pacientes. Tudo depende da forma de abordagem.

Você pode investir nos seguintes fatores para aperfeiçoar o atendimento ao paciente:

  • cumpra os horários pontualmente;
  • facilite os agendamentos;
  • invista em um atendimento pós-consulta;
  • treine e capacite os funcionários;
  • sempre dê retornos às solicitações;
  • tenha um atendimento ético, humanizado e tecnicamente adequado.

Independentemente da especialidade e local que a clínica está situada, investir em estratégias para conquistar novos pacientes particulares é essencial. É a garantia para estabelecer uma carreira promissora e um bom exercício da profissão.

Portanto, todos os quesitos abordados neste artigo são essenciais e devem ser considerados para atrair e fidelizar os pacientes particulares, pois demonstram que o investimento feito em uma consulta valeu a pena, pois contribuiu para proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar.

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