Por que você deve fidelizar pacientes?

fidelizar pacientes

Você sabe o que precisa oferecer, além de um bom atendimento, para gerar uma boa experiência e fidelizar pacientes à sua clínica ou consultório? Criar e mostrar valor para seu público é uma estratégia de marketing médico que pode ser aplicada em todas as áreas de atuação no ramo da medicina.

Estima-se que conquistar um paciente novo pode custar até 5 vezes mais caro que manter um antigo. Além disso, se você já conhece o seu paciente e ele tem familiaridade com seu trabalho, fica muito mais fácil manter um bom relacionamento e fidelizá-lo.

Continue a leitura deste post e veja como o marketing médico pode te ajudar neste processo!

Fidelizar pacientes: por que você deve ter uma estratégia para isso?

Como já foi dito, manter um paciente que já conhece sua clínica é mais barato que conquistar um novo. A verdade é que os pacientes fiéis são extremamente valiosos para qualquer consultório.

Logo, não se preocupar com a fidelização pode fazer com que você perca resultado, fique dependente de convênios, além do fato de que os custos para manter a agenda cheia serão mais elevados.

O paciente que tem uma experiência incrível no seu consultório vai querer voltar e promover o seu serviço para os conhecidos. Nessa jornada, é possível explorar várias possibilidades de marketing médico para mantê-lo em sua base e incentivá-lo a indicar o seu consultório.

A seguir, selecionamos os principais motivos para fidelizar um paciente. Acompanhe!

Consultas contínuas

Pacientes fiéis sempre preferirão agendar uma consulta com o médico que já conhecem e confiam. Assim, eles apenas precisam se sentir satisfeitos com o atendimento que recebem e com o custo-benefício de sua consulta. Além disso, é mais fácil que ele experimente novos tratamentos ou procedimentos, caso você indique, por exemplo.

Mais consultas particulares

O custo-benefício da consulta pode ser entendido como a proporção entre o valor que o paciente vê na experiência que você oferece e o valor monetário, pago pelo atendimento.

Quanto mais fiel é o paciente, maiores são as chances dele te acompanhar, mesmo se você não atender por convênio. Para isso, é inegável que ele precise enxergar em você mais do que um médico.

Você precisa criar a percepção de autoridade no assunto e oferecer uma experiência de valor, desde o momento do agendamento, até o pós-consulta.

Marketing boca a boca

Pacientes fiéis acabam sendo embaixadores de sua clínica ou consultório. Por isso, sempre que eles têm uma experiência positiva, comentam e/ou indicam o seu atendimento para amigos e familiares.

A indicação de pessoas conhecidas tem grande impacto na decisão do paciente, logo, quanto mais pessoas falando bem de você, mais indicação você receberá.

Essa, sem dúvida, é a forma mais barata de adquirir novos pacientes.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Menos custos e mais faturamento

A fidelização de pacientes aumenta a lucratividade da sua clínica, uma vez que a manutenção envolve menos custos que a aquisição. Além disso, o processo de atendimento será mais curto e melhor com alguém que você já conhece e que aceita ser tratado por você.

Pacientes fiéis

Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que leva um paciente a sempre procurar seus serviços e como ele se comporta. Quais são as ações de um cliente fiel? Como você pode ter a certeza que fidelizou um paciente?

Alguns assumem que fidelizar um paciente é fazer com que ele só tenha atendimentos com você ou que só confie em você nas horas em que precisa. Em contrapartida, outros acreditam que indicar sua clínica ou consultório e defender seu atendimento para outras pessoas também é um indicativo de fidelização.

Nesse caso, estamos falando não apenas de pacientes, mas também de promotores do seu atendimento. Pacientes fidelizados são aqueles que continuam em sua base de atendimento constante e que saem do consultório com boa avaliação. A indicação acontece naturalmente quando a pessoa tem confiança de indicar o seu serviço.

Como fidelizar pacientes?

Saber conquistar o seu paciente é essencial. Mas esse é um processo de marketing médico, que acontece desde o primeiro contato que ele tem com o seu consultório (provavelmente por uma busca no Google ou anúncio que você mesmo criou) e, se tudo der certo, perpetua durante toda a jornada do paciente, até o momento da fidelização.

É comum preferirmos um profissional que já confiamos a um desconhecido. Por isso, manter um paciente vai além de oferecer um produto de qualidade, é necessário construir um relacionamento e se atentar para a melhoria constante da experiência oferecida. É essencial ter uma estratégia bem definida.

Além disso, fidelizar seu paciente também envolve criar valor ao seu atendimento, gerar engajamento online e firmar uma comunicação objetiva e transparente com ele. O processo pode ser trabalhoso, mas sendo transparente, levando informação e oferecendo bons atendimentos, o caminho fica mais fácil. 

Veja algumas dicas para melhorar a experiência do paciente no consultório:

  • ofereça um atendimento único e de qualidade;
  • humanize o atendimento;
  • respeite o seu paciente e gere empatia;
  • ouça todas as queixas antes de falar;
  • antecipe as necessidades dos seus pacientes;
  • empatia e personalização durante a consulta;
  • seja claro, preciso e objetivo nas instruções sobre o que o paciente precisa fazer;
  • tenha atenção à marcação de consultas;
  • evite os atrasos;
  • mantenha canais de comunicação abertos e ativos;
  • lembre-se do pós-atendimento;
  • invista em tecnologia;
  • tenha uma equipe de atendimento bem treinada e focada na satisfação de seus pacientes;
  • saiba aceitar críticas e sugestões dos pacientes. 

Conte com ajuda de quem entende de relacionamento com o paciente

Uma boa forma de otimizar o relacionamento com o paciente e alcançar bons resultados nas estratégias de fidelização é contar com ajuda de quem faz isso há muito tempo.

O iMedicina é uma empresa de software médico, líder em relacionamento com o paciente e já ajudou centenas de consultórios a alavancar suas estratégias.

O software foi desenvolvido para simplificar a rotina do médico e estreitar o relacionamento com o paciente. Entre as funcionalidades principais, além do prontuário eletrônico, é claro, há ferramenta de agendamento online, automação para e-mail marketing e marketing médico facilitado.

Plano gratuito iMedicina

A versão gratuita do iMedicina dá acesso a diversas funcionalidades para consultórios de todos os tamanhos, sem limite de usuário. Em outras palavras, essa versão não é um teste para ser usado por tempo limitado: é uma versão completa e que você pode usar sempre.

O plano inclui agenda online, prontuário eletrônico, gestão financeira, relatórios e estatísticas, automações de marketing e e relacionamento com pacientes. Ele é 100% gratuito e não é necessário cadastrar um cartão de crédito para ativar. 

Gostou? Entenda melhor no artigo no artigo Como o iMedicina otimiza seu relacionamento com paciente e leve seu consultório para outro nível!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: