Você sabe o que precisa oferecer, além de um bom atendimento, para gerar uma boa experiência e fidelizar pacientes à sua clínica ou consultório? Criar e mostrar valor para seu público é uma estratégia de marketing médico que pode ser aplicada em todas as áreas de atuação no ramo da medicina.
Estima-se que conquistar um paciente novo pode custar até 5 vezes mais caro que manter um antigo. Além disso, se você já conhece o seu paciente e ele tem familiaridade com seu trabalho, fica muito mais fácil manter um bom relacionamento e fidelizá-lo.
Continue a leitura deste post e veja como o marketing médico pode te ajudar neste processo!
Como já foi dito, manter um paciente que já conhece sua clínica é mais barato que conquistar um novo. A verdade é que os pacientes fiéis são extremamente valiosos para qualquer consultório.
Logo, não se preocupar com a fidelização pode fazer com que você perca resultado, fique dependente de convênios, além do fato de que os custos para manter a agenda cheia serão mais elevados.
O paciente que tem uma experiência incrível no seu consultório vai querer voltar e promover o seu serviço para os conhecidos. Nessa jornada, é possível explorar várias possibilidades de marketing médico para mantê-lo em sua base e incentivá-lo a indicar o seu consultório.
A seguir, selecionamos os principais motivos para fidelizar um paciente. Acompanhe!
Pacientes fiéis sempre preferirão agendar uma consulta com o médico que já conhecem e confiam. Assim, eles apenas precisam se sentir satisfeitos com o atendimento que recebem e com o custo-benefício de sua consulta. Além disso, é mais fácil que ele experimente novos tratamentos ou procedimentos, caso você indique, por exemplo.
O custo-benefício da consulta pode ser entendido como a proporção entre o valor que o paciente vê na experiência que você oferece e o valor monetário, pago pelo atendimento.
Quanto mais fiel é o paciente, maiores são as chances dele te acompanhar, mesmo se você não atender por convênio. Para isso, é inegável que ele precise enxergar em você mais do que um médico.
Você precisa criar a percepção de autoridade no assunto e oferecer uma experiência de valor, desde o momento do agendamento, até o pós-consulta.
Pacientes fiéis acabam sendo embaixadores de sua clínica ou consultório. Por isso, sempre que eles têm uma experiência positiva, comentam e/ou indicam o seu atendimento para amigos e familiares.
A indicação de pessoas conhecidas tem grande impacto na decisão do paciente, logo, quanto mais pessoas falando bem de você, mais indicação você receberá.
Essa, sem dúvida, é a forma mais barata de adquirir novos pacientes.
A fidelização de pacientes aumenta a lucratividade da sua clínica, uma vez que a manutenção envolve menos custos que a aquisição. Além disso, o processo de atendimento será mais curto e melhor com alguém que você já conhece e que aceita ser tratado por você.
Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que leva um paciente a sempre procurar seus serviços e como ele se comporta. Quais são as ações de um cliente fiel? Como você pode ter a certeza que fidelizou um paciente?
Alguns assumem que fidelizar um paciente é fazer com que ele só tenha atendimentos com você ou que só confie em você nas horas em que precisa. Em contrapartida, outros acreditam que indicar sua clínica ou consultório e defender seu atendimento para outras pessoas também é um indicativo de fidelização.
Nesse caso, estamos falando não apenas de pacientes, mas também de promotores do seu atendimento. Pacientes fidelizados são aqueles que continuam em sua base de atendimento constante e que saem do consultório com boa avaliação. A indicação acontece naturalmente quando a pessoa tem confiança de indicar o seu serviço.
Saber conquistar o seu paciente é essencial. Mas esse é um processo de marketing médico, que acontece desde o primeiro contato que ele tem com o seu consultório (provavelmente por uma busca no Google ou anúncio que você mesmo criou) e, se tudo der certo, perpetua durante toda a jornada do paciente, até o momento da fidelização.
É comum preferirmos um profissional que já confiamos a um desconhecido. Por isso, manter um paciente vai além de oferecer um produto de qualidade, é necessário construir um relacionamento e se atentar para a melhoria constante da experiência oferecida. É essencial ter uma estratégia bem definida.
Além disso, fidelizar seu paciente também envolve criar valor ao seu atendimento, gerar engajamento online e firmar uma comunicação objetiva e transparente com ele. O processo pode ser trabalhoso, mas sendo transparente, levando informação e oferecendo bons atendimentos, o caminho fica mais fácil.
Veja algumas dicas para melhorar a experiência do paciente no consultório:
Uma boa forma de otimizar o relacionamento com o paciente e alcançar bons resultados nas estratégias de fidelização é contar com ajuda de quem faz isso há muito tempo.
O iMedicina é uma empresa de software médico, líder em relacionamento com o paciente e já ajudou centenas de consultórios a alavancar suas estratégias.
O software foi desenvolvido para simplificar a rotina do médico e estreitar o relacionamento com o paciente. Entre as funcionalidades principais, além do prontuário eletrônico, é claro, há ferramenta de agendamento online, automação para e-mail marketing e marketing médico facilitado.
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