Tecnologia na saúde: confira as principais tendências

Tecnologia na saúde

Nunca se falou tanto em tecnologia na saúde. Isso demonstra que os gestores de consultórios e clínicas médicas devem se adaptar para enfrentar a nova realidade em constante transformação.

A teleconsulta, autorizada durante a pandemia, é uma exemplo claro da necessidade da interação entre tecnologia e saúde para suprir as demandas atuais dos pacientes e dos profissionais.

Embora a questão envolva discussões no âmbito normativo para seguir adiante no país, no que se refere à aplicabilidade da ferramenta, há perspectivas promissoras.

Além da telemedicina, outras inovações vêm mudando a forma como médicos e pacientes se relacionam.

Para você acompanhar todas essas tendências tecnológicas, leia este artigo e entenda como aproveitar os recursos que estão surgindo.

Por que a tecnologia na saúde é necessária?

Segundo a Distrito, consultoria especializada em eventos de inovação no país, os investimentos em healthtechs – startups atreladas à resolução de problemas na saúde – alcançaram o patamar de 52 milhões de dólares até junho desse ano. (Informações Revista Exame Agost-2020 p.35).

A evolução em tecnologia na saúde segue em ritmo irreversível na história. Por isso, ao acompanhar as novidades, o seu consultório médico só tende a prosperar.

Esses dados citados acima demonstram a necessidade de investir em novas ferramentas capazes de oferecer uma melhor experiência aos pacientes. Diferencial esse, fundamental no cenário competitivo que está ganhando força dentro da medicina.

No entanto, nem é preciso ir longe na busca por inovação. Comece por ferramentas que simplificam tarefas e aproximam o relacionamento com o paciente, como os softwares médicos.

Entenda melhor a seguir.

Tendências da tecnologia na saúde

Conheça mais algumas novidades que vão modificar o cenário da saúde como conhecemos hoje.

Integração de dados

A convergência de informações reunidas em plataformas médicas ganhou fôlego nos últimos anos. Tanto que hoje já é possível atualizar o prontuário do paciente, mesmo ao atender fora do consultório.

Essa função se vale da integração de dados. Assim, ao invés de armazenar um histórico em cada ponto de atendimento, o médico opta por um sistema unificado, garantindo o controle de todas as informações de maneira organizada e segura, por meio do prontuário eletrônico.

Um software médico ainda é capaz de unir dezenas de tarefas em um único sistema, facilitando a gestão.

Acompanhamento em tempo real

Manter-se conectado à web ininterruptamente virou um hábito comum. Assim, apenas os celulares e computadores não foram capazes de suprir esse anseio. Nesse contexto, entra em cena os dispositivos vestíveis, como os relógios e pulseiras inteligentes.

Naturalmente, você deve conhecer pelo menos uma pessoa adepta do smartwatch, acessório conectado, capaz de manter interatividade enquanto colhe informações de saúde do paciente.

Portadores de doenças crônicas podem se beneficiar bastante dessa tecnologia na saúde. Com ela é possível acompanhar dados como:

  • histórico da pressão arterial;
  • fatores de riscos;
  • alerta emergência médica.

O monitoramento em tempo real nesses casos pode diminuir o risco de complicações de saúde.

Aplicativos e conteúdo segmentado para a saúde

O temor pela contaminação pelo Coronavírus refletiu em danos imensuráveis para a saúde mental das pessoas.

Ainda, houve a proliferação de boatos e tratamentos sem comprovação científica, que se espalhou como pólvora nas mídias sociais, criando um cenário de incerteza e preocupação.

Com a ansiedade em alta, os aplicativos de auxílio psicológico, exercícios físicos, assim como teleconsultas se tornaram indispensáveis para manutenção do cuidado com o corpo e a mente.

A produção de materiais exclusivos sobre saúde e bem-estar, produzidos por profissionais especializados também ganharam força, principalmente diante da crescente disseminação de fake news.

Lives de médicos no Instagram, e-books oferecidos online e posts com orientações e cuidados preventivos são exemplos de como o conteúdo se tornou uma excelente fonte de informação confiável.

Tudo indica que esse movimento deve prevalecer mesmo ao término da pandemia.

Novas formas de tratamento

Não é de hoje que aplicações de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) impressionam no cinema. Contudo, esses equipamentos também podem ser vantajosos para os pacientes, principalmente, se usados para evitar o sofrimento.

A perspectiva é otimista em vista dos bons resultados em relação ao tratamento da “síndrome do membro fantasma”, por exemplo.

A tecnologia na saúde possibilita ainda novas combinações de medicamentos e descobertas de diferentes terapias, como a citada acima.

No tratamento do câncer, a imunoterapia já teve avanço significativo e se tornou uma excelente promessa para os portadores da doença.

As inovações não só melhoram as formas de tratamento, como permitem um maior alcance, tornando-as mais acessíveis.

Relacionamento com paciente otimizado

O assunto do momento em todos os centros de saúde é a busca pelo relacionamento com o paciente ideal. Manter estratégias de relacionamento é um desafio para o médico, que além de exercer a medicina ainda precisa gerir um negócio.

Algumas ferramentas disponíveis em softwares médicos facilitam o acesso do paciente ao profissional, minimizando o esforço de atuação. Com o agendamento online de consultas, por exemplo, torna-se possível marcar um atendimento fora do horário comercial.

O uso de automações configuradas pelo sistema também demonstra bastante eficácia nesse sentido. Os lembretes de consulta automáticos enviados por e-mail ou SMS são poderosos canais de comunicação. Ajudam a evitar faltas e ainda causam uma boa impressão no paciente.

Outra funcionalidade dessas plataformas que otimizam o relacionamento com o paciente é automação de e-mail marketing. Os conteúdos podem ser segmentados e atendem a diversos propósitos, como:

  • envio de material informativo complementar às consultas;
  • campanhas de prevenção à saúde sazonais;
  • fortalecimento da autoridade médica;
  • felicitações e agradecimentos.

Clínicas e consultórios que aliam a tecnologia na saúde com atendimento humanizado, passam a tornar o processo de relacionamento muito mais relevante para o negócio e para o paciente.

Que saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina.

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