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Principais dificuldades na hora de credenciar um convênio no meu consultório

Quando um médico decide tornar-se um empresário da saúde, abrindo sua própria clínica, prontamente se depara com diversas situações que não foram ensinadas durante as aulas na universidade. Além da técnica, pesquisa e análise clínica, abrir o seu próprio negócio exige outras habilidades de gestão que podem tirar algumas noites de sono. Entre elas estão à gestão financeira, de recursos humanos, conseguir empréstimo em bancos e manter o relacionamento com as empresas de convênio médico.

Atender planos de saúde tem lá suas vantagens e desvantagens. Mas se a decisão de tornar-se um conveniado está tomada, quais são então as principais dificuldades na hora de credenciar o seu consultório a um convênio médico?

Burocracia no credenciamento

A opção de atender por convênio é totalmente opcional, ou seja, o profissional que tiver interesse em se registrar ou registrar a sua clínica em planos de saúde deve buscar as operadoras. O primeiro passo é conversar com um consultor do convênio, que explicará como o procedimento funciona.

Mas prepare-se, pois a burocracia para tornar-se um conveniado demanda tempo e paciência. O médico tem que enviar uma série de documentos para a operadora para dar início ao processo. Os mais comuns são o Contrato Social ou a ata de constituição do consultório médico, o cartão de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina (CRM), o alvará da vigilância sanitária e o alvará de funcionamento, um comprovante da conta bancária da empresa para os pagamentos, informações do profissional responsável pela clínica (currículo, CPF, diploma e título de especialização registrado no CRM), relação de todo o corpo clínico do consultório e outros dados sobre o imposto de renda.

O passo seguinte é aguardar a visita e a avaliação do convênio. Este procedimento pode levar até seis meses para ser concluído e, por vezes, a operadora nega o credenciamento da clínica alegando que a demanda da cidade já está sendo atendida pelos demais conveniados, por exemplo. Então, esteja preparado. Além disso, como não existe limite para credenciamento em convênios, é aconselhável entrar em contato com mais de uma operadora para avaliar quais são adequadas para a sua clínica.

Outros desafios para atender por convênio

Os obstáculos não aparecem somente para cadastrar a sua clínica em um plano de saúde. Após ser aceito e começar a atender, aparecem outras dificuldades que, sabendo com antecedência, é possível se preparar e diminuir as dores de cabeça.

Você já deve saber que tornar-se um credenciado de convênio tem aspectos positivos e negativos. O ponto mais atrativo é a capacidade de atrair novos pacientes e, em contrapartida, o valor pago pelos convênios por paciente atendido é baixo, há muita burocracia envolvida, é necessário adaptar a rotina operacional do consultório para atender as demandas dos convênios e, por vezes, acontece demora no pagamento.

Então a burocracia continua. Para atender pelos convênios, é necessário treinar os funcionários para saberem como funcionam os procedimentos de liberação de consulta e de emissão de guia, como cadastrar todas as consultas no sistema da operadora, como enviar as guias para a operadora, quais são os prazos, entre outras atividades. Qualquer erro nesse trâmite pode resultar em não pagamento pelos serviços realizados, o que não é nada interessante.

Desenvolva também um bom planejamento financeiro, com uma margem ampla para a entrada de pagamentos dos convênios. Como há relatos de atrasos ou problemas nesse processo, tente criar um mecanismo para não depender destes pagamentos para fechar o balanço do mês com a conta positiva.

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Escrito por
Equipe iMedicina