A gestão de pessoas em qualquer ambiente de trabalho é de extrema importância, afinal ela determinará o sucesso do empreendimento. Não é diferente em uma clínica ou consultório médico. Inclusive, é possível usar a psicologia para melhorar tal gestão. Em primeiro lugar, os profissionais que integram a equipe do consultório precisam de comprometimento, segurança e motivação em suas tarefas.
Quando o responsável pela clínica possui essa preocupação, investe em treinamento, materiais interessantes para os profissionais, bem como em uma postura de liderança em que todos possam confiar. Por isso, é crucial que a comunicação funcione adequadamente a fim de que você consiga repassar para sua equipe tudo o que deseja que seja posto em prática.
Mas, afinal, por que a psicologia é importante na gestão de pessoas? Você verá mais a seguir.
Psicologia: cada cabeça uma sentença
Quando montamos a equipe para um consultório, sabemos que ela será integrada por diversas pessoas com pensamentos, comportamentos e personalidades diferentes. Cabe a você gerir as tarefas de acordo com o perfil de cada um. Dessa forma, é interessante já no processo seletivo realizar testes que facilitam o entendimento do perfil, características interpessoais e psicológicas.
Se você conhecer um pouco mais a fundo cada profissional que está em seu time fica mais fácil notar quando ele precisa de motivação, não está sendo produtivo, precisa mudar de função ou qualquer outra questão semelhante.
Usando artifícios da psicologia também é possível antecipar problemas e pensar em formas de criar um ambiente de trabalho que estimule criatividade, produtividade e bons resultados.
Muitas pessoas acham, erroneamente, que se apresentar na figura de um chefe o qual os colaboradores temem é a melhor maneira de garantir bons resultados. Logicamente que essa postura está longe de funcionar, e quando falamos em usar a psicologia a favor, falamos da apresentação da figura do líder como alguém que a equipe pode confiar e manter diálogo sempre que necessitar. Veja que até mesmo os nomes mudam: o chefe se torna líder e os colaboradores em equipe.
Parecem detalhes, mas no final faz toda a diferença. Mas a questão é: como ser um bom líder para os funcionários sem perder o controle da qualidade das funções que eles desempenham? Como cobrar qualidade sem parecer autoritário?
Uma boa ideia é centralizar toda a sua gestão em um software médico que possua um controle de tarefas para todos os seus funcionários. Assim, você poderá acompanhar, à distância, quais tarefas foram cumpridas e como anda o atendimento no seu consultório.
Dê uma olhada nessa super ideia que um músico famoso teve para garantir a qualidade dos seus shows e que você pode começar a aplicar no seu consultório o quanto antes: O que um rockstar pode te ensinar sobre a gestão do seu consultório!
Motivação: a palavra-chave
A base de tudo é a motivação. Profissionais motivados trabalham com boa vontade em prol de objetivos comuns, realmente acrescentando bons resultados ao consultório. Você, inclusive, pode promover palestras com profissionais da área, rodas de conversa e até mesmo deixar um psicólogo à disposição para atender sua equipe.
Para além dessas ações, as suas também motivam os profissionais, como: benefícios diferenciados para os bons funcionários, ou simples parabenizações quanto eles tiverem atitudes que se destaquem. Valorizar quem joga a favor e veste a camisa do consultório é reter talentos e ter a certeza de que aquelas pessoas realmente farão a diferença em todos os setores da empresa.
Como você pode perceber, usar a ciência da psicologia em prol do seu consultório oferece resultados satisfatórios e amplia a produtividade do seu consultório. Pense nisso ao contratar os profissionais e ao gerir o ambiente de trabalho.
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