Psicólogo empreendedor: 4 principais erros que podem causar o fechamento da sua clínica

Psicólogo empreendedor: 4 principais erros que podem causar o fechamento da sua clínica

Gerir uma clínica demanda grande esforço, atenção e visão estratégica. Porém, nem sempre os profissionais de saúde estão preparados para esse desafio. Para se tornar um psicólogo empreendedor, por exemplo, é necessário entender melhor sobre a administração de empresas e evitar erros que podem levar ao fechamento do negócio.

Você conhece os principais desafios da gestão de clínicas e consultórios de psicologia? Neste artigo, listamos as barreiras que impedem o sucesso desses profissionais, fazendo com que desistam de empreender.

Quais são os principais desafios para o psicólogo empreendedor?

Com o desejo de abrir o seu próprio negócio, muitos psicólogos são surpreendidos pelos grandes desafios que envolvem a gestão de uma empresa. Com isso, precisam se dividir entre o atendimento de pacientes e à busca por soluções para esses problemas.

Além disso, a ausência de matérias voltadas para o empreendedorismo durante a graduação faz com que não detenham o conhecimento necessário para realizar o controle financeiro da clínica. Outros pontos que podem ser verdadeiros desafios dizem respeito à gestão de pessoas, organização de agendas e prontuários, criação de estratégias de marketing para a saúde, dentre outras questões.

Neste sentido, é necessário ter disciplina, atenção e dedicação ao estudo da rotina administrativa. Assim, você passará a conhecer novas técnicas e teorias de gestão, que irão ajudar no dia a dia do consultório.

Ademais, alguns dos principais desafios enfrentados por quem se tornou um psicólogo empreendedor são recorrentes. Então, para ajudar você a lidar com essas questões, listamos aqueles que ocorrem com maior frequência.

Pouca familiaridade com a gestão de finanças e investimentos

A falta de conhecimento sobre gestão financeira é a principal responsável pelo fechamento de empresas de todos os segmentos. Ter um bom controle de caixa é fundamental para planejar o futuro do negócio em curto, médio e longo prazo.

Contudo, essa é uma tarefa complexa e que exige tempo e atenção de quem irá realizá-la. Porém, por precisarem se dedicar ao exercício da profissão, nem sempre os psicólogos possuem a disponibilidade necessária para gerir a clínica de forma correta. Assim, dentre os principais erros cometidos podemos listar:

  • não separar a conta física da conta jurídica, comprometendo a saúde financeira da empresa;
  • ausência de planejamento financeiro;
  • falta de acompanhamento do crescimento da clínica;
  • não realizar a gestão do estoque de insumos;
  • falta de processos bem estruturados.

Falta de estratégia para captação e retenção de pacientes

Além da necessidade de conhecer mais sobre a administração financeira de uma empresa, o psicólogo empreendedor também precisa ser capaz de desenvolver estratégias para a captação e retenção de pacientes.

Entretanto, para realizar ações eficientes, é necessário conhecer o perfil do seu público, entender mais sobre marketing de saúde e as plataformas digitais com maior alcance. Caso contrário, você precisará lidar com a redução contínua no número de atendimentos.

Assim, em razão da falta de tempo e de conhecimento, recomenda-se a contratação de empresas ou profissionais especializados em marketing, Além disso, é essencial implementar ferramentas que permitam entender mais sobre o perfil dos seus pacientes, como é o caso do prontuário eletrônico.

Falta de tempo para gerir o negócio e exercer a profissão

A rotina de um profissional de saúde costuma ser bem agitado e repleto de compromissos. Além de se dedicar ao atendimento diário de vários pacientes, é preciso ter tempo disponível para estudar as anotações de cada sessão a fim de oferecer um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.

Consequentemente, é comum que os psicólogos tenham problemas para dar a atenção necessária à administração da clínica, ação obrigatória para quem deseja ser um empreendedor. Com isso, passam a tomar decisões equivocadas, ocasionando o fechamento do negócio.

Então, para evitar o acúmulo de prejuízos, é preciso investir na informatização da empresa e na contratação de profissionais qualificados. Isso inclui gestores, secretárias e especialistas em marketing. Dessa forma, você pode se dedicar exclusivamente aos seus pacientes.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Agora que você já sabe quais são os principais desafios de se tornar um psicólogo empreendedor, você precisa conhecer os erros que devem ser evitados para manter o crescimento da clínica.

Principais erros cometidos pelo psicólogo empreendedor

Além dos desafios encontrados na gestão de clínicas e consultórios, a manutenção de algumas práticas equivocadas podem ser responsáveis pelo fechamento da clínica. A seguir, conheça aquelas que ocorrem com maior frequência.

1 – Manutenção de processos lentos e obsoletos

Para que a rotina da empresa seja ágil, é preciso investir na otimização dos processos internos. Cada ação realizada diariamente por você ou pelos seus colaboradores deve ser mapeada e analisada a fim de identificar a possibilidade de melhorias.

Ademais, em função da grande demanda de atendimentos e do maior nível de exigência dos pacientes, é de extrema importância eliminar processos lentos e obsoletos que prejudicam o fluxo de trabalho da equipe.

Assim, invista em ferramentas modernas que tragam praticidade. Nesse sentido, algumas das otimizações mais indicadas para psicólogos empreendedores incluem:

2 – Falta de planejamento do psicólogo empreendedor

Independente do segmento de uma empresa, a sua sobrevivência está diretamente ligada à execução de um bom planejamento. Dessa forma, um dos erros que mais levam ao fechamento de negócios é a ausência de metas e objetivos.

Por isso, se você não dispõe de um gestor especializado no tema, aprenda a fazer o planejamento estratégico da sua clínica. Isso porque apenas com essa atitude será possível manter o atendimento dos seus pacientes e garantir um rendimento mensal previsível.

3 – Falta de investimento em estratégias de captação de pacientes

Existe um antigo ditado que diz: “quem não é visto, não é lembrado.” Essa afirmação se aplica aos profissionais de saúde. A ausência de investimentos em marketing impede que um novo público conheça o seu trabalho.

Consequentemente, não há uma renovação da sua base de pacientes, fazendo com que você seja dependente do mesmo público fiel e das indicações deles. Na era digital na qual vivemos, você precisa estar presente nas redes sociais, ter o seu próprio site médico adaptado para o setor, entre outras ações.

Entretanto, se você não tem disponibilidade para executar e gerenciar essas estratégias, contrate um serviço especializado. Você também pode investir em um software médico que ofereça recursos de marketing, tais como relatórios personalizados, envio de SMS e e-mail marketing.

4 – Baixo conhecimento sobre gestão pelo psicólogo empreendedor

A falta de conhecimento sobre finanças é a responsável pela maior parte dos fracassos das empresas. Dessa forma, ter uma boa gestão financeira é essencial para manter a clínica funcionando com lucratividade.

Assim, se você deseja ser um psicólogo empreendedor, faça o controle financeiro do seu negócio. Para isso, registre todas as receitas e despesas, separe sua conta pessoal da profissional, avalie e planeje corretamente os investimentos.

Por fim, esperamos que este artigo tenha esclarecido os principais desafios de se ter um negócio, bem como os erros que devem ser evitados por um psicólogo empreendedor. Assim, siga nossas orientações e alcance o sucesso com sua clínica.

O iMedicina é uma plataforma médica que atende diversos profissionais da saúde, oferecendo ferramentas essenciais para auxiliar o consultório a crescer com sustentabilidade.

Saiba o que o iMedicina pode fazer por você! Atraia e fidelize mais pacientes de psicologia com a plataforma líder em relacionamento com o paciente e gestão de clínicas!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: