Qual é o melhor prontuário eletrônico grátis?

A escolha do prontuário eletrônico grátis é, sem dúvida, uma decisão que requer bastante cuidado por parte dos profissionais da saúde.

Mas o que acontece na prática é que com tantas opções de softwares médicos, muitos se perdem em pesquisas informais na Internet em busca da melhor opção.

Quem faz isso pode encontrar resultados como: softwares médicos gratuitos ou ainda:

prontuário eletrônico open source (código aberto). O que permite, em tese, que todos possam contribuir livremente com melhorias para o programa.

A última opção é bem tentadora, certo? Afinal, representa um custo a menos para o consultório médico. Mas será que vale a pena mesmo?

O que vai ver nos próximos tópicos é que na maioria das vezes a aposta em versões gratuitas sem nenhuma referência não só é arriscada como pode comprometer a reputação da clínica médica.

O que é um prontuário eletrônico?

De forma geral a versão reúne todas as funções do prontuário impresso, sendo que a principal vantagem é facilidade de acesso, possibilidade da integração entre outros sistemas e rapidez.

Além do mais, a ideia é agilizar o acesso ao histórico do paciente garantindo assim a disponibilidade a qualquer momento.

No entanto, tanto a versão em papel quanto a eletrônica devem resguardar a privacidade do paciente. Em outras palavras: o que está escrito e anexo no sistema só interessa ao:

  • médico;
  • paciente;
  • responsável legal.

Como o prontuário gratuito pode sair caro?

Agora pense bem: imagine que você tenha optado por um software livre integrado ao prontuário eletrônico gratuito. No início os processos se tornam mais rápidos e eficientes, enfim, melhora tudo no gerenciamento clínico.

Até que um belo dia a inclusão dos dados no sistema se torna extremamente lenta e, pior, inoperante. Lembre-se de que você está sozinho, sem nenhuma assistência técnica para resolver esse problemão!

O jeito é contratar um especialista, um serviço caro, mas indispensável para a resolução do dilema.

Tudo bem, você dispõe de recursos para arcar com o gasto pelo menos dessa vez. Só que com o tempo não só esse aborrecimento se torna recorrente como outros erros ainda mais graves aparecem.

Open source: alerta de perigo

O que pode ser mais dramático do que um prontuário horas fora do ar? Um ataque cibernético, por exemplo, consequentemente, devastador para o consultório médico.

Isso pode acontecer, sim! Por se tratar de um software aberto, qualquer pessoa pode ter acesso aos dados de seus pacientes, inclusive, hackers. Nem precisa dizer que uma exposição dessas com informações espalhadas pela web repercutiria em processos caríssimos na Justiça, certo?

Afinal, a lei é clara sobre a obrigação de manter os dados do documento em sigilo e ainda indica as práticas a serem adotadas nas clínicas para resguardar esse arquivo.

Risco de fraude no prontuário gratuito

Por ser um sistema aberto, também há riscos de fraudes em receituários médicos, mais um crime frequente, na área da saúde. Até conseguir provar que a assinatura era falsa, só depois de muito trabalho e dor de cabeça.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Tudo isso pode contribuir para uma imagem corporativa desgastada por escândalos com impacto por anos. Na dúvida, para a sua boa saúde e a do seu paciente, melhor não arriscar na versão open source.

O que levar em conta ao escolher um prontuário eletrônico?

Então, como se certificar sobre o melhor prontuário eletrônico grátis para os pacientes? Siga com a leitura e descubra como ser certeiro nessa escolha.

Escolha do sistema

A primeira referência é a praticidade, já que a ferramenta surgiu para facilitar a gestão das clínicas médicas. Para garantir o máximo em eficiência é recomendável a integração de dados com o software médico. Assim, fica mais fácil controlar as informações.

Esse processo possibilita a eficiência no gerenciamento do processo, uma vez que a sistematização ainda traz inúmeras vantagens para o negócio. Pois, pode incluir ainda outras funcionalidades, como o controle financeiro, e até favorece a fidelização dos pacientes.

Dessa maneira, toda a equipe é beneficiada pela tecnologia conforme será explicado a seguir.

Segurança de dados

Você deve ter percebido nos exemplos acima que a segurança é um pré-requisito para um prontuário, ainda mais no digital. Para oferecer isso, reserve um tempo para avaliar se o programa é criptografado, se permite a inclusão de senhas e ainda:

  • priorize softwares hospedados na nuvem;
  • escolha programas com atualização constante;
  • suporte técnico conforme as necessidades do negócio.

Comodidade

Um bom sistema deve ser fácil de usar. Embora isso pareça óbvio, nem todas as ferramentas do mercado atentam a esse detalhe. Por isso, antes da escolha, avalie se todos da equipe serão capazes de personalizar procedimentos conforme especialidades e automatizar tarefas repetitivas.

Para garantir essa premissa é fundamental que o prontuário eletrônico seja testado. Considere as seguintes funções nessa análise:

  • usabilidade;
  • possibilidade de inclusão das prescrições, pedidos de exames e atestados de forma simultânea à tela de consulta;
  • controle financeiro;
  • modelos personalizáveis.

Telemedicina

Certamente, o programa também deve incorporar funções que favoreçam a prática da telemedicina, visto que o exercício da modalidade foi autorizado, recentemente, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) durante a pandemia.

No entanto, não há dúvidas de que esse tipo de assistência deve se perpetuar. Afinal, é uma tecnologia que tende a favorecer todo o país.

Isso porque facilita a conexão entre médicos e grupos desassistidos, muitos deles residentes em áreas distantes dos grandes centros urbanos. De modo que aqueles que contam com essa funcionalidade se adiantam ao processo.

Contudo, na hora de avaliar o sistema, mais uma vez, se atenha à segurança do software e com a estabilidade. Observe também os seguintes pontos:

  • emissão do prontuário eletrônico gratuito com mecanismos que fortaleçam a segurança, tais como a inclusão de senhas criptografadas e acesso ao ambiente de forma restrita;
  • possibilidade da incorporação online das prescrições digitais mediante a MEMED, o que também facilita a adoção da assinatura digital padrão ICP-Brasil;
  • agendamento online, o que garante mais autonomia para o paciente.

Qual é o melhor prontuário eletrônico gratuito?

Você deve estar se perguntando: será que existe uma ferramenta que inclua o prontuário médico eletrônico gratuito, assim como as demais funções citadas acima? Com certeza, não só existe como se chama iMedicina: a plataforma que é sinônimo de qualidade e segurança entre milhares de médicos.

Além disso, a empresa conta com tecnologia de ponta sendo reconhecida entre mais desenvolvidas no país. E o melhor, agora você pode contar com esse sistema gratuito.

Gostou das dicas? Cadastre-se e comece a usar o sistema do iMedicina agora mesmo, sem pegadinhas.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.