O que devo pensar antes de mudar meu consultório?
Mudanças sempre causam um pouco de dúvida e até mesmo receio. Ainda mais quando se trata de um ponto comercial, como um consultório, por exemplo. Isso porque a mudança pode causar certo estranhamento e afastamento por parte dos clientes se não forem tomados os devidos cuidados.
Mas todos sabem também que a mudança, em alguns casos, é algo necessário e que uma hora ou outra precisará ser encarada. Sendo assim, é preciso pensar com cuidado e planejar muito bem todas as etapas desse processo, de modo a causar menor impacto possível nos seus pacientes que já estão acostumados a frequentar o seu consultório antigo.
Se for o caso de precisar fazer uma mudança, não tenha medo. Com um planejamento bem-feito e uma boa comunicação é possível até mesmo aumentar a visibilidade do seu consultório, tornando-o mais conhecido entre outras pessoas e, assim, aumentando a chance de novos pacientes. Dessa forma, antes de realizar uma mudança, é preciso pensar em algumas ações.
Veja os principais cuidados que se deve tomar:
1 – Analisar o local: independente do motivo da sua mudança, você deve antes de tudo, avaliar muito bem o novo local para onde pretende mudar o seu consultório. Para evitar constrangimentos e gastos desnecessários, verifique se o espaço é suficiente, pelo menos, para comportar os seus móveis, a não ser que esteja dentro do seu planejamento trocar todos eles.
Não há nada mais decepcionante ter que desfazer de algo porque não coube no novo espaço. Por isso, analise bem. Uma dica é fazer um planejamento, imaginário que seja, para tentar entender como ficarão os seus móveis no novo consultório. Assim você tem menos chance de ter que deixar alguma mobília de fora.
2 – Consulte os seus pacientes: por mais que isso não precise ser seguido muito à risca, vale a pena você consultar brevemente os seus pacientes e perguntar a opinião deles sobre o novo local. Se a maioria das respostas for negativa, dizendo que o acesso ficará mais difícil, esse é um bom indicativo que a mudança não é uma boa opção.
3 – Analise o local para onde pretende se mudar: outra dica importante é analisar o lugar para onde pretende mudar o seu consultório. Verifique o fluxo de pessoas que passa por perto diariamente, se há outros estabelecimentos comerciais por perto que possam chamar a atenção e atrair novos clientes e, ainda, as possíveis concorrências que existem ao redor do novo local escolhido.
Como utilizar o marketing para chamar novos clientes para o meu novo consultório, sem perder os pacientes antigos?
Como todo mundo já sabe e já percebeu, o marketing é uma estratégia utilizada por praticamente todas as empresas e organizações. Isso porque em meio às diversas concorrências que surgem diariamente, se manter em destaque no mercado de trabalho é fundamental.
Assim como no dia a dia, o marketing também é uma boa opção para divulgar o seu novo espaço de atendimento. Utilizar das estratégias de marketing é essencial para tornar o seu novo consultório conhecido para seus velhos e novos pacientes.
Veja quais as principais ações você precisa realizar para mudar o seu consultório sem perder a clientela
1 – Marketing digital: a primeira e mais importante delas é o marketing digital. Essa nova forma vem ganhando cada vez mais espaço, graças ao grande uso das redes sociais. Com a maior parte da população on-line, as redes sociais se tornaram uma excelente plataforma de marketing, podendo ser utilizada para divulgar conteúdos e se aproximar do público, uma vez que todos estão conectados uns aos outros.
Invista em conteúdo para as redes sociais, compartilhe fotos do novo local, informando a data e o os horários de funcionamento do novo consultório. Assim, seus clientes terão acesso às informações de forma rápida e não perderão tempo indo ao consultório antigo.
2 – Cartazes, panfletos e faixas pela cidade: além do marketing digital, usar das velhas estratégias de marketing também é uma boa opção. Espalhar cartazes na cidade ou distribuir panfletos em pontos estratégicos informando o novo endereço do seu consultório pode fazer a diferença.
3 – Ofereça promoções: uma boa estratégia de marketing para conseguir fidelizar os seus clientes antigos e conquistar novos para o seu consultório é oferecer promoções e descontos, afinal, bons preços sempre atraem os clientes. Uma boa ideia é oferecer descontos para os pacientes já antigos, de modo a fazer com que eles se sintam privilegiados em conhecer o seu novo espaço. Para os novos pacientes, você pode oferecer descontos para a primeira consulta, ou ainda, fazer promoções e planos familiares com valores promocionais para o primeiro mês de atendimento no novo consultório. No entanto, isso não vale para todas as classes de saúde: alguns conselhos proíbem a prática de desconto. Recomendamos que cheque no seu conselho de classe antes de avançar nesse sentido.
4 – Cuide do visual do seu consultório: por fim, cuidar da fachada e do interior do seu consultório também é uma estratégia de marketing capaz de atrair seus pacientes. É importante lembrar que a primeira impressão é a que fica, e a primeira impressão, nesse caso, é a aparência visual.
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