Sistema na nuvem para clínicas médicas: por que é a melhor solução?

sistema em nuvem para clínicas médicas

Grande parte das atividades rotineiras dos profissionais de saúde migraram para o ambiente digital e foram automatizadas. Dessa forma, o sistema na nuvem é apenas uma das muitas mudanças para implementar nas clínicas médicas, visando a melhoria dos processos.

Você entende a importância de implantar um software de gestão? Quer conhecer todos os benefícios obtidos pelo uso dessa ferramenta? Então, este artigo é para você. A seguir, entenda tudo sobre o assunto.

Por que sua clínica médica precisa ter um sistema de gestão?

Assim como outros tipos de empresas, a gestão de clínicas e consultórios médicos é um trabalho árduo e que exige dedicação, conhecimento e tempo. Isso porque o dia-a-dia dos profissionais de saúde envolve um grande número de tarefas.

Ademais, além de gerir os processos administrativos e a saúde financeira do negócio, os médicos também precisam se dedicar ao relacionamento com o público, estudo de diagnósticos, realização de procedimentos e exames, entre outros.

Por essas razões, a implementação de um sistema de gestão em clínicas e consultórios se torna essencial. Em primeiro lugar porque contribuem para o cumprimento de muitas das tarefas diárias. Além disso, trazem maior eficácia e assertividades para os processos internos.

Os sistemas de gestão são ferramentas completas e, em alguns casos, foram desenvolvidas especificamente para atender às necessidades dos profissionais de saúde. Dentre as diversas funcionalidades que possuem, as mais importantes são:

  • agenda médica online;
  • prontuário eletrônico;
  • controle financeiro;
  • agendamento online;
  • automações de marketing;
  • plataforma de telemedicina;
  • armazenamento em nuvem.

Ainda, esses são apenas alguns dos recursos disponibilizados pelos softwares médicos. Por isso, ao contar com ele no seu consultório ou clínica, você passa a usufruir das diversas vantagens que ele produz. Quer saber quais? Continue a leitura.

Quais as vantagens de contar com essa ferramenta?

Os sistemas de gestão permitem a realização e automatização de grande parte da rotina de um consultório médico, tais como, agendamento de consultas, acompanhamento do fluxo de caixa, envio de SMS para confirmação e lembrete dos agendamentos etc.

Desse modo, o profissional de saúde e seus colaboradores são beneficiados de diferentes maneiras. A seguir, listamos as principais vantagens de utilizar essa ferramenta no seu dia-a-dia.

Centralização das informações

Em ambientes não informatizados, a gestão de documentos impressos não é uma tarefa simples e demanda muito tempo para ser concluída. Além disso, mesmo com a organização, as informações dos pacientes e os arquivos do consultório ficam armazenados em diferentes lugares, o que dificulta a sua busca.

No entanto, esse não é um problema enfrentado por quem utiliza um sistema de gestão. Isso porque a ferramenta centraliza todos os dados necessários em um único lugar. Assim, basta uma pesquisa simples para encontrar e acessar a informação desejada.

Atendimento personalizado

Uma forma eficaz de melhorar a experiência do paciente é personalizando o atendimento. Porém, para ter acesso rápido e confiável às informações dele, é necessário dispor de uma ferramenta prática e intuitiva, como um sistema de gestão.

Ademais, essas ferramentas contêm outras funcionalidades que também contribuem para aumentar o grau de satisfação do paciente, tais como, prescrição digital integrada com plataforma de medicamentos da Memed e atendimento por telemedicina.

Aumento da produtividade

A praticidade trazida pelo software permite que você e seus colaboradores disponham de mais tempo para dedicar ao paciente e para a realização de tarefas mais complexas. Com isso, há um considerável aumento na produtividade de todo o time.

Prontuário Eletrônico Gratuito

O que é um sistema na nuvem para clínicas médicas?

Agora que você já entende a importância de contar com um sistema de gestão, precisamos falar sobre as duas opções que você irá se deparar ao procurar por ele: software offline e software baseado em nuvem.

No primeiro caso, são ferramentas que também possuem muitas funcionalidades, mas que são instaladas nos computadores dos consultórios. A grande desvantagem é a segurança dos dados, que podem ser facilmente perdidos.

Em contrapartida, os sistemas na nuvem para clínicas médicas são mais eficientes, práticos e seguros. Nesse caso, não precisa de instalação e a ferramenta é facilmente acessada pela internet, necessitando apenas de login e senha.

Quais os benefícios de um sistema em nuvem para clínicas médicas?

Os softwares em nuvem armazenam todos os dados do consultório em servidores externos que, geralmente, contam com um alto nível de segurança, sendo este um dos seus principais benefícios. A seguir, conheça mais vantagens dessa ferramenta.

Mobilidade dos dados

Os sistemas em nuvem para clínicas médicas são acessados pela internet, o que significa que estão online e podem ser utilizados em qualquer hora, lugar e a partir de qualquer dispositivo conectado à rede.

O sistema na nuvem para clínicas médicas não tem custo de expansão

Diferente dos softwares instalados localmente, os sistemas em nuvem para clínicas médicas não possuem limitação de espaço. Assim, se a base de pacientes aumenta, a ferramenta acompanha esse crescimento sem custo adicional.

Não precisa de atualizações

Outra vantagem dos sistemas em nuvem, quando comparado aos softwares offline, está na ausência de atualizações. Com isso, o consultório não perde tempo com as pausas inesperadas para que a ferramenta se atualize.

Maior privacidade

Nos sistemas em nuvem para clínicas médicas os dados dos pacientes estão protegidos e não podem ser acessados por qualquer pessoa. Isso porque, além da segurança do software em nuvem, há também o controle de acesso por login e senha, impedindo que pessoas não autorizadas a utilizem.

Custo reduzido do sistema em nuvem para clínicas médicas

Outro ponto favorável aos softwares em nuvem é o custo reduzido em comparação aos sistemas offline, pois, não existem taxas de licenciamento, despesas com manutenção e atualizações. 

Agendamento online

Com o agendamento online, seus pacientes não precisam mais de intermediários para marcar suas consultas, podendo fazê-lo a qualquer momento, por onde o link de agendamento estiver disponibilizado na web. Porém, é um recurso disponível apenas nos sistemas em nuvem para clínicas médicas.

Plataforma de telemedicina

Outro benefício exclusivo das ferramentas online é a plataforma de telemedicina, o que possibilita o atendimento remoto dos seus pacientes, sem a necessidade de deslocamento. Além disso, este recurso está integrado ao prontuário do paciente, agilizando a consulta.

Enfim, existem inúmeras razões para você implementar um sistema de gestão no seu consultório. Apenas pelos benefícios mencionados neste artigo já é possível ter uma ideia do quão positiva será essa experiência.

Portanto, se você deseja tornar a organização e administração do consultório mais fácil e prática, utilize um sistema na nuvem para clínicas médicas. Além dessas vantagens, você também terá acesso a diversas funcionalidades importantes.

Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Cadastre-se no iMedicina gratuito e perceba como um sistema na nuvem é a melhor solução para a sua gestão!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: