Quando o assunto é construir e fortalecer sua presença digital, é claro que ter um site médico atrativo e focado em resultados é indispensável. Perceba que não basta que o seu cartão de visitas na web seja bonito, da mesma forma que incluir inúmeras informações sobre todos os seus serviços na página não garante uma boa comunicação com o público (excesso de conteúdo, inclusive, pode significar problemas de navegabilidade).
A boa notícia é que, a partir da experiência que acumulamos no iMedicina, conseguimos avaliar e definir qual é a anatomia do site médico ideal, ou seja, a estrutura que performa melhor e assegura uma imagem online bem-sucedida ao profissional de saúde.
Antes de apresentar, diretamente do nosso portfólio, 10 sites para você se inspirar, vamos fazer uma rápida revisão do formato ideal para o site médico.
Acompanhe com a gente:
Se você está perdido nos conceitos, pode se tranquilizar: todas essas orientações podem ser visualizadas, aplicadas na prática, nos exemplos a seguir. Para recapitular, uma das ferramentas fundamentais do site médico é justamente a possibilidade do agendamento online, um sistema que facilita a vida do paciente e gera os tais resultados diretos e mensuráveis para o profissional (ou o percentual de pessoas telefonando para o seu consultório para marcar um horário).
Já a estrutura One-Page é um tipo de organização de site: é aquela que dispõe todas as informações em uma única página extensa. Desse modo, o paciente não precisa navegar no portal e clicar em links para acessar os serviços oferecidos e demais conteúdos.
Ao longo dos nossos diversos testes, constatamos que a performance desse tipo de site médico chegou a ser 3x maior do que a dos modelos convencionais que distribuem o conteúdo em abas e menus.
Nessa disposição ideal de página extensa única, somente uma seção foge ao padrão: a página do blog do médico, na qual o profissional tem mais espaço para tratar dos assuntos que mais lhe interessam e pode se firmar como autoridade na área por meio de produção de conteúdo relevante.
Quanto aos CTA’s (calls-to-action), eles são as chamadas que vão direcionar o paciente/usuário a concluir determinada ação (no nosso caso, agendar uma consulta!). Como você pode imaginar, é bastante importante que essas chamadas sejam atrativas e realmente induzam o paciente a aproveitar a oportunidade de marcar um horário com você/na sua especialidade.
Para que sejam eficientes, no entanto, é interessante que esses CTA’s estejam contextualizados em um boa estratégia de storytelling (que se refere ao modo como você dispõe as informações no site, criando uma história cativante para o usuário e incentivando-o a converter).
Importante e exclusivo para médicos: se quiser ajuda gratuita de um consultor para que um site realmente eficiente, que gere autoridade e atraia pacientes, seja criado para você, basta preencher este formulário!
Confira, agora, 10 sites médicos que seguem essa estrutura para você se inspirar e criar (ou melhorar!) o seu:
O site da Dra. Paula Woo é um bom exemplo da estrutura One-Page e da organização estratégica das informações para o visitante. Observe a primeira seção do site:
A seção de apresentação é também a primeira impressão causada pelo seu site, a “área de chegada” do seu paciente, na qual ele vai decidir se continuará ou não navegando. Aqui, temos imagens qualidade relativas à área de atuação da profissional, inseridas no contexto de um layout atraente e coerente com a logomarca do consultório.
Note também a pequena apresentação à esquerda, reunindo informações de destaque da carreira da médica. No curto trecho, ela informa sua formação, concedendo credibilidade e solidez à trajetória profissional. O botão de “agendar” (que direciona o usuário para o formulário de contato, ao final da página) é extremamente estratégico nesse “momento inicial” do site, já estimulando a conversão. O CTA de agendamento de consulta se repetirá ao longo da página, mantendo-se acessível ao usuário.
Observe que a especialidade também aparece em destaque – isso é fundamental, tanto do ponto de vista das normas do CFM quanto para o paciente, que obviamente deseja se informar.
Mais um site dermatológico! O site da Dra. Mariana Dubrull, além de conter todas as recomendações que listamos acima, conta ainda com alguns detalhes interessantes: a apresentação da médica, por exemplo, merece destaque. Uma das seções do site, sob a frase “ Excelência em Dermatologia”, traz um depoimento de tom pessoal da especialista, no qual ela enfatiza o que mais a fascina na profissão.
No site médico, esse tipo de abordagem é extremamente positivo, uma vez que promove a proximidade entre o profissional e o leitor, “quebrando a distância” e humanizando a relação médico-paciente. Confira:
Vale a pena acrescentar que esse tipo de informação compõe um trabalho de storytelling bem feito, envolvendo e cativando o usuário. Veja:
Falando em storytelling, o site do Dr. Antônio Luiz Boechat é um exemplo bem-sucedido da técnica. Perceba como a estrutura do site explora a especialidade pouco conhecida pelo público leigo (no caso, a Reumatologia), envolvendo o leitor de forma gradativa para que agende a consulta já ciente das principais informações da área:
Na seção posterior, o site apresenta a primeira solução, uma vez que explica o funcionamento de uma consulta médica reumatológica. Em seguida, a página introduz a divisão de serviços ou tratamentos oferecidos pelo médico:
Neste site, além de uma imagem atrativa como “porta de entrada” para o leitor, observamos também a presença de uma seção “problemas” (“Por que procurar um endocrinologista?), estatísticas para ressaltar a importância/urgência da especialidade e um CTA acompanhado de argumentação sólida que reforça os valores/qualidades do atendimento oferecido pela Dra. Lanna. Veja:
O site do Dr. Fernando também conta com um depoimento em tom pessoal do médico, resultando no efeito de aproximação com o leitor que já comentamos. Além disso, explicita a metodologia do tratamento psicológico que o profissional utiliza em seu consultório:
Outro aspecto interessante do site é o depoimento único de um paciente centralizado e em destaque em uma única seção:
O site do Dr. Weslei é a prova de que investir em fotografias profissionais para divulgação digital (principalmente o site médico!) faz mesmo toda a diferença. Imagens de qualidade e alta resolução do próprio profissional e dos ambientes da clínica/consultório contribuem significativamente para a construção de autoridade do site e dos serviços oferecidos pelo profissional. Confira algumas das imagens:
A seção de blog da estrutura One-Page, localizada ao fim do site, direciona para a única página avulsa do portal do médico, disponibilizando conteúdo relevante de saúde para o público em questão:
Do site do Dr. Pedro, é interessante destacar como o médico detalhou os focos de atuação da sua especialidade (aqui, Urologia) em uma seção, educando os visitantes a respeito do atendimento antes de divulgar seus serviços e procedimentos. Vale lembrar que o público leigo, muitas vezes, alimenta determinadas noções pré-concebidas da atuação em saúde, ressaltando a importância do esclarecimento:
Comum a todos os sites médicos da lista, a seção de currículo merece menção por conferir credibilidade à carreira e à expertise do médico, divulgando seus principais títulos e capacitações. É importante, ainda, que as informações venham acompanhadas de uma foto de boa qualidade do profissional.
Na seção abaixo, visando evitar o excesso de conteúdo na página, note como as informações foram condensadas para que o usuário possa acessá-las ao clicar nos três últimos tópicos:
O endereço do Dr. André Navarro também conta com um exemplo interessante de CTA (call-to-action) para o agendamento de consultas, visto que divulga informações relevantes e não somente convida o usuário a marcar o horário:
Na página do Dr. Carlos Augusto, destacamos um detalhe: a presença de uma frase de destaque ou citação relevante para a especialidade ou atuação do médico, reforçando o impacto positivo do site:
Por fim, mais um site bem construído para você se inspirar! A página do Dr. Espedito conta com um ótimo exemplo da ênfase nos diferenciais dos seus serviços. Na seção abaixo, perceba como é destacado o caráter “humanizado e personalizado” do atendimento do médico ao idoso, valorizando a abordagem da consulta:
E então, o que achou da nossa lista? Para informações mais detalhadas e aprofundadas sobre sites médicos, não deixe de conferir gratuitamente nossos materiais completos sobre criação e otimização desses ambientes digitais tão importantes.
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Até a próxima!
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