Quando um médico monta o seu primeiro consultório, problemas e desafios iniciais normalmente surgem, assim como em qualquer outro negócio. E a adoção de um software médico pode até ajudar a dar uma segurada, digamos, nesses casos.
No entanto, quando tudo parece estar normalizado, surge um novo desafio: como atrair mais pacientes particulares e deixar de depender do convênio?
É claro que, atender pacientes conveniados é algo bom. Algumas vezes, quando a frequência de pacientes particulares está baixa, são os conveniados que ajudam a sustentar o seu consultório médico. No entanto, quando o número de pacientes conveniados extrapola, você acaba trabalhando mais, tendo até que duplicar sua jornada de trabalho, o que afeta diretamente em sua qualidade de vida.
Esse é, sem dúvidas, o principal motivo pelo qual você não deve depender tanto assim do convênio. E para contornar essa situação sem diminuir o seu rendimento mensal, você precisa atrair mais pacientes particulares. Só assim, você conseguirá estabilizar o seu lucro e trabalhar tranquilamente, sem estresse e dores de cabeça.
A questão é: como atrair mais pacientes particulares?
A resposta é bem simples: com marketing médico estratégico.
A concorrência existe em qualquer área. Portanto, seu consultório ou clínica também precisa de marketing para atrair mais pacientes assim como qualquer outro negócio.
Marketing médico, especialmente o marketing de conteúdo, nada mais é do que uma estratégia para fazer-se visível para possíveis pacientes. Uma vez que você atrai um paciente e oferece a ele um atendimento personalizado e de qualidade, ele começará a trabalhar para você. Em outras palavras, ele se tornará fiel aos seus serviços e fará indicações para amigos e familiares (o tão conhecido marketing boca a boca).
Portanto, o marketing médico vai desde o primeiro contato com possíveis futuros pacientes até o pós-consulta. É, sem dúvidas, uma maneira eficaz de atrair mais pacientes particulares e, finalmente, parar de depender de pacientes conveniados.
E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então, acompanhe-nos agora e veja como o software médico pode ajudá-lo a atrair mais pacientes particulares e, finalmente, parar de depender do convênio. Vamos lá?
Nos últimos anos para cá, a Internet cresceu de forma absurda aqui no Brasil. Hoje, já são mais de 100 milhões de brasileiros que tem acesso à Internet, sendo que, 98% deles são expostos ao menos uma vez por dia a algum anúncio patrocinado.
Outro dado interessante é que, 80% das compras realizadas no mundo offline são influenciadas pela Internet (e isso também vale para a área médica). Sem dúvidas, a Internet cresceu e se tornou um meio de divulgação viável para qualquer negócio.
Milhares de sites são lançados todo dia e, com o aumento das vendas de smartphones, bem como a popularização das redes Wi-Fi que agora estão presentes em quase todos os lugares, as pessoas passam diversas horas de seus dias navegando nesses sites.
E quando o assunto é consultório médico, o seu negócio também precisa de um site desses, pois através dele você pode ganhar mais visibilidade, tornar-se referência em sua área e, principalmente, atrair mais pacientes particulares.
Seu trabalho precisa de divulgação e estar exposto na Internet, lugar onde pessoas estão procurando pelos seus serviços, mas estão encontrando seus concorrentes.
Pense conosco…
A primeira coisa que você faz quando precisa de algum serviço é pesquisar no Google, não é? Após o buscador lhe retornar com vários resultados, você avalia site por site na primeira página para decidir qual o melhor para atender a sua necessidade.
É assim que funciona, não é? Pois bem, pacientes estão procurando pelos seus serviços da mesma forma, mas não encontram o seu consultório, afinal, você não tem um site.
Criar um site médico é uma das maneiras mais eficazes de executar uma estratégia de marketing do zero a fim de atrair mais pacientes. Basicamente, o site funcionará como uma vitrine do seu trabalho, convencendo novos pacientes de que o seu consultório médico ou clínica é a melhor solução para eles.
Para se livrar da dependência de convênios e atrair mais pacientes particulares, o primeiro passo é considerar a criação de um site médico para o seu consultório.
Com um site médico, seu negócio estará exposto na Internet, de modo que assim que alguém buscar pelos serviços que você presta, o site do seu consultório apareça nos resultados. Seu trabalho estará a um clique de distância de novos pacientes.
Seu site funcionará como uma vitrine virtual, então, você deve se esforçar para prender a atenção do visitante, a fim de gerar interesse pelos seus serviços. No seu site você deverá expor informações úteis sobre o seu trabalho, bem como expor motivos pelos quais o visitante deve marcar uma consulta com você, reforçando sempre seus argumentos com estatísticas, depoimentos de pacientes atuais, etc.
Obviamente, possuir um site médico para o seu consultório é extremamente vantajoso. No entanto, ainda pode melhorar, e muito. Continue acompanhando…
A concorrência está presente em qualquer área e, por isso, é preciso ir um pouco na contramão do marketing convencional para se diferenciar e atingir melhores resultados, afinal, o marketing como nós conhecemos há anos já não é tão eficaz hoje.
O velho marketing seguido de chavões como “o melhor consultório da região” ou “o maior especialista” já não convence mais como antes. Hoje, para atrair mais pacientes particulares através do marketing, é preciso criar estratégias eficientes e inovadoras.
Esse é o momento que você deve estar se perguntar: “mas como?”
Novamente, a resposta é bem simples: através do marketing de conteúdo, um dos modelos de marketing mais populares e mais benéficos da atualidade.
Mas o que é o marketing de conteúdo e como ele funciona? Basicamente, nesse modelo de marketing, o profissional cria conteúdo relevante e de qualidade para atrair, envolver e captar novos pacientes. Um modelo de marketing bem simples, mas que pode gerar resultados incríveis. E o melhor? Com pouco ou quase nenhum custo!
Ok, agora que você já sabe a importância de se ter um site médico para aplicar o marketing de conteúdo, como, de fato, executar essa estratégia de marketing?
Para ajudá-lo a entender melhor como funciona a estratégia na prática e lhe mostrar como tirá-la do papel, listamos logo abaixo 3 passos bem simples de como aplicar o marketing de conteúdo em seu consultório para atrair mais pacientes. Vejamos:
Não, o blog não é mais uma coisa de adolescente, esqueça isso. Hoje, até mesmo o Facebook e a Google possuem blogs. E, sem dúvidas, você também precisa de um.
Ao invés de possuir apenas um site institucional estático, apresentando você, seus serviços e informando a localização da sua clínica, você pode ter um blog integrado para oferecer conteúdo de qualidade e interessante para o seu público.
O blog lhe permite publicar conteúdo mais leve e informal, fugindo do formato 100% formal que mais parece propaganda e que, com certeza, todo mundo odeia.
Já falamos aqui no blog sobre a importância de conhecer bem o seu público.
No marketing de conteúdo, é importante conhecer o seu público para que você possa direcionar o seu conteúdo a ele. Quando você conhece perfil do seu paciente, você consegue escrever posts que são claramente entendidos pelo seu público-alvo.
Para uma estratégia de marketing funcionar perfeitamente, você precisa escrever conteúdos pensando em quem vai ler, no conhecimento que aquela pessoa possui e quais são suas principais necessidades. Se você sabe para quem vai escrever, então você pode direcionar perfeitamente sua estratégia de marketing para atrair pacientes.
Ok, você criou o seu blog, então, agora é hora de alimentá-lo com conteúdo, mas não qualquer conteúdo e sim conteúdo da mais alta qualidade. Você deve estabelecer uma rotina de publicação, achando o equilíbrio certo para que a elaboração dos posts não afete a sua rotina diária, mas que também mantenha o blog atualizado. Nossa recomendação é publicar ao menos 1 vez por semana.
A ideia por trás do marketing de conteúdo é oferecer conteúdo de qualidade que realmente seja do interesse do seu público. Se você é um dentista que oferece o serviço de clareamento dental, por exemplo, você pode elaborar um post ensinando maneiras caseiras de clarear os dentes. Desta forma, o leitor verá você como uma referência em clareamento dental e, quando decidir fazer um clareamento dental profissional, optará pelos seus serviços, pois já sabe do seu profissionalismo.
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Viu só? Executar uma estratégia de marketing de conteúdo em seu site médico não é um bicho de sete cabeças. Você precisa apenas de um blog e escrever conteúdo de qualidade com base no perfil do seu paciente. Uma vez que você consiga executar a estratégia de forma produtiva, você conseguirá atrair mais pacientes particulares.
Embora as outras estratégias de marketing possam ser consideradas pouco eficazes, existe uma que nunca “sai de moda”: o marketing boca a boca.
O marketing boca a boca nada mais é do que quando um paciente sai do seu consultório muito satisfeito e indica os seus serviços para amigos e familiares.
Essa é, sem dúvidas, umas das melhores estratégias, pois quando você está precisando de um determinado serviço e alguém que você conhece recomenda um profissional, você confia na recomendação, não é?
É muito importante entender que o marketing de conteúdo anda lado a lado com o marketing boca a boca. Uma vez que você atrai um paciente por conta de um conteúdo riquíssimo em informações que você publicou em seu blog, esse mesmo paciente verá seu consultório como uma referência na área, o que, obviamente, será mais um motivo para que ele fale sobre você e seus serviços para amigos e familiares.
Com a popularização dos softwares médicos, hoje esses sistemas estão mais modernos do que nunca. Hoje, um software médico pode ajudá-lo não só a gerir melhor o seu negócio, mas também a executar estrategicamente o marketing de conteúdo em seu consultório. Sim, é isso mesmo! Além de gerenciar o seu consultório e o prontuário eletrônico dos seus pacientes, você pode criar e conduzir o seu próprio site e blog.
E nós, do iMedicina, oferecemos em nosso software médico os recursos necessários para que você crie de forma simples e rápida um site e blog para o seu consultório.
Como citamos anteriormente, um site médico é uma vitrine. É nele que você mostrará sua autoridade dentro da sua área e reforçar ao visitante que precisa de uma consulta que você é a melhor opção para ele. Você precisa prender a atenção do seu potencial paciente e um site médico e um blog qualquer, definitivamente, não fazem isso.
Aqui no iMedicina, nós criamos o modelo de site médico perfeito para o seu consultório ou clínica. Basicamente, é um modelo que facilita a navegação do usuário que, no caso, é seu futuro paciente. O visitante não precisará navegar por inúmeras páginas para encontrar suas informações, pois todas elas estarão reunidas em uma única página. Isso, definitivamente, prende atenção do seu paciente.
Além disso, para que você entenda mais a fundo sobre o que é o marketing de conteúdo e como aplicá-lo com excelência em seu site médico, em nosso software médico – o iMedicina – existe uma Universidade de Cursos. Nela, você desfrutará de materiais riquíssimos sobre planejamento estratégico, gestão de consultórios e, principalmente, o marketing de conteúdo. Nesses cursos você encontrará passo a passo de como criar o seu site médico a partir do tema que criamos, guias de como criar do zero uma estratégia de marketing e muito mais. São cursos completíssimos!
O iMedicina é o nosso software médico completo para clínicas e consultórios. Não somos apenas um sistema que organizará sua papelada através do recurso de prontuário eletrônico. Nós vamos muito além disso! Oferecemos inúmeros recursos para que você consiga atrair mais pacientes, dobre o seu faturamento mensal e fidelize os seus pacientes atuais para que eles façam o marketing boca a boca por você.
Com o iMedicina, você se diferencia da concorrência, melhora o seu atendimento, bem como a gestão dos seus funcionários e também agiliza os seus processos internos. E, além disso, através do nosso sistema você criará o site e blog do seu consultório, ambos integrados a um sistema de agendamento online e ao prontuário eletrônico.
Se tudo o que dissemos neste post gerou interesse em você, talvez seja hora de adotar um software médico e finalmente desfrutar dos seus benefícios, os quais vão desde a agilização de processos até o fornecimento do auxílio que você precisa para executar o marketing de conteúdo em seu site e blog para atrair mais pacientes particulares e, finalmente, parar de depender do convênio.
E então? Se sente preparado para colocar o marketing de conteúdo em prática, atrair mais pacientes particulares e deixar de depender de pacientes conveniados? Então, conheça o iMedicina, o nosso software médico. Fale com um de nossos consultores!
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