Software Médico: Como Modernizar o Consultório?

software médico

Em um setor cada vez mais competitivo, os profissionais de saúde precisam constantemente buscar novas formas de atrair e fidelizar os pacientes. Neste sentido, um software médico oferece diversos recursos para alavancar e modernizar o consultório.

Você já conhece esses sistemas? Entende a necessidade em estar atualizado? Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, recomendamos a leitura desta artigo.

Afinal, por que preciso modernizar o consultório?

Com o advento da tecnologia, diversos segmentos da sociedade passaram por um importante processo de migração do analógico para o digital. Essa mudança foi necessária para que as empresas continuassem a captar novos clientes.

Quando trazemos esta realidade para um consultório médico, o raciocínio precisa ser o mesmo. Nos dias atuais, o bom atendimento continua a ser a porta de entrada do paciente, mas um ambiente modernizado e confortável passou a ser essencial.

Dessa forma, a implantação de um software médico é uma atitude necessária, pois trará diversos benefícios para a gestão da clínica e, principalmente, para o paciente. Para que você conheça mais sobre essa ferramenta, vamos falar sobre as vantagens que ele oferece.

Conheça as vantagens de um software médico

Nos consultórios que ainda realizam toda a sua gestão de forma física, no papel, perde-se muito tempo com atividades rotineiras que poderiam ser automatizadas e assim, o profissional de saúde conseguiria ter o foco exclusivo no paciente e no seu relato durante o atendimento.

Além disso, costumam enfrentar grande dificuldade em se organizar em virtude da grande quantidade de documentos para serem arquivados, o que pode provocar a perda de informações valiosas e até erros na consulta.

Por isso, adotar um sistema de gestão é essencial, pois com ele é possível restruturar os processos obsoletos da clínica, melhorando o desempenho, trazendo mais agilidade, qualidade e reduzindo custos. A seguir, entenda essas vantagens de forma detalhada.

Gestão e otimização

A modernização do consultório oferece aos médicos a possibilidade de ter uma gestão séria e eficiente do negócio, fazendo com que processos dispendiosos e complexos passem a ser realizados de forma fácil, segura e eficiente.

Uma dos pilares que garante a eficácia da gestão é a centralização das informações. Com um software, todos os dados estão localizados em um único lugar. Assim, cada funcionário pode rapidamente encontrar a informação que precisa ao fazer uma simples busca no sistema.

Ainda, essa vantagem é claramente percebida ao utilizar o prontuário eletrônico. Nesta funcionalidade é possível encontrar os principais dados do paciente, como histórico de saúde e prescrições de medicamentos. 

Com isso, o tempo do profissional de saúde e a gestão da clínica é otimizada e automatizada, pois aquelas tarefas que antes demandavam horas do dia, agora são realizadas automaticamente pelo programa.

Outrossim, um bom software permite a geração de relatórios para acompanhamento da saúde financeira da clínica, desenvolver o perfil do seu paciente e elaborar estratégias de marketing. 

Segurança dos dados

Provavelmente, este é o aspecto que traz mais receito a você quando o assunto é a implantação de um software médico. Porém, saiba que a segurança dos dados é uma preocupação constante dos desenvolvedores destes sistemas.

Ainda, o nível de proteção é mais elevado quando a ferramenta armazena na nuvem todas as informações salvas. Isso significa que os dados do paciente não estão guardados no computador onde o software está instalado, mas sim em servidores externos.

Embora pareça assustador saber que todos os arquivos estão fora do seu alcance, esses servidores atendem a legislações internacionais de segurança e possuem um nível altíssimo de proteção, evitando os ataques cibernéticos.

Além disso, também oferecem a criptografia dos dados, um protocolo de segurança utilizado pelas maiores empresas de tecnologia do mercado.

Agilidade de atendimento

Em um consultório não informatizado, tanto a secretária quanto o médico precisa dedicar boa parte do seu tempo ao preenchimento de prontuários, receitas, atestados, fichas de anamnese e outros documentos.

Assim, como a maioria dos papéis são preenchidos durante a consulta, o paciente não dispõe da total atenção do profissional de saúde, o que pode causar desconforto e até fazer com que ele não retorne mais ao consultório.

Por outro lado, com um software médico online, a realidade é completamente diferente. Isso porque o preenchimento de grande parte dos documentos é feito de forma automática, além de dispor de modelos pré-configurados dessas fichas.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Atração e fidelização do paciente

A sobrevivência de qualquer negócio que almeja lucro depende, exclusivamente, dos clientes. No dia a dia de uma clínica, é comum que um mesmo paciente não faça mais do que duas visitas a cada semestre.

Por isso, é essencial desenvolver maneiras de buscar novos pacientes. Neste sentido, um bom sistema de gestão do consultório permite conhecer o perfil do seu paciente e, a partir dessa informação, desenvolver estratégias de marketing para atraí-los ao seu consultório.

Ademais, também oferecem recursos para que você mantenha o relacionamento com o paciente após o atendimento, fidelizando-o. Entre as funcionalidades disponíveis estão o e-mail marketing, lembretes de consulta, pesquisas de satisfação, entre outros.

Portanto, agora você conhece as vantagens em ter um software médico e sabe quais são os motivos que indicam a necessidade de modernizar o seu consultório. Contudo, é normal que você se pergunte:

Por onde começar?

Antes de decidir por uma determinada ferramenta, é importante conhecer as necessidades do seu negócio e tentar avaliar quais são as suas demanda diárias que seriam impactadas pela sua implantação.

Existem diversas funcionalidades oferecidas nos muitos softwares médicos disponíveis no mercado. No entanto, quando não se faz um levantamento do que se precisa, pode ocorrer de contratar um serviço caro e que possua diversos recursos que você não utilizará.

Porém, alguns itens são essenciais para todo tipo de clínica médica e o software que você escolher precisa ter, pelo menos, as seguintes aplicações:

  • agendamento online de consultas;
  • armazenamento de dados na nuvem;
  • relatórios financeiros automatizados;
  • prontuário eletrônico;
  • integração entre agendas;
  • envio de lembretes para o paciente;
  • controle de acesso.

Ainda, é importante testar a ferramenta antes de adquiri-la. Em alguns casos, existem fornecedores que oferecem até versões totalmente gratuitas dos seus sistemas, como é o caso do iMedicina. Você já ouviu falar nele?

Conheça as vantagens do software gratuito iMedicina

O iMedicina é um dos principais softwares do mercado e surgiu a partir do desejo do médico Raphael Trotta em fortalecer a relação médico e paciente, trazendo benefícios para ambas as partes.

Assim, a versão gratuita deste sistema disponibiliza as mesmas funcionalidades presentes em boa parte das ferramentas pagas do mercado. Então, para que você entenda mais sobre o iMedicina gratuito, conheça as vantagens que ele oferece.

Alto nível de segurança

Um dos principais compromissos do iMedicina é com a segurança das informações do seu consultório e dos seus pacientes. Por isso, todos os dados salvos em nosso software são armazenados na nuvem, mais precisamente nos servidores AWS da Amazon.

Ainda, esse serviço possui certificação de segurança e atende as principais legislações internacionais do setor. Existe também o controle de acesso dos usuários, sendo possível supervisionar os movimentos de cada membro da equipe dentro do sistema.

Teste sem compromisso

Geralmente, o teste gratuito de uma ferramenta envolve obstáculos que buscam pressionar o cliente a adquirir a versão premium, tais como, período de utilização, grande limitação dos recursos e preenchimento dos dados do cartão de crédito.

Com o iMedicina você não terá nenhum desses entraves. Nosso sistema gratuito pode ser utilizado por quanto tempo você desejar, sem o compromisso de realizar o upgrade e sem fornecer quaisquer dados de pagamento.

Da mesma forma, nossos contratos não possuem letras miúdas ou cláusulas que exijam o pagamento de multas por cancelamento, ou o cumprimento de carências. Nosso objetivo é que o seu consultório cresça e que você perceba a hora de migrar para a versão paga.

Sem custos de manutenção e instalação

Por ser um serviço baseado na nuvem, a implantação do iMedicina na sua clínica não precisará da instalação de programas no seu computador, bastando apenas dispor de internet para acessar nosso site, fazer o seu cadastro e inserir login e senha.

Ainda, após o início da utilização, oferecemos um suporte também gratuito para configurar o software de acordo com suas necessidades e preferências. Caso haja algum problema, não existem custos de manutenção e as atualizações são feitas automaticamente.

Organização das informações dos pacientes

O software gratuito iMedicina é intuitivo e fácil de usar, além de contar com diferentes abas para cada tipo de informação. Assim, caso necessite saber algo do paciente, sua busca é facilitada.

Apenas para que você tenha uma ideia, em nossa ferramenta é possível ter acesso, sem custos, as seguintes funcionalidades:

  • agendamento online;
  • cadastro ilimitado de profissionais administrativos;
  • acesso à 50 MB de espaço disponível para armazenamento de arquivos;
  • cadastro de convênios;
  • prontuário digital;
  • emissão de relatórios;
  • backups diários ilimitados;
  • envio de lembretes de consultas.

Como você pode perceber, o software médico gratuito do iMedicina permite que você modernize o seu consultório a custo zero. Então, o que você está esperando para mudar a realidade do seu negócio? Faça o seu cadastro e comece a usar o sistema.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: