Sua clínica médica com o iMedicina em 2021

Sua clínica médica com o iMedicina em 2021

Sua clínica médica teve prejuízos em 2020, como consequência da pandemia? Provavelmente sim. Cerca de 82% dos médicos brasileiros sofreram com a queda nos seus rendimentos em função da covid-19, conforme pesquisa realizada pelo grupo Médicos sem Jaleco. Como meio de amenizar o contágio pelo vírus, vimos pela primeira vez a telemedicina sendo protagonista nos atendimentos em saúde do país. 

Assim, o que se espera para 2021? Nós acreditamos que a tecnologia continuará tendo um importantíssimo papel na saúde, já que ainda não temos ideia sobre quando estaremos seguros para o retorno aos consultórios médicos. Por outro lado, espera-se uma verdadeira mudança de paradigma na prestação de serviços médicos durante e após a pandemia. Você também acredita nisso?

Vamos mostrar algumas pesquisas interessantes que podem ser uma verdadeira luz no caminho dos médicos que desejam recuperar o número de atendimentos. Ao final, entenda como o iMedicina pode te ajudar nesta complexa caminhada. 

Para onde foram os pacientes?

Eles estão em casa, seguros do vírus, e não estão dispostos a realizar consultas presenciais. Essa constatação foi feita pelo Instituto de Pesquisa em Saúde da PwC. O estudo foi realizado entre os dias 2 e 8 de abril de 2020 com 2.533 americanos. Em suma, os insights proporcionados pela PwC são bem interessantes. Confira os principais pontos levantados:

  • houve um aumento significativo no número de teleconsultas no ano passado;
  • a maior parte das consultas foram de pacientes saudáveis em busca de atendimento rápido;
  • pacientes com doenças crônicas abandonaram seus tratamentos presenciais e não buscaram o teleatendimento de forma tão significativa;
  • 52% dos pacientes estavam preocupados com a obtenção de receitas médicas;
  • 32% dos americanos entrevistados assumiram planejar reduzir seus gastos com saúde por questões financeiras;
  • 9% pretendia abandonar o uso de medicamentos para economizar dinheiro, enquanto 22% planejava estender a medicação pulando algumas doses;
  • 5% utilizou a telemedicina pela primeira vez apenas nos últimos meses;
  • o distanciamento social é diretamente proporcional à idade – quanto mais velho, mais afastado;
  • pessoas não brancas fizeram menos distanciamento social, mesmo aqueles com doenças crônicas;
  • apenas 14% dos entrevistados receberam informações de seus provedores de saúde ou de médicos;
  • a maior parte das informações sobre saúde vinham de veículos de notícias locais e nacionais, das mídias sociais e de empregadores.

Insights para a sua clínica médica em 2021

O distanciamento social compulsório, assim como o medo do contágio pelo novo coronavírus, são condições que têm afastado o paciente das clínicas médicas. Não só isso. Por conseguinte, o acesso à informação tem dado poder ao consumidor dos serviços de saúde. Assim, muitos deles têm buscado o autocuidado e tratamentos não convencionais. 

O médico já não não dita os protocolos de tratamento, já que o paciente tem informação e tecnologia ao alcance das mãos. Consequentemente, no mundo todo tem havido um movimento de empoderamento do paciente, que deseja participar de todo o processo terapêutico e também espera decidir o que é melhor para si mesmo. 

Assim, as clínicas e consultórios médicos devem centrar seus esforços no paciente, buscando sua fidelidade por meio da comunicação mais aproximada. O médico da contemporaneidade precisa se conectar com o indivíduo, tanto por meio da linguagem mais próxima quanto por meio da tecnologia. 

Este é um caminho sem volta.

Como o iMedicina pode ajudar sua clínica médica a se reaproximar dos pacientes?

Em primeiro lugar, não poderíamos chegar até aqui sem delinear o cenário vivido pelos consultórios e clínicas médicas. Se acaso você busca superar todos os desafios mencionados, veja agora como o iMedicina pode ser sua principal arma em 2021.

Telemedicina gratuita e segura

Como vimos, a melhor forma de se conectar com os pacientes em tempo de coronavírus é oferecendo a possibilidade de consultas virtuais, ou telemedicina. Para ajudar os médicos nesta empreitada, o iMedicina disponibilizou uma plataforma em que os médicos podem realizar consultas virtuais com seus pacientes. 

O melhor é que o sistema é gratuito e muito seguro. Toda a plataforma conta com criptografia de ponta a ponta. Além disso, somente o médico e o paciente têm acesso ao conteúdo. Nem mesmo os funcionários da clínica conseguem acessar os dados da consulta realiza via telemedicina. 

Outro ponto é que o sistema é protegido por protocolos de segurança HTTPs e certificado digital 256. Toda a plataforma é hospedada nos servidores da Amazon AWS e HIPPA Compliant.

A teleconsulta é realizada pelo prontuário eletrônico do paciente. Ou seja, isso garante o controle do acesso e o sigilo médico.

Receita médica digital

Com o distanciamento social, seus pacientes que dependem de medicamentos de uso contínuo não precisarão mais se preocupar, nem mesmo abandonar o tratamento. Ainda no plano gratuito do iMedicina, o médico conta com a prescrição digital. Assim, é possível emitir receitas com assinatura digital padrão ICP-Brasil. 

Da mesma forma, o médico emite atestados e laudos médicos online com validade jurídica. Com isso, você cria esses documentos ainda durante a teleconsulta e os envia para os seus pacientes digitalmente. Tudo de forma gratuita e segura. 

Agenda online

Além de removermos as barreiras entre a residência do paciente e o consultório médico, por meio da telemedicina, nós também facilitamos a marcação de consultas. Com o sistema de agendamento online, seu paciente não precisa interromper o que está fazendo para fazer uma ligação para o seu consultório.

Com alguns cliques, ele pode planejar o melhor dia e horário para uma consulta presencial ou teleconsulta. Já o médico conta com a sincronização da agenda com o Google Calendar, podendo acompanhar sua rotina de qualquer dispositivo. Sem contar com o ganho de tempo para a sua secretária.

Informações de saúde de qualidade…

Se os pacientes americanos não recebem informação de saúde diretamente de seus médicos ou dos planos de saúde, imagine os brasileiros! Com a internet, a propagação de notícias falsas é algo que vem colocando em risco a saúde da população. Mas, isso é algo que pode ser combatido com a curadoria de conteúdos realizada por jornalistas e especialistas em marketing médico do iMedicina. 

Além de garantir mais pacientes com estratégias éticas de marketing digital, o iMedicina disponibiliza artigos para blog e posts para redes sociais para diversas especialidades médicas. 

… e relacionamento com o paciente

Nossos conteúdos sobre saúde encontram o alvo certo! Pela plataforma do iMedicina, os médicos podem enviar os artigos publicados, além de outros conteúdos, para os pacientes certos. Nossa plataforma possibilita a personalização de e-mails, que podem ser enviados de maneira automática. Tudo isso com configurações simples e com o uso de tags de atendimento.

Além de tornar os pacientes ainda mais conscientes sobre suas questões de saúde, você pode enviar lembretes de consulta automatizados, bem como felicitações de aniversário. O relacionamento com o paciente é a principal arma para a fidelização, retorno e indicações. 

Outras ferramentas para sua clínica médica

O iMedicina oferece muito mais para que sua clínica médica supere os desafios em 2021. Aqui, você encontra:

  • prontuário eletrônico para gestão mais eficaz do seu consultório;
  • prescrição rápida com o bulário integrado do Memed, que tem mais 60 mil medicamentos;
  • modelos pré-prontos de atestado, prescrição e anamnese;
  • plataforma financeira com demonstrativos sobre a movimentação e acompanhamento dos fluxos de caixa;
  • painel de estatísticas de atendimento;
  • acesso para diversos usuários, com possibilidade de restrição de informações;
  • envio de pesquisa de satisfação (NPS) para o paciente;
  • marketing médico, com criação de site, artigos otimizados para os motores de busca (SEO), Google Ads, posts para redes sociais e fluxos de e-mail marketing.

Que tal contar com as soluções do iMedicina para a sua clínica médica em 2021? Se você deseja saber mais, continue navegando pelo nosso blog e descubra outros conteúdos sobre nosso sistema, ou comece a experimentar nossas soluções gratuitas agora mesmo!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: