Sua clínica médica com o iMedicina em 2021

Sua clínica médica com o iMedicina em 2021

Sua clínica médica teve prejuízos em 2020, como consequência da pandemia? Provavelmente sim. Cerca de 82% dos médicos brasileiros sofreram com a queda nos seus rendimentos em função da covid-19, conforme pesquisa realizada pelo grupo Médicos sem Jaleco. Como meio de amenizar o contágio pelo vírus, vimos pela primeira vez a telemedicina sendo protagonista nos atendimentos em saúde do país. 

Assim, o que se espera para 2021? Nós acreditamos que a tecnologia continuará tendo um importantíssimo papel na saúde, já que ainda não temos ideia sobre quando estaremos seguros para o retorno aos consultórios médicos. Por outro lado, espera-se uma verdadeira mudança de paradigma na prestação de serviços médicos durante e após a pandemia. Você também acredita nisso?

Vamos mostrar algumas pesquisas interessantes que podem ser uma verdadeira luz no caminho dos médicos que desejam recuperar o número de atendimentos. Ao final, entenda como o iMedicina pode te ajudar nesta complexa caminhada. 

Para onde foram os pacientes?

Eles estão em casa, seguros do vírus, e não estão dispostos a realizar consultas presenciais. Essa constatação foi feita pelo Instituto de Pesquisa em Saúde da PwC. O estudo foi realizado entre os dias 2 e 8 de abril de 2020 com 2.533 americanos. Em suma, os insights proporcionados pela PwC são bem interessantes. Confira os principais pontos levantados:

  • houve um aumento significativo no número de teleconsultas no ano passado;
  • a maior parte das consultas foram de pacientes saudáveis em busca de atendimento rápido;
  • pacientes com doenças crônicas abandonaram seus tratamentos presenciais e não buscaram o teleatendimento de forma tão significativa;
  • 52% dos pacientes estavam preocupados com a obtenção de receitas médicas;
  • 32% dos americanos entrevistados assumiram planejar reduzir seus gastos com saúde por questões financeiras;
  • 9% pretendia abandonar o uso de medicamentos para economizar dinheiro, enquanto 22% planejava estender a medicação pulando algumas doses;
  • 5% utilizou a telemedicina pela primeira vez apenas nos últimos meses;
  • o distanciamento social é diretamente proporcional à idade – quanto mais velho, mais afastado;
  • pessoas não brancas fizeram menos distanciamento social, mesmo aqueles com doenças crônicas;
  • apenas 14% dos entrevistados receberam informações de seus provedores de saúde ou de médicos;
  • a maior parte das informações sobre saúde vinham de veículos de notícias locais e nacionais, das mídias sociais e de empregadores.

Insights para a sua clínica médica em 2021

O distanciamento social compulsório, assim como o medo do contágio pelo novo coronavírus, são condições que têm afastado o paciente das clínicas médicas. Não só isso. Por conseguinte, o acesso à informação tem dado poder ao consumidor dos serviços de saúde. Assim, muitos deles têm buscado o autocuidado e tratamentos não convencionais. 

O médico já não não dita os protocolos de tratamento, já que o paciente tem informação e tecnologia ao alcance das mãos. Consequentemente, no mundo todo tem havido um movimento de empoderamento do paciente, que deseja participar de todo o processo terapêutico e também espera decidir o que é melhor para si mesmo. 

Assim, as clínicas e consultórios médicos devem centrar seus esforços no paciente, buscando sua fidelidade por meio da comunicação mais aproximada. O médico da contemporaneidade precisa se conectar com o indivíduo, tanto por meio da linguagem mais próxima quanto por meio da tecnologia. 

Este é um caminho sem volta.

Como o iMedicina pode ajudar sua clínica médica a se reaproximar dos pacientes?

Em primeiro lugar, não poderíamos chegar até aqui sem delinear o cenário vivido pelos consultórios e clínicas médicas. Se acaso você busca superar todos os desafios mencionados, veja agora como o iMedicina pode ser sua principal arma em 2021.

Telemedicina gratuita e segura

Como vimos, a melhor forma de se conectar com os pacientes em tempo de coronavírus é oferecendo a possibilidade de consultas virtuais, ou telemedicina. Para ajudar os médicos nesta empreitada, o iMedicina disponibilizou uma plataforma em que os médicos podem realizar consultas virtuais com seus pacientes. 

O melhor é que o sistema é gratuito e muito seguro. Toda a plataforma conta com criptografia de ponta a ponta. Além disso, somente o médico e o paciente têm acesso ao conteúdo. Nem mesmo os funcionários da clínica conseguem acessar os dados da consulta realiza via telemedicina. 

Prontuário Eletrônico Gratuito

Outro ponto é que o sistema é protegido por protocolos de segurança HTTPs e certificado digital 256. Toda a plataforma é hospedada nos servidores da Amazon AWS e HIPPA Compliant.

A teleconsulta é realizada pelo prontuário eletrônico do paciente. Ou seja, isso garante o controle do acesso e o sigilo médico.

Receita médica digital

Com o distanciamento social, seus pacientes que dependem de medicamentos de uso contínuo não precisarão mais se preocupar, nem mesmo abandonar o tratamento. Ainda no plano gratuito do iMedicina, o médico conta com a prescrição digital. Assim, é possível emitir receitas com assinatura digital padrão ICP-Brasil. 

Da mesma forma, o médico emite atestados e laudos médicos online com validade jurídica. Com isso, você cria esses documentos ainda durante a teleconsulta e os envia para os seus pacientes digitalmente. Tudo de forma gratuita e segura. 

Agenda online

Além de removermos as barreiras entre a residência do paciente e o consultório médico, por meio da telemedicina, nós também facilitamos a marcação de consultas. Com o sistema de agendamento online, seu paciente não precisa interromper o que está fazendo para fazer uma ligação para o seu consultório.

Com alguns cliques, ele pode planejar o melhor dia e horário para uma consulta presencial ou teleconsulta. Já o médico conta com a sincronização da agenda com o Google Calendar, podendo acompanhar sua rotina de qualquer dispositivo. Sem contar com o ganho de tempo para a sua secretária.

Informações de saúde de qualidade…

Se os pacientes americanos não recebem informação de saúde diretamente de seus médicos ou dos planos de saúde, imagine os brasileiros! Com a internet, a propagação de notícias falsas é algo que vem colocando em risco a saúde da população. Mas, isso é algo que pode ser combatido com a curadoria de conteúdos realizada por jornalistas e especialistas em marketing médico do iMedicina. 

Além de garantir mais pacientes com estratégias éticas de marketing digital, o iMedicina disponibiliza artigos para blog e posts para redes sociais para diversas especialidades médicas. 

… e relacionamento com o paciente

Nossos conteúdos sobre saúde encontram o alvo certo! Pela plataforma do iMedicina, os médicos podem enviar os artigos publicados, além de outros conteúdos, para os pacientes certos. Nossa plataforma possibilita a personalização de e-mails, que podem ser enviados de maneira automática. Tudo isso com configurações simples e com o uso de tags de atendimento.

Além de tornar os pacientes ainda mais conscientes sobre suas questões de saúde, você pode enviar lembretes de consulta automatizados, bem como felicitações de aniversário. O relacionamento com o paciente é a principal arma para a fidelização, retorno e indicações. 

Outras ferramentas para sua clínica médica

O iMedicina oferece muito mais para que sua clínica médica supere os desafios em 2021. Aqui, você encontra:

  • prontuário eletrônico para gestão mais eficaz do seu consultório;
  • prescrição rápida com o bulário integrado do Memed, que tem mais 60 mil medicamentos;
  • modelos pré-prontos de atestado, prescrição e anamnese;
  • plataforma financeira com demonstrativos sobre a movimentação e acompanhamento dos fluxos de caixa;
  • painel de estatísticas de atendimento;
  • acesso para diversos usuários, com possibilidade de restrição de informações;
  • envio de pesquisa de satisfação (NPS) para o paciente;
  • marketing médico, com criação de site, artigos otimizados para os motores de busca (SEO), Google Ads, posts para redes sociais e fluxos de e-mail marketing.

Que tal contar com as soluções do iMedicina para a sua clínica médica em 2021? Se você deseja saber mais, continue navegando pelo nosso blog e descubra outros conteúdos sobre nosso sistema, ou comece a experimentar nossas soluções gratuitas agora mesmo!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: