Muito tem se falado de Telemedicina, principalmente após a regulamentação da Teleconsulta, Teleorientação, Teleinterconsulta e do Telemonitoramento. Mas, ainda restam algumas dúvidas entre os médicos. Dentre elas está se é vantajosa a adoção dessa forma de atendimento.
Pensando nisso, listamos as principais vantagens da consulta online, tanto para os profissionais da saúde, quanto para os pacientes. Leia até o final e esclareça essa dúvida de uma vez por todas!
Antes de adotar uma nova forma de atendimento, é necessário atentar-se aos ganhos e benefícios que ela proporcionará para o seu consultório. Confira abaixo as principais vantagens:
São muitos os custos para a manutenção de uma clínica: aluguel, condomínio, despesas com água, luz e telefone, limpeza, wi-fi, deslocamento diário até o trabalho, dentre outros.
Além desses, ainda há gastos com sistema de gestão e financeiro, atendimento remoto, manutenção e guarda de prontuários, marketing médico, etc.
Ao utilizar o software médico do iMedicina para reduzir custos com a Telemedicina, você tem agendamento online, prontuário eletrônico e emissão de atestados e receitas, de forma totalmente gratuita.
Além de economizar com um único sistema que faz todo o trabalho de gestão, ainda é possível atender de onde estiver, sem precisar se deslocar.
Ao salvar as gravações dos atendimentos e demais dados do cliente na nuvem, você consegue acessá-los rapidamente de qualquer lugar e dispositivo, desde que tenha acesso à internet.
Portanto, você não fica dependendo mais do seu HD para ter a documentação salva e nem fica à mercê de vírus e defeitos no computador. Assim, os arquivos dos seus pacientes ficam mais seguros e disponíveis para consulta.
Quanto à segurança dos arquivos, você pode ficar tranquilo! Falaremos melhor sobre esse tópico a seguir.
Conforme citado anteriormente, os prontuários e dados dos pacientes são armazenados em nuvem e podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer dispositivo. Porém, o que garante a segurança desses arquivos?
A segurança interna da plataforma das plataformas de Telemedicina devem ser garantidas pelo protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o seu computador e o servidor.
Além disso, as gravações e os dados do atendimento e prontuário devem ser armazenadas de forma criptografada em nuvem. Isso significa que os arquivos serão enviados para o servidor de forma codificada, impossibilitando que invasores consigam consultá-los sem uma chave de segurança.
Tudo isso faz com que só você e pessoas autorizadas e portadoras de login e senha tenham acesso aos arquivos, garantindo a privacidade do paciente.
Muitas vezes o paciente da Telemedicina necessita de encaminhamento para outros especialistas. Para facilitar o novo atendimento, você pode fazer o envio online dos prontuários para o outro médico.
Para enviar esses arquivos, basta que você acesse a pasta do paciente e escolha o que deverá ser encaminhado. Assim, você poderá compartilhar facilmente todo o histórico da pessoa, facilitando o atendimento do outro profissional.
Além disso, há a possibilidade de realizar a Teleinterconsulta, que permite a troca de informações exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico. Isso traz maior segurança tanto para o médico, quanto para o paciente – que receberá o correto diagnóstico mais rapidamente.
A distância não é mais um limite da Medicina. Com os avanços das telecomunicações, é possível que você atenda pacientes até das áreas mais remotas.
Assim, torna-se viável levar a saúde a quem realmente precisa de atendimento e não tem possibilidade de deslocar-se até uma capital ou cidade próxima para realizar a consulta.
Além disso, a Teleconsulta pode ser realizada em diversas outras situações, como, por exemplo, um paciente que se muda de cidade, estado ou país mas precisa continuar o tratamento. Não há mais fronteiras para o cuidado médico.
Além dos benefícios para médicos e clínicas, os pacientes também obtêm vantagens da Telemedicina. Saiba quais são elas abaixo:
Como a consulta é realizada através da internet, não há gastos com deslocamentos, que mesmo dentro de uma mesma cidade é um valor a ser considerado.
Assim, é possível que pessoas que anteriormente não tinham acesso a determinados atendimentos passem a ter, universalizando o acesso à saúde.
Dentre os ramos da Telemedicina está o Telediagnóstico, que permite que laudos sejam emitidos à distância. A partir desse sistema, é possível receber diagnósticos mais rapidamente, uma vez que os documentos são emitidos por profissionais de dedicação exclusiva, agilizando o processo.
Além disso, realizar consultas online facilita que o paciente consulte-se com mais de um especialista no mesmo dia, quando necessário.
A universalização da Medicina fica mais próxima com os avanços da Telemedicina. Isso porque a partir desse método, é possível levar médicos de qualidade para regiões remotas e sem acesso a especialistas.
Segundo levantamento do CFM (Conselho Federal de Medicina), 15,5% da população do Brasil, instalados nas menores cidades, contam com 2,6% do total de médicos em atividade no país. Esse número mostra a importância da interiorização do acesso à saúde.
Muitas vezes, não é possível que o profissional da saúde se desloque fisicamente para áreas que necessitam de atendimento médico. Porém, com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, é possível que ele esteja presente virtualmente para realizar consultas e diagnosticar pacientes.
A Telemedicina surgiu para auxiliar a Medicina tradicional e não para substituí-la. O contato físico com o paciente ainda é fundamental para o sucesso do tratamento. Porém, existem diversas vantagens em realizar um atendimento virtual e casos em que ele é a opção mais viável.
Além disso, a Telemedicina não se resume apenas à consulta online. Dentre as suas vertentes estão: o Telediagnóstico, a Teleinterconsulta, a Teleorientação, a Teletriagem, dentre outros. Todas essas modalidades são de enorme contribuição para que o exercício médico seja levado a mais pessoas, com mais qualidade e rapidez.
Quer saber mais sobre Telemedicina? Acesse o nosso blog e saiba mais sobre o assunto.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment