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3 dicas para avaliar o custo x benefício de um software médico

Os consultórios online estão deixando de ser apenas uma tendência modernista. Antes, o papel e caneta e a forma tradicional de administração eram suficientes para conter a demanda, atender os pacientes e organizar o cotidiano do médico.

No entanto, isso vem ficando obsoleto. O aumento da concorrência e as mudanças no consumo dos serviços em saúde exigem mais estratégia daqueles que querem alavancar resultados. Principalmente após a necessidade de isolamento social devido ao novo coronavírus, ficou bem claro que a transformação digital é essencial para o consultório crescer. 

Assim, um software médico se torna fundamental para conduzir a rotina das novas demandas que estão chegando. É preciso acompanhar os números com mais clareza e ter acesso aos dados do paciente de qualquer lugar, sem deixar a segurança de lado. Além disso, os atendimentos por telemedicina se tornarão cada vez mais constantes. 

Disponibilizar ferramentas que facilitem a chegada do paciente ao consultório é essencial para se destacar da concorrência. Do mesmo modo, oferecer um atendimento humanizado, focado na experiência do paciente faz toda diferença na hora de fidelizá-los.

A tecnologia aliada à saúde consegue trazer benefícios que vão além da melhoria da gestão. Um bom software médico auxilia a equipe administrativa, otimiza a produtividade do time, organiza o dia a dia e melhora o relacionamento com o paciente.

A questão é: como escolher um sistema capaz de atender todas essas necessidades sem prejudicar o orçamento do consultório? Existem alguns pontos que devem ser levados em conta. Acompanhe o artigo e conheça essas 3 dicas para levar em consideração na hora de adquirir seu software médico.

Como calcular o custo x benefício de um bom software médico

Softwares médicos não são produtos novos no mercado. Já existe uma infinidade de opções e funcionalidades que podem tanto incrementar como apenas encarecer o sistema. 

Mapear as necessidades do consultório ajuda a trazer clareza para a escolha do melhor software médico. Independente de quais sejam elas, alguns pontos são importantes para a sua avaliação. Acompanhe:

1 – Todas as funcionalidades em um único local

Seja qual for a necessidade do seu consultório ou clínica, o mais indicado é adquirir um único software que consiga suprir toda a sua demanda ou, pelo menos, a maior parte dela. 

Um software para o financeiro, outro para a gestão, outro para telemedicina, além de maior gasto, ainda dá muito mais trabalho para gerir. O melhor custo benefício é encontrar o sistema que integre todas as funcionalidades que você precisa em um único local. 

Por isso, antes é preciso saber o que você realmente precisa. Nem sempre os sistemas pagos são a melhor opção. Existem excelentes produtos gratuitos que oferecem as funcionalidades principais para gestão e organização da clínica. 

No entanto, não adianta escolher esses modelos quando eles possuem limitações de usuários. Nesses casos, vale a escolha de um software médico gratuito sem limitação de usuários ou fazer opção pelos softwares pagos, que integre todas as funções essenciais para você.

2 – Escolha o software médico que te ofereça segurança

Essa é a palavra de ordem para quem está informatizando o consultório. O  prontuário eletrônico, inclusive, tem a sua própria legislação. Daí, podemos entender como a segurança é fator primordial na avaliação de um bom software.

A tecnologia empregada para evitar fraudes e acessos não permitidos ao sistema e às informações armazenadas nele deve ser de ponta. 

Um bom software possui limitação de acesso de acordo com a função de cada colaborador da equipe do consultório. Assim, quem é cadastrado como administrativo ou marketing terá acesso a todas as funcionalidades requeridas nessas áreas, mas não conseguirão visualizar o prontuário do paciente. 

Ter criptografia e protocolo de segurança HTTPs também é indispensável para resguardar os dados armazenados e impedir invasão ao sistema. Quem utiliza telemedicina precisa ter certeza que a plataforma herda todo o sistema de proteção dos software, além de controle da sala virtual de atendimento pelo médico.

O melhor custo x benefício está no software que te ofereça a tecnologia de segurança necessária para manter os pacientes e os seus atendimentos protegidos. Por isso, além de todos os requisitos citados acima, a empresa que fornece o serviço também precisa estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor nos próximos meses.

3 – Prefira o software armazenado em nuvem

Você certamente encontrará boas opções de softwares locais, instalados nos computadores do consultório. O problema dessas plataformas é que além de oferecer menos segurança contra invasões do sistema, costumam ser mais dispendiosos que os online.

Um software local requer custos de instalação e manutenção, enquanto os sistemas baseados na nuvem não precisam ser instalados e a manutenção é feita online pelo próprio sistema. Nos locais, ainda há custos com a compra da licença de uso do software. Já os softwares onlines oferecem opções até sem custo algum. Para os que são pagos, apenas a assinatura mensal ou anual é cobrada do usuário.

Os softwares na nuvem ainda permitem muito mais mobilidade e acessibilidade. O usuário pode acessar as informações de onde estiver, em dispositivos diferentes, como celulares ou notebooks, basta que estejam conectados à internet. Os locais, por sua vez, só permitem acesso da máquina em que o sistema foi instalado. Assim, se você está fora do consultório, não conseguirá utilizá-lo.

iMedicina: a solução que você estava procurando

O iMedicina é a empresa de software médico líder em relacionamento com o paciente. Além de conduzir toda a estratégia de marketing médico com base na jornada do paciente, a empresa ainda oferece um software robusto, com as funcionalidades necessárias para o crescimento do seu consultório em um único local.

Para os consultórios ou clínicas que estão começando, o software gratuito não tem limites de usuário, sendo ideal também para os sistemas de coworking médico, tendência dos novos tempos.

As principais funcionalidades gratuitas abrangem o prontuário e agenda eletrônica, agendamento online e telemedicina. A gratuidade da plataforma não expira, o médico só muda de plano caso ache necessário. 

Para aqueles que querem ir além da organização e desejam um método eficaz para a atração e fidelização de pacientes, o plano premium é a opção certa. Além de todas as funcionalidades do software, o consultório tem acesso a estratégia de marketing completa, com presença digital e anúncio online.

Isso tudo sem falar na facilidade de treinamento da equipe e usabilidade do sistema, acessibilidade com armazenamento em nuvem e segurança de última geração.

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Escrito por
Equipe iMedicina