Como A Integração De Dados Pode Melhorar O Atendimento Do Seu Consultório

consultório
Powered by Rock Convert

Com a facilidade de acesso à informação, cada vez mais as pessoas exigem a celeridade na prestação de serviços e no atendimento de clínicas e consultórios. No entanto, apenas com o investimento na integração de dados é possível oferecer a agilidade e praticidade esperada pelos pacientes.

Por isso, a proposta deste artigo é explicar a importância dessa integração e mostrar como ela pode impactar positivamente a rotina do profissional de saúde e de seus colaboradores. Ficou interessado em saber mais? Então, continue a leitura.

Qual a importância da integração de dados para um consultório?

Quando falamos de integração de dados nas instituições de saúde, estamos falando da plena comunicação entre todas as informações dos pacientes e todos os processos internos do consultório.

Em resumo, essa ação consiste na centralização e junção dos dados cadastrais, do prontuário eletrônico, dos resultados dos exames, das prescrições já realizadas, dos pagamentos efetuados e das demais informações necessárias para um bom atendimento.

Ainda, a importância de contar com esse tipo de integração está na eficiência na execução dos processos que ela pode promover. Por isso, é um recurso de extrema relevância para quem deseja atrair e fidelizar pacientes.

Por outro lado, a ausência de comunicação entre os dados afeta a qualidade do serviço prestado e reduz a produtividade dos funcionários, pois, há a necessidade de replicar informações em diferentes formulários e dificuldade para buscar todos as informações dos pacientes.

Então, se você deseja otimizar a rotina do consultório e melhorar o atendimento prestado ao paciente, implemente softwares médicos que sejam 100% integrados. Porém, se você ainda não está convencido dessa necessidade, conheça os principais benefícios que podem ser obtidos.

Quais os benefícios dessa integração para o atendimento?

O desenvolvimento de novas tecnologias permitiu que consultórios que mantinham todos os seus arquivos armazenados fisicamente, migrassem para o ambiente digital. Com isso, foi possível aprimorar o gerenciamento dos dados dos pacientes.

Ainda, ao dispor de um bom sistema de gestão é possível coletar, armazenar e analisar essas informações, além de permitir a criação de relatórios otimizados para conhecer mais sobre as características e preferências do seu público, desenvolvendo um perfil do paciente ideal.

Dessa forma, contar com a integração de dados significa utilizar de modo inteligente e estratégico todo o conhecimento que você dispõe sobre seus pacientes e o andamento do seu negócio, produzindo benefícios para eles e para o crescimento do seu consultório. A seguir, listamos as principais vantagens da implementação desse recurso.

Melhor qualidade do atendimento

Mesmo com a oferta de muitas facilidades para os pacientes, a qualidade do atendimento ainda é o principal fator para a fidelização e atração de pessoas para o seu consultório. Neste sentido, é preciso investir na otimização de todas as etapas que o compõem.

Com a integração dos dados, você e seus colaboradores têm acesso ao perfil de cada paciente que será atendido no dia. Assim, é possível personalizar o atendimento, melhorando a experiência do paciente.

Ademais, ao contar com um sistema integrado, você tem à sua disposição inúmeros recursos que melhoram a percepção de valor dos pacientes, tais como, envio automático de mensagens para confirmação e lembrete de consultas e agendamento online.

Fácil acesso aos dados do paciente

Em consultórios integrados, o acesso aos dados do paciente é facilitado, necessitando apenas acessar o sistema e buscar pelo cadastro previamente realizado. Dessa forma, a única preocupação dos seus funcionários será mantê-lo atualizado.

Por isso, uma das mais importantes vantagens da integração é ter à disposição e de forma centralizada todas as informações referentes ao prontuário do paciente, histórico de saúde, dados cadastrais, pagamentos efetuados, tratamentos finalizados ou em curso, entre outros.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Além disso, ao comparar um consultório informatizado com um analógico, as informações dos pacientes são melhor organizadas, mais fáceis de serem encontradas e também estão mais seguras.

Redução de custos

Uma gestão financeira eficiente de um consultório é aquela que está sempre buscando otimizar os recursos utilizados, eliminando todos os excessos. A integração de dados também é útil nesse processo, pois, aumenta a produtividade da equipe.

Em consequência disso, toda a rotina é melhorada, inclusive os atendimentos. Com o fácil acesso aos dados, responder às demandas dos pacientes se torna um processo ágil, melhorando o desempenho do consultório.

Maior segurança dos dados

Em consultórios não informatizados, a organização das informações tende a ser uma tarefa complexa e nem sempre realizada com sucesso. Além disso, os aquivos estão mais expostos aos riscos de extravio, perda e rasura.

Porém, a segurança dos dados dos pacientes deve ser priorizada, pois, o sigilo médico está previsto em lei e o vazamento dessas informações pode resultar em ações judiciais. Neste sentido, a migração para o ambiente digital concede maior grau de segurança a esses registros.

Esse nível de proteção é ainda maior nos sistemas em nuvem que armazenam todos os seus arquivos em servidores externos e contam com criptografia de dados e rotina de backups.

Humanização do atendimento

A humanização do atendimento se tornou um objetivo comum das principais organizações de saúde. Esse conceito busca estreitar a relação entre médico e paciente, promovendo maior respeito e empatia.

Geralmente, ao buscar assistência médica, o paciente está lidando com alguma dificuldade que lhe traz grande preocupação. Por isso, tanto os profissionais de saúde quanto os colaboradores precisam estar atentos às demandas dele, sempre respeitando o seu estado.

Ainda, com a integração de dados fica mais fácil distribuir as informações a respeito dos pacientes para toda a equipe, fazendo com que dediquem mais atenção a eles e ofereçam um ambiente mais acolhedor.

Maior assertividade do tratamento

Ao contar com a centralização e integração das informações, é possível manter mais organizado o histórico do paciente, resultados dos exames e prescrições. Dessa forma, há uma maior assertividade no momento de recomendar e/ou iniciar um tratamento.

Ainda, os sistema integrados também permitem um melhor acompanhamento da evolução do paciente, a fim de avaliar mais rapidamente se o tratamento iniciado está surtindo os efeitos esperados ou não.

Como implementar a integração de dados?

A integração de dados já é uma realidade nas principais instituições de saúde. Para implementá-la, você precisa ter um software médico seguro e eficiente, que ofereça a centralização das informações.

Assim, ao dispor desse tipo de sistema, todas os dados do consultório e dos pacientes estão reunidos e podem ser rapidamente acessados, melhorando a gestão do negócio, proporcionando um maior controle e organização dos processos.

Portanto, se você deseja eliminar a papelada do consultório, otimizar a sua rotina, aumentar a produtividade dos funcionários e, principalmente, oferecer atendimento humanizado de excelência, melhorando a experiência do paciente, implemente um software médico.

O iMedicina oferece um sistema de prontuário eletrônico totalmente gratuito para você iniciar sua estratégia. Cadastre-se e avance apenas quando precisar!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: