Marketing

3 maneiras de melhorar a presença online do consultório

Nós sabemos, e já falamos por aqui da importância do marketing médico e presença online do consultório nos tempos atuais. Afinal, os profissionais de maior sucesso não atraem pacientes apenas com indicações, eles também investem no marketing para expandir o seu negócio.

Ao utilizar seu marketing médico de forma profissional, com conteúdo de interesse do seu público e que atraia a atenção você tem grandes chances de transformar um usuário da internet em paciente.

Mas você deve estar se perguntando: eu já tenho redes sociais, isso não é suficiente? Infelizmente não! Só as redes sociais não garantem que o seu público te encontrará.

É preciso que a sua utilização seja feita de forma profissional e que seja combinada com outras ferramentas para que sua presença online seja relevante.

Como ter uma presença online eficiente?

1 – Conheça o seu público:

Antes de escolher em qual ferramenta investir e como será sua atuação, é preciso entender o seu público, quem você deseja atingir. Na linguagem do marketing digital, esse público é chamado de persona.

A persona é um personagem fictício que representa o seu paciente ideal. Esse personagem é baseado em dados dos seus principais atendimentos e mostra as buscas mais frequentes ao consultório, os principais questionamentos e problemas.

Ao pensar na sua persona, você deve responder, entre outras, a essas perguntas: qual paciente o meu consultório deseja alcançar? Com quem eu desejo me comunicar? Homens ou mulheres, jovens ou adultos? Qual tipo de paciente procura o meu consultório? Pacientes particulares ou de convênio?

Assim, ao definir a sua persona será mais fácil atrair e fidelizar pacientes e ter mais efetividade nas suas estratégias.

2 – Invista em um bom site

Esqueça aquela ideia de que as pessoas não acessam mais sites e buscam todas as informações nas redes sociais.

De acordo com um levantamento, de 2019, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) 40,9% dos brasileiros fazem autodiagnostico pela internet. E é justamente esse público que pode ser o seu novo paciente e ser atraído pelo seu site médico.

Mas, assim como você se preocupa em montar o seu consultório físico, não basta apenas ter um site, é preciso ter estratégia e ser otimizado para conversão.

Ou seja, além de atrativo e com as principais informações que o seu cliente busca, é preciso adotar estratégias para que o algoritmo do Google reconheça o valor e importância da sua página.

Sabe quando você pensa na localização, no melhor espaço e conforto para o seu cliente no consultório? O site também deve ser pensado levando em consideração a experiência do usuário!

3- Tenha um bom marketing de conteúdo

Com as informações do seu público-alvo e um bom site, é hora de investir em ferramentas de marketing de conteúdo.

Esse tipo de estratégia de marketing médico tem como principal objetivo atrair e educar o seu público-alvo.

Juntamente com o site do seu consultório, você pode produzir conteúdos que gerem autoridade e que o tornem referência em uma determinada especialidade e tratamento.

Por meio de artigos sobre as áreas de atuação do seu consultório os pacientes terão mais conhecimento sobre o seu trabalho, procedimentos realizados, como as coisas acontecem em sua clínica. E, portanto, buscarão o seu serviço por confiarem nos seus materiais.

É importante lembrar que essa produção de conteúdo deve ser pensada com base nas estratégias de SEO e nos assuntos que interessam o seu público.

Consequentemente, seu site terá um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google, fazendo com que seja encontrado facilmente pelos usuários e tenha uma presença online mais efetiva.

Ferramentas online que vale a pena investir

Você já sabe quais são as principais características e informações que ajudam o seu consultório a ter uma presença online efetiva.

Mas, além dessas dicas, algumas ferramentas podem ajudar, e muito, a alavancar o seu consultório.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa alternativa para manter e fidelizar pacientes interessados pelo seu trabalho. Por meio de um software médico seguro é possível programar o envio periódico de informativos, newsletter, felicitações de aniversários, divulgação de novos serviços do consultório, entre outros.

Nos melhores softwares do mercado, você tem a possibilidade de disparar e-mails segmentados e personalizados de forma automatizada, otimizando o seu tempo e de seus colaboradores.

Redes Sociais

Apesar ser muito utilizada no nosso dia a dia e parecer uma ferramenta de fácil utilização, é preciso que as redes sociais sejam usadas com cuidado.

Além de ser importante conhecer a característica de cada uma delas, é preciso estar atento as regras de utilização do Conselho Federal de Medicina.

Se você deseja compartilhar fotos e vídeos, o Instagram é a rede social ideal. Para produzir vídeos mais elaborados, aprofundar mais nos temas de sua atuação, o Youtube é uma excelente plataforma. Para relacionamento e troca de informações, o Facebook é o mais indicado.

O importante mesmo é investir em uma equipe ou profissional que possa direcionar o conteúdo de forma assertiva para cada rede.

Links patrocinados

Mesmo com a utilização de todas as estratégias de SEO e ferramentas de tráfego orgânico, é indicado o investimento em espaços publicitários comercializados pelo Google (Google Ads) e pelas redes sociais (Social Ads).

Cada plataforma oferece uma forma de comercialização do seu espaço e estratégias para alcançar o seu público-alvo.

No entanto, na área da saúde, as plataformas mais recomendadas são Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Nessas plataformas você pode adquirir espaços nos resultados de buscas do Google, anúncio entre vídeos do Youtube, impulsionar postagens no Facebook, patrocinar stories, entre outros.

Embora exija um investimento financeiro, o tráfego pago acelera suas estratégias de posicionamento da marca e desenvolvimento da sua autoridade. Caso seja possível, atue nas duas frentes.

Vá com calma!

É importante lembrar que você não precisa investir em todas as estratégias de marketing de uma vez.

É preciso, junto com uma equipe especializada, pensar nas melhores ferramentas para o momento atual do seu consultório e qual terá um retorno mais assertivo.

Ter uma presença online efetiva não é um bicho de sete cabeças e pode melhorar consideravelmente a procura pelo seu consultório. Invista em um marketing efetivo e aproveite as oportunidades que o cenário online oferece.

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Escrito por
Equipe iMedicina