É ótima a sensação ver a agenda cheia. É o sinal de que o consultório vai bem e, no final do mês, não haverá nenhuma surpresa negativa nas finanças. Porém, no decorrer do dia, um paciente falta à consulta. Às vezes, não só um, mas dois, três e até mais no mesmo dia.
Você já viveu isso? Não se preocupe, não é só com você. Muitos profissionais da saúde passam por esse problema. A boa notícia é que ele tem solução. Para melhorar, a formas de resolver não são difíceis.
Basta implantar algumas medidas que, não só irão evitar as faltas dos pacientes, mas melhorar o dia a dia do consultório, desde a rotina do médico até o serviço da recepção. Isso, consequentemente, também irá agregar de forma positiva na experiência final do paciente.
Acompanhe, a seguir, nossas dicas.
Por que o paciente falta?
Essa é a pergunta tão famosa. A resposta também é simples: por esquecimento. Sim, na correria do dia a dia, o paciente esquece da consulta ou percebe que o horário dela coincidiu com outro compromisso.
Também existem as situações em que aparece um imprevisto. Muitas pessoas priorizam a outra tarefa e o cuidado com a saúde fica em segundo plano. Mais um motivo que provoca a falta é quando o paciente acredita que já está melhor dos sintomas e, por isso, não precisa mais visitar o médico.
São muitos os fatores que contribuem para uma agenda cheia de “buracos”. Porém, a consequência é sempre a mesma: gasto de recursos.
Tanto o tempo do médico, que poderia trabalhar em outro local naquele momento, quanto a estrutura e equipe de funcionários, que ficam disponíveis para atender o paciente que não chega, podem ser considerados nesta conta.
As formas de resolver a falta do paciente
Depois de conhecer os principais motivos que fazem o paciente faltar a uma consulta, fica mais fácil traçar estratégias de como impedir esse problema. Nós reunimos as melhores dicas para te ajudar. Confira:
Invista no agendamento online
Como uma rotina corrida pode impedir o paciente de comparecer ao consultório médico, a solução encontrada é oferecer a possibilidade do agendamento online. Assim, a pessoa não precisa ligar e esperar a secretária da clínica atender para marcar a consulta.
Tudo fica mais prático. O próprio paciente analisa os horários disponíveis, checa se não possui nenhum compromisso naquele mesmo dia e marca seu atendimento. Por ser online, esse processo pode ser feito até mesmo fora do horário comercial.
Você pode ter um agendamento online no seu consultório ao implantar um bom prontuário eletrônico. Com isso, também evita-se outros problemas comuns, como duplicidade de agendas, anotações difíceis de entender e toda a dificuldade para encontrar um horário vago.
Agenda integrada
Para ter um atendimento de excelência, o médico não deve marcar compromissos simultâneos e correr o risco de precisar desmarcar com o paciente ou atrasar demais a consulta.
Uma boa forma de evitar isso é ter a agenda do consultório sincronizada com o Google Calendar. Isto é, ser atualizada em tempo real a cada nova marcação de consulta. Assim, o médico consegue ir acompanhando as mudanças de compromisso de onde estiver.
O software de prontuário do iMedicina, por exemplo, possui essas funções. Assim, médico, paciente e equipe da administração conseguem ter mais controle sobre como será o atendimento em cada dia, inclusive quando houver cancelamentos.
Isso contribui para a baixa do índice de faltas, pois o paciente que sabe que vai ser atendido no horário certo, tem menos probabilidade de não comparecer.
Lembrete de consulta é fundamental para o paciente não faltar
Não tem como deixar de falar da importância que é encaminhar lembretes de consulta. Muitos médicos já fazem isso, mas de uma forma pouco prática, com ligações telefônicas.
Portanto, a dica é automatizar essa tarefa e enviar o lembrete por SMS ou e-mail. Com isso, o paciente irá ver a mensagem no momento mais adequado para ele, sem ser interrompido por um telefonema no meio do seu dia de trabalho, por exemplo. Também não é preciso ter Internet para receber o lembrete de SMS, apenas o sinal a operadora de celular.
Outro benefício é que as secretárias não precisaram fazer inúmeras ligações todos dias para confirmar consultas e poderão focar em proporcionar um melhor atendimento a quem está na sala de espera.
Esse recurso também deve ser utilizado nos retornos. Ao ser lembrado de que deve voltar ao médico, o paciente tem mais chances de dar prioridade a essa tarefa do que apenas achar que não precisa mais voltar.
Invista em uma ótima experiência
Essa dica pode parecer óbvia, mas maximizar a experiência do seu paciente fará com que o seu consultório permaneça cheio e que eles se lembrem com mais frequência da boa consulta.
Portanto, é essencial oferecer um ótimo atendimento a cada pessoa que chega. Isso começa na sala de espera, com um ambiente acolhedor e funcionários prestativos e educados.
Para dentro do consultório, voltamos a falar sobre o prontuário eletrônico, que deixa tudo mais prático e rápido. Com apenas um clique, você já acessa as informações necessárias, como tratamentos realizados, alergias, principais queixas anteriores, medicamentos prescritos e diversos outros dados.
Dessa forma, você mostrará ao paciente que está atualizado sobre tudo o que envolve a saúde dele, além de ter mais tempo para focar no que ele fala e, não, procurando fichas em meio a um monte de papelada.
O paciente que experimenta esse bom atendimento tem mais chances de cumprir o compromisso marcado.
Aposte no marketing médico
Essa lembrança do bom atendimento deve ser reforçada sempre, não só no momento da consulta. Para isso, o recomendado é investir no marketing médico.
Com o módulo de marketing do iMedicina, por exemplo, você tem acesso a conteúdos otimizados para redes sociais, divididos por especialidade. Dessa maneira, você impacta o paciente com materiais interessantes sobre saúde e procedimentos, fazendo de você um autoridade no assunto.
Então, o resultado não será apenas atrair mais seguidores para os seus perfis, mas fazer com que essas pessoas se transformem em pacientes de fato.
Além disso, também é interessante investir em e-mail marketing. Isso significa enviar por e-mail, conteúdos relevantes e úteis para a pessoa que se consulta com você.
Assim, o paciente se sentirá valorizado por seu médico, pois percebe que a preocupação com o bem-estar dele continua mesmo fora do atendimento. Toda essa atenção ajuda a fidelizar o paciente e diminuir a quantidade de faltas na agenda!
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