Para grande parte dos profissionais da área da medicina, chega um momento em que a ideia de abrir uma clínica própria parece muito promissora, por vezes até necessária. No caso de quem trabalha com odontologia, essa hora pode chegar bem mais cedo do que o esperado.
Alguns dentistas já saem da faculdade procurando meios de abrir um consultório particular, mas será que existe um tempo mais apropriado para dar esse passo? E na situação em que o Brasil se encontra, será que é prudente começar esse empreendimento?
A importância da odontologia para os brasileiros
É claro que ao escolher esse tipo de atuação, muitas coisas devem ser levadas em consideração; em especial, a competitividade. Esse fator pode ser um dos maiores problemas para quem está começando, mas por outro lado, a grande quantidade de clínicas indica a existência de um grande público.
Não é para menos: segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Euromonitor Internacional, o nosso país possui o maior número de dentistas do mundo, com 15% do total global. Além disso, o mercado de higiene bucal brasileiro é o terceiro maior do planeta e cresce a cada ano, com constantes inovações de enxaguantes bucais, pastas e escovas de dente. Ou seja, a odontologia é uma profissão requisitada e tende só a crescer, mesmo com a crise.
Ainda que muitos brasileiros não tenham o melhor dos hábitos quando se fala em visitas ao dentista, é provável que cada paciente passe pelos menos algumas sessões em tratamento quando decide cuidar dos dentes. Isso para não falar na importância que damos para a estética do sorriso. Seja para tratar de problemas sérios, realizar cirurgias ou para alinhar e embranquecer os dentes, os brasileiros não deixam de integrar essa especialidade às suas vidas.

Como unir a odontologia ao empreendedorismo
A clientela interessada pode estar garantida, mas para manter uma clínica odontológica é preciso mais do que apenas um espaço e alguns profissionais. Não há como atuar por contra própria sem considerar os outros aspectos de ter uma empresa aberta, de relações com pacientes, funcionários e sistema, entre outros. Além do investimento inicial com local, equipamentos e outras despesas, é necessário tomar precauções com a burocracia básica, o que inclui registros, documentação e autorizações.
Depois de tudo certo, é tentador apenas começar a atender e deixar que o resto se desenrole, mas a clínica não vai ser conhecida sozinha e nem se expandir se não houver qualquer tipo de inovação. Por isso, softwares como o iMedicina podem ser usados para facilitar a manutenção de consultórios médicos e odontológicos e ajudar em seu sucesso.
O iMedicina oferece recursos para auxiliar desde o atendimento ao paciente até a gestão administrativa, financeira e estratégica da clínica. Alguns exemplos incluem agenda, gerenciamento de tarefas, prontuário eletrônico, módulo financeiro, módulo de estatísticas, módulo de marketing e relacionamento e muitos outros.
Cada um desses recursos são essenciais para o desenvolvimento e manutenção de clínicas para os profissionais da odontologia, bem como de outras especialidades médicas. Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!
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