Agendamento de consulta online: o futuro dos melhores centros médicos

A transformação digital tem exigido das empresas determinada modernização em seus processos. Sem isso, é difícil oferecer diferenciais competitivos aos clientes. Nos consultórios médicos não é diferente: é necessário, no mínimo, aderir ao agendamento de consulta online.

Com a popularização da internet, as pessoas passaram a dispor de um amplo acesso à informação. Isso tornou o paciente (e os consumidores em geral) muito exigente com a qualidade e com o que se espera receber dos profissionais de saúde.

Nesse sentido, é necessário manter-se atualizado com as inovações tecnológicas que surgiram no setor de saúde. Isso porque elas trazem uma série de melhorias para a administração do consultório, para o atendimento dos pacientes e para o trabalho do médico.

Dentre as principais ferramentas tecnológicas disponíveis na área da saúde, podemos citar o software médico, o prontuário eletrônico, a telemedicina e o agendamento de consultas online. Este último é um dos recursos que mais impactaram o setor, pois favorece não só o paciente, mas toda a equipe médica.

O agendamento de consulta online como diferencial

Em consultórios tradicionais, não informatizados, os processos administrativos são lentos e ineficientes. A marcação de consultas é motivo de grande reclamação dos pacientes. Eles, dificilmente, conseguem agendar um horário na primeira tentativa.

Assim, a migração desse importante processo para o ambiente digital traz grande impacto no dia a dia do consultório. Primeiro, porque o agendamento online facilita a rotina da secretária, que terá um número menor de ligações para atender. Além disso, ela não precisará realizar diversos agendamentos manuais.

Outro ponto é que, com uma agenda mais assertiva, o médico também é beneficiado. Isso porque, nas principais ferramentas do mercado, o sistema de agendamento online é integrado com o software médico. Consequentemente, a lista de atendimentos é atualizada em tempo real.

Por fim, ao dar autonomia ao paciente, ocorre o aumento da satisfação dele e a melhora na experiência vivenciada com o consultório. Com este recurso, basta que ele acesse o seu site médico, confira a chamada para ação “agendar consulta” e escolha o dia e horário desejados, sem a necessidade de intermediários.

Portanto, como você pode perceber, tornar digital o seu sistema de agendamento de consultas é um diferencial importante para os seus pacientes. Conheça outras razões que justificam o uso da ferramenta.

Outras razões para implementar o agendamento de consulta online na sua clínica

Com pacientes mais exigentes com a qualidade e agilidade dos serviços prestados, oferecer o agendamento online pode colocar a sua clínica ou consultório à frente da concorrência.

Isso porque, além de dar mais flexibilidade e autonomia, você também transformará o dia a dia da secretária. Com maior disponibilidade de tempo, ela poderá se dedicar à melhoria contínua da sua atividade. 

Ainda, apenas pelas razões já mencionadas, o agendamento online de consultas se mostra uma excelente e necessária alternativa para o futuro dos centros médicos. Porém, existem outros benefícios que você precisa conhecer e que serão listados abaixo.

Atração de novos pacientes 

Ao buscar serviços de saúde, o paciente deseja encontrar não apenas um bom médico, mas um consultório que ofereça atendimento ágil e de qualidade. Nesse sentido, como vimos, a tecnologia se torna uma aliada.

Assim, para atrair novos pacientes, você precisa investir na melhoria dos processos internos, tornando-os mais rápidos e práticos. Esse objetivo pode ser alcançado com a implementação do agendamento online.

Com isso, os pacientes irão perceber a sua preocupação em disponibilizar uma experiência perfeita. Além disso, a facilidade na marcação de consultas se torna um diferencial no momento em que estão buscando por um médico.

Melhor experiência do paciente com o agendamento de consultas online

Atualmente, quem não se preocupa com a experiência fornecida aos seus pacientes tende a lidar com o fracasso do consultório. Isso porque, hoje, as pessoas têm buscado algo além de um bom atendimento.

Na verdade, elas desejam ser positivamente impactadas em todas as etapas que envolvem a realização de uma consulta. Isso vai desde o agendamento até o pós-atendimento. Assim, o primeiro passo para melhorar a experiência do paciente é investir na ferramenta de agendamento online.

Gerenciamento de dados 

Geralmente, o agendamento online é um recurso disponibilizado nos softwares médicos. Assim, com a integração entre essas ferramentas, o gerenciamento das informações dos pacientes se torna mais prático, ágil e assertivo.

Em primeiro lugar, a integração faz com que a agenda médica esteja sempre refletindo a disponibilidade da agenda online. Assim, a secretária e o profissional são atualizados em tempo real, reduzindo os erros e confusões de agendamento.

Ademais, esses softwares são desenvolvidos para o armazenamento de todo o histórico de saúde dos pacientes. Desse modo, quando efetuam a marcação, o médico já tem rápido acesso ao seu prontuário, agilizando o atendimento.

Relatórios de marketing

Outro benefício do agendamento online é a possibilidade de utilizá-lo como instrumento para a captação de informações dos pacientes. Isso porque, para marcar uma consulta, é necessário preencher, pelo menos, o nome, número de telefone e/ou e-mail.

Com isso, ao desenvolver estratégias de marketing médico, você terá os dados necessários para alcançar esse público e oferecer seus serviços, levar informações relevantes, campanhas de conscientização, entre outros.

Ademais, a integração dessa ferramenta com os softwares médicos permite o envio automatizado de lembretes e de confirmações de consulta para o paciente, aumentando o nível de satisfação dele.

Por fim, você também passa a contar com a criação de relatórios com diferentes indicadores, como, por exemplo, número de agendamentos, pacientes ausentes ou faltosos, tempo dedicado a cada atendimento, etc.

Melhora na produtividade da equipe de atendimento

Conforme já mencionamos, a marcação online de consultas traz maior disponibilidade para toda a equipe médica, principalmente para secretárias e recepcionistas. Assim, o time passa a ter mais tempo para se dedicar aos pacientes.

A maior disponibilidade também permite que realizem outras tarefas importantes para o consultório. Com isso, todo o time se torna mais produtivo e o consultório passa a ser reconhecido pela sua agilidade e praticidade.

Por que é prejudicial não ter um agendamento de consulta online?

Em primeiro lugar, ao descartar a implementação do agendamento de consulta online, você deixa de obter todos os benefícios mencionados neste artigo. Com isso, você perde a oportunidade de mais pessoas conhecerem seu trabalho.

Ainda, outro prejuízo provocado pela ausência desse recurso é o dano à imagem do consultório. Isso porque ele deixa de ser visto como uma empresa moderna.

Ademais, você também descarta a melhora na experiência do paciente, o aumento de produtividade da secretária, a captação de dados para o marketing médico e a agilidade do atendimento.

Em função de todos esses prejuízos, o seu consultório deixa de ser bem avaliado e recomendado. Passa a lidar com a perda de pacientes e, consequentemente, terá de enfrentar uma considerável redução na lucratividade.

Enfim, o sistema de agendamento de consulta online é essencial para o futuro dos centros médicos. Quem não se adaptar às novas tecnologias, não se diferencia da concorrência e tende a fracassar.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: