O que você faz quando surge um tempinho livre no seu consultório?
Um paciente que falta no meio do dia ou um buraco entre uma consulta e outra nos deixam mergulhados no ócio naqueles instantes!
E eu não sei se vocês pensam da mesma forma que eu, mas o que sempre vem à minha mente é: “Estou deixando de fazer algo produtivo enquanto espero o próximo paciente aqui”.
Já que não posso sair do consultório naquele momento para aproveitar o meu tempo resolvendo outras questões, o que eu poderia fazer de realmente útil nesse tempo entre uma consulta e outra?
O que poderia fazer com que eu aproveitasse melhor o meu tempo em uma ação realmente lucrativa e que até compensasse a falta do paciente que não veio…?
Bom, para realmente compensar a falta de um paciente o que você tem que fazer é atrair um novo paciente e garantir um novo agendamento de consulta!
Mas isso não é tarefa tão fácil, não é mesmo? Não se você ainda depende do boca a boca e das indicações dos seus pacientes…
Se você ainda depende do boca a boca…
Se você ainda depende do boca a boca, ou seja, espera que novos pacientes cheguem até você através das indicações dos que você já atende, não há nada que você possa fazer a não ser esperar!
Claro que isso não é tudo. Se você depende do boca a boca, tem que garantir também que os seus pacientes realmente indicarão os seus serviços a alguém. E, para isso, nem sempre um atendimento de qualidade é o suficiente.
São muitas opções no mercado e você tem que oferecer sempre algo a mais para fidelizar os seus pacientes…
Para isso, talvez você melhore a sua sala de espera, tornando-a mais agradável para proporcionar uma boa experiência ao paciente que passar por ela. Outra opção seria treinar o seu funcionário da recepção para que ele ofereça um atendimento especial e diferenciado aos seus pacientes que ficarão extremamente satisfeitos com a atenção que ele dedicaria a eles.
Mas pode ser que nada disso baste!
No fim das contas, um médico da mesma especialidade e região está cobrando bem menos pela consulta… e pronto! Isso é o suficiente para levar alguns de seus pacientes para a concorrência, mesmo que a sua sala de espera e a sua secretária tenham sido tão espetacularmente eficientes!
Então, aqueles novos pacientes que você esperava que chegariam através do boca a boca e que compensariam as faltas do mês anterior, simplesmente não aparecem… e você se vê completamente perdido e sem nenhuma previsibilidade de caixa.
Mas se você já viu que o boca a boca não é o suficiente…
Bom, se você já descobriu que só o boca a boca não basta, voltamos àquela questão do começo: “como podemos aproveitar nosso tempo livre gerado pela falta de um paciente ou um buraco na agenda?” E mais: como utilizar esse tempo para garantir um novo agendamento e compensar o que perdemos com as faltas?
Marketing de conteúdo é a resposta.
(temos um guia sobre isso, que pode ser baixado abaixo – Inbound Marketing é o nome da estratégia completa… entenda no e-book o porquê)
Não há nada mais efetivo para atrair novos pacientes do que essa estratégia tão sábia e potente: o marketing de conteúdo, além de fazer com que o seu público te procure espontaneamente, ainda entrega um valor que não vai ser trocado por nenhum preço de consulta menor do seu concorrente.
Lembre-se:
Quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica.
Essa frase não poderia ser mais verdadeira. O que queremos são pacientes fiéis que não troquem a nossa consulta por nenhuma outra de preço menor, ou por qualquer outra do mundo. Porque o que entregamos é único: conteúdo, informação útil e de qualidade para o nosso público.
O marketing de conteúdo tem essa incrível vantagem de ser uma estratégia gratuita (no que diz respeito ao dinheiro), já que o objetivo dela é atrair espontaneamente o seu público para o site do seu consultório e tudo o que você precisa fazer é dedicar parte do seu tempo produzindo conteúdos de qualidade sobre os assuntos de interesse do seu público.
Então, voltamos ao assunto do começo!
Você pode usar esse tempinho que às vezes sobra entre uma consulta e outra por causa de faltas ou atrasos para começar a sua estratégia de marketing de conteúdo! Pode escrever algum artigo ou pesquisar um pouco mais sobre assuntos que fazem sentido para o seu público atualmente.
Até aí tudo faz muito sentido, não é?
Mas sabe o que faria mais sentido ainda? Sua ferramenta de blogging e site disponíveis da forma mais rápida e prática possível no computador da sua sala de consulta. Vou além: não faria o maior sentido se essas ferramentas estivessem no seu software de gestão e prontuário eletrônico? Assim você não precisaria nem se deslocar para outra plataforma…
E você não ganha só em praticidade…
Ok, você ganha praticidade. Mas praticidade, afinal de contas, só economiza o seu tempo e te deixa em uma posição mais confortável e menos trabalhosa nas ações rotineiras do dia a dia.
Sua estratégia de marketing de conteúdo integrada ao seu software de prontuário eletrônico pode trazer bem mais do que praticidade… ela traz inteligência para as suas ações, tornando-as muito mais eficazes e capazes de trazer resultados realmente positivos para o seu consultório.
Você já deve conhecer uma coisa ou outra do iMedicina, mas hoje vamos focar nessa funcionalidade tão especial e significativa para as estratégias de marketing do seu consultório: em um só lugar, no iMedicina, você realiza atendimentos, controla as suas finanças, avalia as estatísticas, marca consultas e… acompanha o seu site e publica artigos no seu blog! Isso poderia não ser nada de realmente significativo, caso não houvesse mais um recurso que transforma a sua estratégia de marketing…
Conhecendo o seu público: tags de marcação de pacientes
Ao realizar um atendimento, você pode classificar um determinado paciente com uma tag #diabetes, por exemplo. Essas tags são ilimitadas e podem se referir às mais diversas ideias: diagnósticos, gênero, idade, informações específicas…
Por exemplo, você pode marcar com a tag #amoxicilina todos os seus pacientes que fazem uso desse medicamento para obter dados estatísticos e relevantes sobre eles. Isso porque as tags estão integradas ao seu painel de estatísticas. Então, basta digitar a tag desejada e você obterá o relatório daquele termo: o volume de pacientes marcados com ela, etc.
Esse é um recurso interessante que pode servir aos mais variados objetivos. Mas o nosso foco hoje é mostrar como é possível usá-lo para otimizar a sua estratégia de marketing digital!
Como você já deve saber, nenhuma estratégia de marketing sobrevive se você não conhece profundamente o seu público. Todos os seus esforços podem ir por água abaixo caso você não esteja direcionando o seu marketing para as pessoas certas. Por isso é tão importante conhecer o perfil de pacientes que faz mais sentido para o seu consultório hoje em dia.
Você conhece a Lei de Pareto?
Não precisamos nos aprofundar muito nesse estudo, o que importa para nós é a grande descoberta que surgiu dele: segundo essa pesquisa, 80% do lucro de um empreendimento vem de 20% dos serviços ou produtos oferecidos por ele.
Bom, isso também pode valer para o seu consultório!
Pare e pense: será que não existe um tipo de atendimento que você realiza com mais frequência e que é o maior responsável pelo lucro que você tem no seu consultório? Se sim, quem são esses pacientes que procuram por esse tipo de atendimento?
É neles que a sua estratégia de marketing deve estar focada!
Não precisa ser só um tipo de público. Você pode descobrir que são dois ou três tipos de perfis de pacientes que trazem mais lucro e previsibilidade de caixa para o seu consultório atualmente. Não tem problema! Foque nesses três e vamos com tudo!
O que acontece, porém, é que muitas vezes, em algumas especialidades, não temos muita ideia de quais atendimentos que prestamos são aqueles nos quais devemos focar mais nossa atenção. E é mesmo difícil traçar um perfil de público ideal para nossa estratégia de marketing!
E é aí que entram as tags – esse recurso tão simples e capaz de ajudar muito na hora de montarmos nossas pautas de assuntos para o marketing de conteúdo!
Através das tags, você consegue ter acesso às estatísticas que te mostrarão quais tipos de pacientes trazem mais lucro para o seu consultório! Dessa forma, o seu software de prontuário eletrônico consegue traçar com você o melhor perfil de paciente no qual você deve mirar e atrair para o seu site ou blog.
No iMedicina, esse recurso das tags funciona de forma simples e prática! No próprio atendimento você já pode marcar o paciente com o termo que desejar e, automaticamente, ele fará parte daquele ecossistema de pacientes com o mesmo perfil!
Isso não é legal?
Assim que traçar o perfil do seu público com o software de prontuário eletrônico do iMedicina, você já pode começar a produzir os seus conteúdos voltados para esse público! Assim você garante que está mirando no alvo certo!
E agora? Conseguiu vislumbrar como atrair mais pacientes usando o seu tempo livre no consultório?
Então, já sabe:
Quando um paciente faltar e você tiver um tempinho de sobra na sala de consulta é só abrir o iMedicina e começar a analisar as tags que você marcou nos últimos tempos! Faça um estudo de público e entenda melhor o perfil dos seus pacientes para traçar uma estratégia que filtre e atraia as pessoas certas para o seu site e blog.
Dá até tempo de escrever um artigo ou outro sobre os assuntos que você vai definir com a análise de público, não é?
Bem melhor do que depender do boca a boca para compensar a falta de um paciente…
Para avançar, comece por esse artigo aqui:
Se você ainda não conhece o iMedicina…
Se você ainda não conhece nosso software de prontuário eletrônico, não se preocupe! Oportunidade é que não vai faltar para prolongarmos essa conversa e te deixar mais à par das nossas novidades…
Então, aproveitando o embalo, que tal conhecer um pouco mais do que estamos construindo com o iMedicina? Preparei esse artigo para continuarmos nossa conversa!
Caso já esteja bem aprofundado nos nossos assuntos e queira informações mais pontuais sobre o iMedicina ou começar agora a estratégia de marketing que vai te trazer o dobro de pacientes sem precisar do boca a boca é só acessar a nossa página aqui!
Abraços e até a próxima!