Que a internet dá possibilidades iguais para a divulgação das empresas (no nosso caso, clínicas e consultórios), isso não é novidade para ninguém.
Mas, em geral, as ferramentas tecnológicas disponíveis e suas oportunidades para potencializar o marketing do consultório ainda são novidade para muitos colegas. E é justamente aí que os diferenciais competitivos se estabelecem. Caso sua clínica não esteja antenada a isso, passou da hora de ligar o sinal de alerta:
O seu paciente pode, nesse momento, estar sendo impactado por divulgações de outros consultórios!
Lógico que, quando falamos de tecnologia, é natural aparecerem algumas dúvidas:
Fique tranquilo que é possível, sim, ter suas necessidades atendidas e ainda dispor de recursos essenciais para promover o seu consultório na internet. Mas temos visto por aqui uma armadilha que muitos consultórios ainda caem ao optar pela informatização: a falta de conhecimento faz com que sistemas pouco adaptáveis à realidade do profissional sejam escolhidos.
Ou se procura um software de gestão que não é específico para a área do profissional (e junto dele vêm recursos pouco práticos e nada aplicáveis à rotina da clínica); ou então se vai em busca de ferramentas gratuitas, que têm limitações e também não ajudam muito.
Mas, calma, nem tudo está perdido: há sim softwares médicos capazes de ajudar na gestão de sua clínica e ainda contribuírem na promoção do marketing do consultório.
Sim, você leu certo: o avanço da tecnologia possibilitou que especialistas na área da saúde desenvolvessem soluções que caíssem como uma luva para você. Trocadilhos a parte, é possível ter aí na sua clínica um sistema de gestão que possui as melhores práticas de mercado, com o diferencial de serem feitas pensando nas suas necessidades e nas de seus pacientes.
Para pegar apenas um aspecto desse ponto, vamos nos ater apenas às práticas de marketing, ok?
Até pouco tempo atrás, era inconcebível falar de marketing no consultório. Mas a partir de parâmetros claros, que delimitam linhas bem rígidas sobre o que pode e o que não pode nesse campo (como os manuais de ética de cada uma das profissões), ficou mais fácil atuar dentro de uma linha que ajude, inclusive, o paciente a se cuidar melhor, oferecendo serviços que muitas vezes podem até ser desconhecidos do grande público.
E é justamente aí que entra a tecnologia com foco no marketing do consultório: possibilitar meio eficazes que auxiliem sua rotina de um modo bem simplificado e antenado com as principais práticas do mercado. Nesse sentido, por exemplo, destacam-se recursos que auxiliam na implantação do Inbound Marketing (ou Marketing de Entrada, numa tradução livre).
Essa metodologia abrange ações de fácil aplicação e extremamente eficazes nos bons resultados a serem colhidos por sua empresa.
Agora vamos ao que prometemos: 5 práticas disseminadas no mercado que 99% dos consultórios ainda ignoram:
Essas são cinco práticas que podem alavancar o marketing do consultório médico. Mas não se angustie em ter de aprender tudo isso para começar a executar: há soluções tecnológicas que facilitam seu aprendizado e ajudam a tocar essas estratégias no seu dia a dia.
Com um software médico inteligente, você pode colocar em prática todas essas estratégias que listamos aqui!
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Até o próximo post!
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