Atenção, médicos! Dicas incríveis para o crescimento do consultório

consultório

Empreender no Brasil não é fácil. Na área da saúde, o desafio é ainda maior. Muitos médicos acabam por priorizar a execução da profissão em si, muitas vezes se esquecendo que o consultório, além de ser o espaço para exercer a medicina, também é um atividade comercial, que precisa de estratégia, planejamento e sustentabilidade.

Abrir um consultório pode ser sinônimo de estabilidade, mais independência profissional e mais tempo para se dedicar a outras atividades. No entanto, antes de atingir esse nível de liberdade, o médico precisa se dedicar ao crescimento do consultório. Quem está começando agora, tem todo um processo de estruturação a ser enfrentado. 

Existem algumas atitudes que são certeiras para impulsionar o crescimento sistematizado e organizado do consultório. Aplicadas de forma eficiente e com acompanhamento constante, o caminho para alavancar os resultados pode ser encurtado.

Acompanhe o artigo e conheça nossas dicas!

Invista em tecnologia segura para o consultório

Os recursos tecnológicos são fundamentais para qualquer área de empreendimento. Quem não se adapta, acaba sendo atropelado pelas transformações constantes e super ágeis. Em um consultório não é diferente. 

Por mais que a essência da prática da medicina seja a interação humana – e isso jamais será substituído por uma máquina – a tecnologia ganha espaço abrindo caminho para aproximar a relação entre médicos e pacientes e modernizar os equipamentos e instrumentos de trabalho.

Por isso, esteja sempre atento às inovações do mercado da saúde, pois esses recursos são grandes aliados na hora de facilitar a chegada do paciente até você. Mas, é preciso ter cautela na escolha das empresas e ferramentas adequadas.

Não adianta investir em sistemas super potentes, que não são desenvolvidos levando em consideração as demandas de um consultório médico. Segurança também é fundamental. Tem muita invenção de moda no mercado, que muitas vezes põe em risco a segurança da informação do médico e do paciente, trazendo mais dor de cabeça que vantagens.

A dica é: comece com o essencial e vá crescendo conforme a necessidade do seu consultório. Inicialmente, você não pode deixar de ter:

Um prontuário eletrônico

Papel e caneta não atende mais as exigências de uma vida digital como a que nós estamos vivendo. É preciso ter praticidade e segurança na hora do atendimento. Com um prontuário eletrônico, você acessa facilmente toda os dados do paciente na tela, realiza uma prescrição com poucos cliques e ainda protege as informações com login e senha para que só as pessoas autorizadas tenham acesso.

Softwares de gestão

Organizar a gestão é primordial para o crescimento do empreendimento. Com os dados 

estruturados por um sistema inteligente, a tomada de decisões fica muito mais assertiva. Isso sem contar otimização do tempo com as tarefas corriqueiras da recepção e a facilidade para desenvolver processos que tornam o dia a dia do consultório mais previsível.

Agenda online

Agenda médica eletrônica minimiza os erros cometidos por confusão de horários. Além disso, ela é atualizada em tempo real favorecendo a diminuição da fila de espera e o trabalho da secretária com a marcação e agendamento de consultas.  

Ainda, é possível sincronizar as agendas eletrônicas dos melhores softwares médicos com o Google Calendar para que os compromissos sejam acompanhados de qualquer lugar, pelo próprio celular. Assim, fica muito mais fácil alinhar a rotina para que sobre tempo para se dedicar às análises das estratégias do consultório.

Invista em acessibilidade

Acessibilidade é a palavra da vez. Investir nesse recurso para suas demandas e oferecê-lo ao paciente te dá bastante vantagem competitiva.

Imagine poder acessar os dados de prontuário eletrônico de qualquer lugar, mesmo fora do consultório? E criar um relatório para discutir o melhor pano com o sócio, fora do expediente?  Acompanhar as entradas e saídas financeiras enquanto faz uma viagem? Isso tudo é possível com um software médico armazenado em nuvem

Os dados ficam hospedados em servidores online, disponíveis a qualquer momento, desde que a pessoa tenha autorização de acesso e internet ativa.

Já os pacientes ganham com o agendamento online. Essa ferramenta permite que as consultas sejam marcadas sem precisar aguardar por um atendimento telefônico. Com poucos cliques, a pessoa consegue analisar os horários disponíveis e marcar a sua consulta no momento que preferir, direto da tela do celular.

A telemedicina também é uma excelente opção para dar acessibilidade a quem procura por seus serviços. A comodidade de poder ser atendido em casa, levando em conta todos os critérios éticos e de segurança, é um diferencial cada vez mais procurado pelas pessoas.

Construção do relacionamento com o paciente no consultório

O sucesso do consultório está diretamente ligado à manutenção da base de pacientes. Não basta que eles cheguem até você, é necessário fidelizá-los ao seu atendimento. 

Investir em formas de manter um relacionamento constante auxilia a continuidade do serviço prestado, atua na independência dos convênios e minimiza as desistências. Isso porque quando há um relacionamento com bons alicerces, o paciente além de voltar a utilizar o serviço, ainda indica o consultório para os conhecidos.

Algumas ações para fidelizar o paciente podem ser otimizadas por softwares médicos com automação de envio de e-mail marketing e lembretes de consulta. Focar nas pesquisas de satisfação também é uma medida simples de tomar, que traz ótimos direcionamentos para a gestão e demonstra a preocupação de atender a expectativa de quem frequenta o consultório.

Foco no marketing médico para o consultório

Estratégias de atração e fidelização de pacientes, assim como construção da autoridade do médico e do consultório não podem ser preteridas quando o assunto é resultado.

Cada ano que passa, a concorrência em qualquer área de atuação médica é crescente. O paciente se tornou mais exigente ao buscar serviços em saúde, tanto em virtude da maior oferta, quanto da facilidade em buscar informações online.

Em falar em online, é na internet que o paciente de hoje está. Por isso, as formas de atrair pessoas novas ao consultório precisam se adequar aos meios de comunicação que a internet criou.

Ter um consultório online é um passo à frente perante a urgência que a comunicação digital nos trouxe. Um bom site médico, perfil em redes sociais, distribuição gratuita de conteúdos relevantes fazem parte da nova rotina de atração e manutenção de pacientes fieis.

Expertise é crucial

De nada adianta ter toda uma estratégia de atração e fidelização de pacientes se a técnica ficou ultrapassada. Atualizações constantes de currículo são indispensáveis para prestar o melhor atendimento. 

Busque procedimentos modernos e menos onerosos aos pacientes, fique atento aos produtos mais modernos, procure oferecer o que tem qualidade e seja acessível ao seu paciente.

E, acima de tudo, ofereça um atendimento humanizado!

Como você pode ver, são muitas as medidas necessárias para alcançar o sucesso de um empreendimento. A boa notícia é que existem empresas especializadas em facilitar a vida do médico empreendedor para que ele se dedique ao que realmente gosta de fazer: praticar a medicina! 

Empresas como o iMedicina oferecem suporte completo em estratégias de marketing médico e relacionamento com o paciente, além de um software médico robusto, com funcionalidades para cada etapa do seu crescimento. 

Leia este artigo do blog : Tudo que o iMedicina pode fazer pelo seu consultório e entenda como alavancar seus resultados de vez.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: