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Consultório Online para Atrair e Fidelizar Mais Pacientes

A popularização dos smartphones e da internet, e o crescente número de usuários das redes sociais faz do meio digital um mercado em plena expansão. Neste sentido, ter um consultório online é imprescindível para alcançar esse público, atrair e fidelizar mais pacientes.

Neste artigo, iremos explicar como a informatização do seu negócio pode trazer muitos benefícios e também falaremos sobre como desenvolver a sua presença digital e o papel do software médico nessa estratégia.

Por que um consultório online para atrair e fidelizar mais pacientes?

Com a revolução digital, a sociedade mudou a forma como se relaciona com as empresas, passando a adotar hábitos de consumo mais exigentes. Além disso, a internet se tornou a  principal vitrine para a comercialização de qualquer tipo de produto ou serviço.

Por isso, se você deseja ver o crescimento do seu consultório médico, precisa inseri-lo neste mercado. Afinal, o seu público-alvo está buscando na internet pelos seus serviços, mas, caso você não esteja online, ele será atraído pela concorrência.

Ainda, para comprovar o que falamos, basta você fazer uma pequena pesquisa na sua região e verificar se, as clínicas de maior sucesso são aquelas que possuem uma forte presença digital. Então, planeje e comece a desenvolver a sua marca na internet.

Qual a importância de desenvolver uma presença digital para atrair e fidelizar mais pacientes?

Nos últimos anos percebemos um grande movimento das empresas para se tornarem digitais e se adaptarem à nova realidade. Com o surgimento de tecnologias mais avançadas, o ambiente virtual está se tornando cada vez mais imprescindível para o ser humano.

Neste sentido, quem estiver fora desse meio, precisará de excelentes estratégias e grandes investimentos para não fracassar. Por isso, o desenvolvimento de uma forte presença digital é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer negócio.

Assim, para um consultório se tornar online, ele precisa traçar ações de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes online, e também investir em inovações tecnológicas para oferecer seus serviços na internet.

Então, o primeiro passo é conhecer o perfil do seu paciente. Apenas com dados precisos sobre a idade média do seu público, gênero, preferências e hábitos, é possível desenhar campanhas de marketing médico assertivas, que impactem diretamente as pessoas com essas características.

Com essas informações em mãos, vamos falar sobre algumas estratégias que se mostram eficazes para profissionais de saúde.

E-mail marketing

Trata-se de uma estratégia baseada no disparo de e-mails para um determinado público e que pode ter diferentes objetivos, tais como, atrair pacientes, captar dados, divulgar conteúdos e fidelizar pacientes.

Por ser uma das práticas mais antigas de marketing, muitas pessoas pensam que o e-mail morreu e que não já traz os mesmos resultados. Porém, a verdade é justamente o contrário, ainda hoje, o envio de e-mails tem boa aceitação do público.

Durante muitos anos, o e-mail marketing foi visto como uma comunicação invasiva, pois as empresas enviam inúmeras mensagens diárias e apenas com conteúdos promocionais. 

Contudo, com a otimização das ferramentas de automação, essa estratégia passou a ser uma excelente forma de entregar a informação desejada para as pessoas certas e na hora certa. Entre os benefícios do e-mail marketing, podemos citar:

  • grande alcance, pois já somos mais de 2,5 bilhões de usuários de e-mail;
  • formato flexível, permitindo que você construa a sua mensagem da maneira que desejar;
  • previsibilidade de impacto;
  • alto retorno financeiro.

Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais já fazem parte da rotina dos usuários da internet e, com raríssimas exceções, todos utilizam ao menos uma delas diariamente. Por isso, negar o seu potencial é o mesmo que negligenciar o poder do mercado digital.

No Brasil, as plataformas com mais pessoas conectadas são o Facebook e o Instagram. Para um consultório online, ambas as redes permitem amplas possibilidades de postagens e um grande alcance.

Portanto, tenha um perfil nas redes sociais e as utilize para informar o seu paciente e divulgar os seus serviços para aqueles que ainda não te conhecem.

Marketing de conteúdo

Trata-se de uma estratégia voltada para a oferta de conteúdos relevantes e atrativos para o seu público-alvo com o objetivo de educá-los e atraí-los. Cada vez mais as pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre sintomas, doenças e tratamentos.

Não é por acaso que surgiu o apelido de “Dr. Google” para esse famoso buscador da internet. Neste sentido, você tem um terreno fértil para levar informação confiável as pessoas, evitando que elas consumam fake news e acabem prejudicando a sua saúde.

Outrossim, o marketing de conteúdo gera autoridade para você, enquanto profissional de saúde, e contribui para um melhor ranqueamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google, fazendo com que você seja encontrado pelos usuários.

Desenvolvimento de site

Hoje em dia, ter um site médico é o primeiro passo para quem deseja desenvolver sua presença digital. Diferentemente das redes sociais, dispor de uma página própria permite que você tenha um consultório online com a sua “cara”, sem depender das limitações impostas pelas plataformas.

No entanto, para conseguir se destacar e ser facilmente encontrado, o seu site precisa ser otimizado para conversão. Isso significa que, além de ser atrativo e intuitivo, você precisa adotar estratégias para que o algoritmo do Google reconheça o valor da sua página.

Anúncios

Apesar de ser possível construir a sua presença digital sem investir em anúncios, a compra de espaços publicitários na internet permite que você acelere esse processo, construindo a sua autoridade de forma mais rápida.

Além disso, os anúncios podem ser segmentados, o que aumenta a visibilidade do consultório para o seu público-alvo. Outro aspecto positivo é que você tem total controle sobre o investimento a ser realizado, evitando que seja surpreendido.

Portanto, se você deseja começar a anunciar no Google, cadastre-se no Google Ads, a ferramenta do Google para essa estratégia, faça as configurações necessárias e seja visto por milhares de usuários.

Qual a contribuição de um software médico para a captação de clientes?

Um consultório online tem por objetivo oferecer inovações tecnológicas para atrair e fidelizar pacientes. Neste sentido, a utilização de um software médico é essencial, pois, além da presença digital, você disponibiliza serviços online para seus potenciais pacientes.

Ainda, o agendamento online é um exemplo de um bom recurso que traz grande impacto para a imagem do consultório e para a experiência do paciente. Assim, ele não precisa perder um longo tempo para marcar uma consulta e pode fazê-lo de qualquer hora e lugar.

Ademais, com uma ferramenta integrada, é possível criar automatizações para envios de confirmações e de lembretes de agendamentos, beneficiando o paciente, que não irá perder a consulta, e o consultório, que verá o número de faltas e atrasos diminuir.

Outrossim, um bom software também dispõe de uma plataforma de telemedicina, uma inovação tecnológica que está em alta no mundo e que traz o ar de modernidade para o seu negócio.

Com esse recurso, você pode atender remotamente aos seus pacientes, permitindo que eles evitem o deslocamento. Porém, existem normas legais que regulamentam o uso da telemedicina no Brasil e você precisa conhecê-las.

Portanto, a partir de uma forte presença digital e da implantação das funcionalidades disponíveis em um software médico, você passa a ter um consultório online pronto para atrair  e fidelizar os seus pacientes.

Gostou das dicas? Aprenda mais sobre esse assunto lendo o ebook Clínicas Digitais.

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Escrito por
Equipe iMedicina