Tenho uma clínica geral e quero melhorar o marketing dela: saiba como

clínica

Dentro do grupo de médicos, estão aqueles que trabalham como cooperados de alguma operadora particular de saúde, os que trabalham para o Sistema Único de Saúde (SUS) e os que preferem ter a própria clínica. Esse último perfil, em particular, tem crescido bastante nos últimos anos. O espírito empreendedor desses profissionais alavanca a variedade de serviços que são disponíveis no mercado.

Esse grupo tem trabalhado de diversas maneiras para aumentar e desenvolver sua fatia no mercado, seja criando novas oportunidades de negociação, oferecendo novos serviços ou até mesmo aperfeiçoando os já existentes. Só que divulgar o serviço e melhorá-lo não é algo que um especialista em medicina aprende no banco da faculdade. Quando os médicos se deparam frente a esse desafio, alguns têm receio de tomar alguma decisão. Já outros tomam qualquer decisão sem avaliá-la e acabam trazendo prejuízos ao consultório.

É nessas horas que entra o marketing. Tudo bem que as estratégias de marketing são feitas por um especialista na área, mas você, como gestor de um consultório, pode adotar algumas medidas simples que atenderão necessidades específicas que sua clínica precisa. Algumas até têm custo zero. Ao se esforçar para realizar essas táticas, o preparo para atender melhor aos pacientes é maior e o desempenho da equipe também se qualifica.

A imagem da clínica

Vamos começar do básico. Se o marketing se encarrega em resolver as carências dos clientes, então você precisa se preocupar com a imagem do seu estabelecimento. Quais são as suas missões, suas visões e seus valores? Qual o objetivo que seu consultório pretende atingir?

O estabelecimento de uma boa imagem começa quando se conhece o público que procura o estabelecimento. Coloque-se no lugar dele e o priorize. Atendê-lo com cortesia e atenção influencia quando ele indicar sua clínica a outra pessoa. É o velho marketing boca a boca, e o melhor: sai de graça. Isso transmite confiança e segurança para quem já é um cliente e quem pode vir a se tornar um.

A preocupação com a ética

Atuando com um bom atendimento, preocupe-se sempre com a ética na publicidade medicinal. Pode parecer estranho, mas até uma clínica precisa ter uma conduta adequada para divulgar seus serviços. O uso de propagandas indevidas acarreta punições feitas pelo órgão responsável da classe medicinal. Não cause constrangimentos aos seus pacientes ou os confunda. A utilização dessas divulgações mancha mais a imagem da instituição do que beneficia. Atente-se a essas estratégias e não arrisque a fazer algo que não conheça tão bem.

Ferramentas online como estratégia de marketing médico

Se você já atende bem o público e eles indicam sua clínica para outras pessoas, não dependa somente disso. Trabalhe para ser visto. Estar visível em plataformas online é uma ótima dica para ter um alcance maior de pessoas. A internet disponibiliza um bom espaço para implantar sites e blogs que podem ser vistos pelas pessoas e criar um vínculo mais próximo. Planeje utilizar essa ferramenta para possibilitar ao paciente um modo mais simples e rápido de entrar em contato com seu consultório.

A criação de páginas em redes sociais também é um ótimo recurso. Facebook, Twitter, Instagram e até mesmo o uso do WhatsApp pode ser uma ótima estratégia de marketing. Antes era algo opcional, hoje é necessidade real.

Entretanto, para que esse relacionamento seja mais estreito e confiável com o paciente, é bom que você ofereça um conteúdo que chame atenção. Criar a página e não a atualizar não resolve nada. Você pode até gastar dinheiro à toa com a falta de dedicação.

Tenha empenho em fornecer assuntos importantes e relevantes a seus clientes. Um trabalho de consultoria pode ajudá-lo a ter noção de como comandar essa tarefa. Pode ter um custo um pouco alto, mas havendo empenho em tornar a ferramenta em algo útil à clínica, os resultados positivos virão com certeza.

Pacientes também prestam atenção em inovação. Procure implantar um software de agendamento online. Eles viabilizam de modo mais rápido as tarefas rotineiras da clínica e facilitam a marcação de consultas. Os clientes perceberão e até se impressionarão com a praticidade.

Para serem praticadas, algumas ideias podem surgir a partir do momento que você conhece seus pacientes. O uso do marketing médico não é só oferecer ajuda a seus pacientes. É criar expectativas positivas e favoráveis a torná-lo um cliente fiel. Outras estratégias, como a divulgação de toda a segurança burocrática que a clínica possui, a parceria com sites de busca como o Google e a capacitação em cursos e treinamentos em marketing médico, podem auxiliá-lo a dar uma orientação mais específica nessas situações.

Também é importante salientar que esse trabalho não apresenta resultados de imediato, mas, quando eles aparecem, não é hora de parar. É um exercício constante. O empenho precisa ser frequente para que as vantagens sejam sentidas não só no atendimento, mas no pós-atendimento também. Não tenha medo de investir nessas ações. Quanto mais empenho tiver, mais retorno positivo terá.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão da clínica e na fidelização de pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

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