Divulgar o próprio trabalho é uma tarefa que, à primeira vista, pode parecer complicada. Afinal de contas, na faculdade, aprende-se a realizar a profissão e não a atrair clientes. Por isso, pensar em uma estratégia de marketing médico bem estruturada é fundamental para se destacar e atrair pacientes cada vez mais.
E, atualmente, existem infinitos conteúdos e opções de canais de marketing recheados de informações confusas e contraditórias. Dessa forma, antes de tudo, é necessária a compreensão de que médico é uma profissão, e a saúde é um negócio. E não há nada de errado ou pejorativo nisso.
Assim, buscando otimizar o seu processo de divulgação, separamos algumas dicas de marketing médico que já foram testadas e realmente funcionam. Vamos lá?
Quem é você?
Para que uma estratégia de marketing funcione, é preciso compreender qual é a sua imagem, o que você oferece, quais são os seus diferenciais. Afinal, quem é você e por que os pacientes deveriam te escolher?
A divulgação de um médico com décadas de atuação não é a mesma de um profissional que está começando. Enquanto o primeiro oferece experiência, o segundo pode apostar em inovação. Assim, mesmo que a especialidade seja exatamente a mesma, eles transmitem diferentes imagens.
Por isso, compreender quem você é e o que tem a oferecer é tão importante. Esse entendimento vai embasar todo o seu projeto.
Ademais, é fundamental que a imagem seja verdadeira. As pessoas estão cansadas de conteúdo artificial. Evite criar um personagem para as redes sociais, por exemplo. Quanto mais real e autêntica for a sua imagem, maiores as chances de obter sucesso.
Como atrair pacientes cada vez mais
O próximo passo para a sua estratégia de marketing médico é entender qual o tipo de paciente você pretende ou gostaria de atrair. Isso faz toda a diferença na produção de material de divulgação.
E por que é importante determinar quais pacientes você deseja? Imagine um post no Instagram de um profissional que atenda crianças. A comunicação deverá ser voltada para pais e mães preocupados com a saúde de seus filhos. Linguagem e imagens que são completamente diferentes de um profissional especializado em cirurgia estética.
Assim, se já possui pacientes, faça uma análise deles. Descubra como eles chegaram até você, quais redes sociais usam, que tipo de conteúdo eles costumam consumir sobre a sua área de atuação. Com essas informações, fica mais fácil estruturar um projeto de marketing.
Agora, se ainda não está realizando consultas, analise a concorrência: redes sociais, site, canal no YouTube. Entenda como os outros estão fazendo para que você possa criar seu próprio caminho. Aliás, analisar o mercado é uma dica valiosa para qualquer estágio da carreira.
Nesse sentido, identifique as necessidades mais relevantes dos pacientes para basear o seu plano de marketing. As pessoas estão em busca de uma solução para suas doenças e problemas, e você é quem possui as respostas. E é isso que elas precisam saber.
Por isso, não se esqueça que os pacientes não podem escolher ter ou não uma doença ou transtorno, mas podem escolher o médico e o tratamento.
Tenha um site com um blog
Imagine o site como sendo o seu consultório na Internet. É um lugar no qual seus pacientes atuais e potenciais podem te encontrar facilmente. Nele, você pode inserir dados sobre a sua carreira, informações de contato, formas de como agendar consultas com você, mapas, fotos e um espaço para mensagens. E o principal: é nele que você deve manter um blog.
Você sabia que aproximadamente 7% das pesquisas realizadas por dia no Google possuem relação com doenças, tratamentos, médicos e demais cuidados com a saúde? Elas somam mais de 70 mil consultas a cada minuto! E boa parte dos resultados podem levar até o seu blog.
Para isso, é importante produzir conteúdo relevante e de qualidade. Textos que forneçam soluções aos problemas das pessoas, utilizando técnicas que permitam que o Google compreenda que aquele material é bom.
Dessa forma, você pode produzir os artigos ou contratar alguém que o faça sob a sua orientação. Afinal, é necessário que as informações contidas ali sejam coerentes com o exercício da Medicina.
Além disso, incentive que seus pacientes deixem avaliações sobre a sua atuação. Esse tipo de depoimento, vindo de pessoas que tiveram sucesso em seus tratamentos, pode ser decisivo para a captação de novos pacientes. Essas avaliações podem estar no seu site ou no próprio Google. E lembre-se de sempre responder às mensagens, mesmo que sejam negativas.
Ah! Não se esqueça de contar com a ajuda de especialistas para que seu site seja rápido, organizado e com cores e fontes adequadas. É muito importante também que seja possível navegá-lo por meio de qualquer dispositivo: celulares, tablets e computadores.
Tenha um perfil ativo nas redes sociais
Outra dica para atrair pacientes: você precisa estar onde seus pacientes estão. E não se engane: eles estão nas redes sociais. Ter um perfil nas comunidades on-line permite que você alcance, de forma mais rápida e fácil, os seus pacientes ideais.
Ademais, por meio das redes sociais, você consegue direcionar tráfego para o seu site e blog, melhorando o seu posicionamento nas ferramentas de pesquisa.
E os números não mentem: um estudo realizado pela PwC mostrou que 41% dos pacientes se sentem influenciados pelos conteúdos postados por médicos e clínicas. Não dá para ignorar esse fato!
Por isso, produza conteúdo de qualidade, visualmente adequado e com informações realmente relevantes. Isso atrairá novos pacientes e manterá os antigos engajados com você. Assim, pense em formatos e redes sociais que mais combinem com o seu estilo: você pode criar vídeos mais longos para o YouTube, vídeos curtos para TikTok e Instagram, imagens, textos, etc. Enfim, as possibilidades são infinitas!
Além disso, aproveite para sempre manter as suas informações atualizadas em todas as plataformas on-line em que está. Já imaginou perder um paciente por conta de um número de telefone incorreto?
Marketing Médico Digital para atrair pacientes: conecte a sua carreira!
Com o que viu até aqui, você já pode começar a planejar uma estratégia de marketing capaz de reter e atrair pacientes. Lembre-se sempre destas 3 palavras: autenticidade, verdade e utilidade.
Ademais, com a leitura, ficou claro que o marketing médico está bastante interligado às estratégias de marketing digital. O mundo todo está na Internet e é nela que você deve investir grande parte de seus esforços de divulgação. Para entender melhor sobre o tema, veja o conteúdo que preparamos sobre Marketing Médico Digital.