Marketing

Como o marketing médico te livra dos convênios

Será que é possível ficar livre dos convênios? Sim, por meio de planejamento e estratégias, é viável ter muito mais clareza para conduzir a própria carreira. O marketing médico é um recurso capaz de fazer as pessoas perceberem que determinado atendimento é indispensável, ainda que particular.

Isso acontece porque a forma como escolhemos consumir um produto ou contratar um serviço está muito relacionada com o valor que ele agrega a nossa vida.

Em outras palavras, significa que os médicos que investem no desenvolvimento da própria marca, levando conteúdo válido à sociedade, conseguem definir as regras de seu atendimento e, assim, optar por não aceitar convênios.

Esse trabalho faz parte de um processo amplo, com estudo. E cada realidade tem suas características e particularidades. Mas ao longo deste post, vamos mostrar como é possível chegar ao ponto de oferecer apenas atendimento particular, conforme o seu desejo. Acompanhe!

Como o marketing médico aumenta sua autoridade

O marketing médico reúne estratégias com o objetivo de aumentar a autoridade e a credibilidade do especialista, de forma a atrair mais pacientes para o consultório.

Essas ações incluem diversos canais e ferramentas, tanto no meio online quanto no offline. Ao unir essas medidas, o profissional da saúde vai ficando conhecido, ganhando visibilidade e, assim, torna-se referência para as pessoas, principalmente as interessadas em serem atendidas por ele.

Mas tudo isso precisa ser feito de maneira estratégica, ou seja, não basta fazer posts aleatórios nas redes sociais e esperar que a agenda lote. O trabalho de marketing médico precisa ser detalhado, com foco em determinados objetivos, e prazos estabelecidos.

Como são as estratégias para a autoridade

Para investir em sua própria marca, o médico pode lançar mão de diversos recursos, principalmente online, uma vez que hoje esse é um meio extremamente forte em termos de busca. Afinal, quando vai comprar algo ou contratar um serviço, você faz uma pesquisa no Google, certo? Seus pacientes também têm o mesmo hábito.

Se trouxermos para um momento de pandemia de Covid-19, a importância das estratégias digitais tornam-se ainda maiores, com a necessidade, inclusive, de plataforma de telemedicina. Já pensou sobre isso?

Redes sociais, site e blog

Dentro das possibilidades do marketing para médicos estão, claro, as redes sociais, bem como outras ferramentas, como site médico e blog. Todas essas ações são baseadas em disseminação de conteúdo relevante.

Atualmente, estar nas redes sociais é uma forma que o profissional da medicina tem de se aproximar do público, isto, é de dialogar diretamente com ele. Esse contato está cada vez mais estreito, o que favorece muito um processo de encantamento por parte do paciente.

Ao transmitir informações relevantes, tirar dúvidas gerais e mostrar conteúdos válidos para levar a vida com saúde, o médico vai desenvolvendo sua autoridade, cativando as pessoas. 

E, assim, o fortalecimento desse relacionamento acaba refletindo na vontade de marcação de consulta e, consequentemente, nas opções de pagamentos oferecidas pelo consultório, inclusive por convênio ou não.

Em outras palavras, quando o especialista se mostra bem informado, verdadeiramente cativante e qualificado, o paciente considera o investimento.

Plataformas e softwares médicos

As plataformas e softwares médicos seguros são outros recursos dentro do marketing, uma vez que favorecem a gestão do consultório, inclusive reunindo o prontuário eletrônico, entre outras ferramentas úteis. 

Um exemplo disso é a automação de envio de mensagens para os pacientes, como lembretes de consultas, bem como posteriores ao atendimento. Ou seja, o contato com as pessoas fica muito facilitado, permitindo que o médico invista melhor o próprio tempo, inclusive com mais atendimentos, se desejar.

Sistemas automatizados mostram profissionalismo, algo de valor inestimável, principalmente na área da saúde. Esse é outro ponto a favor do médico que deseja atender por particular, dando adeus aos convênios.

Outras estratégias

As ações de marketing médico envolvem infinitas possibilidades, incluindo a produção de vídeos, materiais ricos com o objetivo de conversão de leads, mídias pagas, entre outras estratégias para atrair mais pacientes.

Tudo isso é um caminho para que a sua forma de cobrança seja conforme os seus objetivos. Mas, para saber quais são as melhores medidas para o seu caso, é preciso ter uma definição clara daquilo que você deseja para a carreira.

Formas de pagamento e regras do CFM

Um ponto que não poderia ficar de fora desse texto é com relação ao Código de Ética Médica e às regras de publicidade médica, que são bastante relevantes para a boa prática da medicina.

Segundo o código, o exercício mercantilista da profissão é proibido, mas o médico tem todo o direito de cobrar pelo serviço que presta. E, com isso, cabe ao profissional escolher como será essa cobrança.

Muitos voltam-se para os convênios, pois são meios de atrair mais pacientes. Entretanto, alguns sentem-se insatisfeitos com os resultados, preferindo investir apenas no particular.

Isso é totalmente permitido, basta que o médico não divulgue formas diferenciadas de pagamento, como descontos e promoções. Essa prática pode ser interpretada como concorrência desleal, passível de denúncia e outras repercussões negativas.

Limites do marketing médico

A publicidade médica traz grandes benefícios para o desenvolvimento da carreira do profissional, mas é preciso saber como fazer, para não ir contra a regulamentação.

Por exemplo, profissionais que mostram resultados de procedimentos por meio de fotos de “antes e depois” podem acabar sendo punidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Outro tipo de publicação que não deve ser feita é de técnicas e/ou equipamentos exclusivos, uma vez que pode cair na interpretação de concorrência desleal.

As recomendações do CFM, geralmente, se voltam para o papel educativo do médico. Ou seja, as informações compartilhadas devem ter sempre esse teor, e não o de autopromoção. 

E é justamente isso que as pessoas querem do profissional da saúde, isto é, que as informe, que mostre caminhos para uma vida melhor, com bem-estar.

Caminhos da carreira que você deseja

Esse post buscou mostrar algumas possibilidades que podem te ajudar a ficar livre dos convênios e, assim, traçar a carreira na medicina, conforme o seu desejo. São inúmeras ações, que podem ser feitas em conjunto ou aos poucos, dependendo de cada realidade, não é mesmo? Por isso, informe-se sobre as estratégias de marketing médico, bem como ferramentas que podem te ajudar com a gestão de consultório.

Quer saber mais sobre esse assunto? Faça download gratuito do livro Clínicas Digitais e aprenda a criar estratégias para o crescimento da sua clínica ou consultório.

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Equipe iMedicina