Se você chegou até esse post, possivelmente, já entendeu a importância das estratégias de marketing médico para o seu consultório.
Talvez, o que você ainda não saiba é que é possível complementar essas ações por meio da contratação de uma assessoria de imprensa.
Neste artigo, vamos explicar como esse serviço pode fazer com que você se destaque entre os concorrentes da sua especialidade. Acompanhe para saber mais.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é um trabalho realizado por jornalistas e relações públicas. Normalmente, estes profissionais são contratados por meio de agências, com funcionamento semelhante às de publicidade.
O objetivo do assessor de imprensa é atuar como elo de ligação entre o profissional de saúde e os veículos da mídia.
Esse relacionamento funciona como uma espécie de troca no qual ambas as partes saem ganhando.
Por lado, os jornalistas da imprensa se beneficiam ao encontrarem porta-vozes qualificados com um esforço menor. Por outro, os médicos conseguem gerar autoridade ao serem entrevistados pelos veículos de imprensa.
O trabalho do assessor de imprensa é conhecer a fundo as informações sobre a sua carreira e a sua especialidade. Este primeiro momento de briefing é fundamental para que você e o fornecedor contratado se conheçam e se aproximem.
O levantamento servirá como base para produção de um plano de ação para relacionamento com colunistas, editores e repórteres de veículos impressos, rádio, TV e portais.
Conheça algumas estratégias que podem ser desenvolvidas:
- press releases: trata-se de um texto noticioso que tem como objetivo despertar o interesse do jornalista para produzir uma reportagem mais aprofundada sobre o assunto;
- artigo de opinião: conteúdo, assinado pelo profissional de saúde, com opinião expressa sobre algum tema. Defende algum ponto de vista a partir de um tópico já conhecido;
- coletiva de imprensa: apesar de ser menos usual hoje em dia, esse recurso ainda é utilizado para divulgar notícias de grande relevância social como, por exemplo, o resultado de pesquisas científicas ou balanços sobre a saúde pública. Consiste na realização de um convite aos jornalistas de diversos tipos de mídia para participarem de forma simultânea de uma rodada de entrevista com a fonte;
- encontro de relacionamento: referem-se a uma gama ampla de ações que podem ser empregadas para que o profissional de saúde seja apresentado pessoalmente à editores e colunistas. Pode incluir, por exemplo, convites de almoço e visita às redações dos veículos.
- press kit: como o próprio nome já adianta, consiste em um kit de materiais relevantes para a imprensa. Geralmente, abrange algum tipo de brinde ou de conteúdo promocional e é usado como convites para as coletivas de imprensa;
- Q&A: é a abreviatura para o termo Questions and Answers. Como já é possível imaginar, diz respeito à listagem de perguntas e respostas chaves a respeito de temas relevantes para a sua área de atuação.
Relacionamento com a imprensa ou ações de marketing médico: por onde começar?
É muito comum que médicos em começo de carreira ou com pouco conhecimento sobre marketing digital tenha dúvidas sobre as ações que devem tomar para chamar atenção para o seu consultório.
Se este é o seu caso, não se preocupe. Sempre é tempo de começar a divulgar a sua clínica de forma ética e atrair mais pacientes.
Antes de sair investindo o seu dinheiro de forma impensada, é preciso explicar as diferenças entre os resultados alcançados entre a assessoria de imprensa e as campanhas de marketing.
Como já citamos anteriormente, o relacionamento com a mídia é pautado em gerar credibilidade para a sua marca pessoal.
Ou seja, tem grande poder em aumentar a reputação do seu nome e fazer com que você se consolide como referência na sua área de atuação.
O grande benefício disso é fazer com que os pacientes vejam em você um profissional em quem podem confiar caso necessitem agendar uma consulta.
Essa pode ser, inclusive, uma forma de gerar mais valor para os seus atendimentos, aumentando o volume de consultas particulares.
Trata-se de uma estratégia de médio a longo prazo. Por isso, o mais provável é que você comece a colher os resultados dela a partir de 6 a 8 meses após o início.
Já as ações de marketing médico dizem respeito a uma gama de atividades focadas em atração e fidelização de pacientes.
A maioria delas são direcionadas às mídias digitais. Entre as ações mais comuns e certeiras, podemos destacar:
- criação de um site médico com agendamento online;
- presença nas redes sociais;
- criação e otimização de anúncios do Google Ads e em redes como Facebook e Instagram;
- atualização de um canal no Youtube;
- produção de conteúdo para blog;
- criação de fluxos automatizados de e-mail.
Como você já deve imaginar, todas essas estratégias têm um caráter mais mercadológico do que as táticas adotadas pela assessoria de imprensa. Ou seja, se aproximam mais de táticas comerciais.
Logo, apesar de também exigirem consistência e constância, tendem a gerar mais resultados em um prazo menor.
Dependendo do conjunto de técnicas de marketing médico adotadas no seu consultório, você pode começar a colher os primeiros frutos do trabalho de 4 a 6 meses.
Conclusão
À essa altura do post, você já deve ter percebido que as ações de marketing médico e de assessoria de imprensa, na verdade, são complementares.
Cada uma delas tem suas peculiaridades e deve ser empregada de uma forma diferente, de acordo com as necessidades.
Médicos recém-formados ou que acabaram de abrir o consultório a pouco tempo devem implantar primeiro as estratégias de marketing médico.
Se você puder contar com o apoio de um prontuário eletrônico robusto, melhor ainda. Além de centralizar os dados dos seus pacientes, esse tipo de sistema lhe permitirá acompanhar a evolução dos agendamentos e extrair relatórios sobre o seu público.
Agora se você já está satisfeito com o volume de agendamentos mensais da sua clínica e está buscando ser mais conhecido no mercado, a assessoria de imprensa pode ser uma boa aliada.
Essa é uma maneira muito eficiente de continuar divulgando a sua marca pessoal e se destacar dentre os seus concorrentes.
Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de manter a frequência e a coerência das suas ações!
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