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Conheça os riscos de não informatizar o consultório

O consultório médico é o ambiente onde o profissional vai realizar seus atendimentos, mas também é o resultado do seu empreendimento. Por esse motivo, esse ambiente deve ser exemplo de gestão.

Nesse sentido, ações para atração e fidelização de pacientes, assim como controle da equipe e dos processos do consultório são necessários para manter o resultado financeiramente sustentável.

Hoje, o digital é forte em nossas vidas, o que não poderia ser diferente na medicina, concorda?

Isso significa que precisamos destacar a importância dos consultórios online para o crescimento da operação. Vamos falar mais sobre isso neste post. Acompanhe!

Consultório e a nova realidade

Em meio à pandemia de COVID-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) precisou tomar decisões que favoreceriam o acesso médico à população. Com isso, o atendimento por telemedicina virou uma realidade no Brasil.

Consultas em meio digital exigem que o médico mantenha um consultório informatizado, uma vez que todos os dados do paciente devem ficar acessíveis em dispositivos, como o computador.

Informatizar o consultório como caminho

Antes mesmo da pandemia ter transformado as consultas, já havia um crescimento constante do número de profissionais profissionais que aderiram à informatização como caminho para a organização e gestão do consultório.

Em outras palavras, contar com um software médico seguro, virou uma necessidade já há alguns anos. Os profissionais da medicina que têm esse tipo de suporte conseguem manter suas agendas mais organizadas, assim como o próprio prontuário do paciente, de forma eletrônica e com acesso em poucos cliques.

Esses e outros exemplos aumentam a satisfação de quem é atendido e também do médico, que conquista uma rotina menos burocrática.

Riscos de não informatizar o consultório

Agora que você entende melhor o contexto sobre

, é hora de entender os riscos que a falta dela pode representar para o seu consultório. A seguir, confira alguns dos tópicos relacionados a isso. Vamos lá!

Falta de segurança dos dados do paciente

Manter os prontuários em pastas no consultório é algo muito comum, mas a tendência é que isso seja cada vez mais reduzido. Ainda, acúmulo de papel leva a diversos transtornos, inclusive na demora para encontrar a ficha de cada paciente.

Quando o médico conta com sistemas informatizados, que têm como ferramenta o prontuário eletrônico, ele encontra mais agilidade em seu dia a dia.

Ainda, tudo que fica armazenado na nuvem, por exemplo, é de acesso restrito. Apenas o profissional ou a equipe envolvida na consulta é que pode visualizar os dados.

Chance de extravio ou deterioração

Complementando o ponto anterior, prontuários e outras documentações físicas estão expostas a riscos, como extravio e, até mesmo, deterioração pelo tempo ou produtos químicos usados na limpeza. 

Ainda, reflita sobre a possibilidade da tinta da impressora se apagar com o tempo, dificultando a compreensão de algum dado relevante. Logo, quanto menos papelada o seu consultório tiver, melhor será para a segurança dessas informações, que precisam de um espaço físico adequado para isso.

Demora exagerada nas consultas

Hoje, possivelmente, tempo é o bem mais precioso. É difícil encontrar uma pessoa que não busque otimizá-lo, não é mesmo? No dia a dia de um consultório, é preciso valer cada segundo, pois a agenda é cheia e médicos sabem que pessoas estão esperando.

Assim, sistemas que favorecem a gestão de pacientes são muito válidos na rotina de atendimentos. Isso vai desde recursos de agendamento online a ferramentas que possibilitam envio de materiais pós-consulta, tão fundamentais para fidelizar pacientes.

Além disso, ferramentas digitais otimizam tempo porque são capazes de manter agendas organizadas e facilmente acessadas, já que é tudo digital.

Dificuldade de gestão sem informatizar o consultório

De alguma forma, tudo o que falamos até o momento está relacionado à gestão de consultório. Assim, o uso de sistemas e softwares que ajudam na organização dos pacientes também favorece essa questão.

Quando as informações ficam reunidas em um só lugar, acessíveis a quem atua na administração, é mais fácil organizar e tomar decisões. Logo, é preciso pensar no consultório como uma engrenagem que deve ser muito funcional para atender ao seu propósito.

Falta de acessibilidade

Outro ponto fundamental para informatizar o consultório está ligado à acessibilidade. Nesse sentido, muitas pessoas com deficiência encontram na tecnologia formas de melhorar suas vidas, ou seja, médicos que disponibilizam plataformas de atendimento pela internet, por exemplo, favorecem seus pacientes.

A informatização ajuda a tornar a medicina mais integrativa, acessível a muitas pessoas.

Softwares médicos ajudam consultórios

Esse conteúdo tem como objetivo mostrar como a falta de informatização prejudica o atendimento dos pacientes, e a gestão do negócio. Assim, é essencial que o médico reflita sobre a necessidade de incluir ferramentas que otimizem sua administração. 

A otimização significa poder dedicar mais tempo, justamente, ao cuidado humanizado, uma vez que as burocracias são reduzidas com as soluções tecnológicas. 

Então, procure identificar de que forma seu consultório pode ser favorecido com o auxílio de softwares e outras plataformas digitais. Lembre-se que, hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas e em busca de facilidades e soluções.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, baixe esse Guia de Informatização do Consultório!

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Escrito por
Equipe iMedicina